terça-feira, 30 de março de 2010

Joico lança tendências em cores e cortes na

Hair Brasil 2010








Para a Joico, beleza não é somente um negócio, e sim uma paixão. Todos os seus produtos de alta performance contém o exclusivo Complexo Quadramínico com proteína de queratina hidrolisada que asseguram o máximo em reconstrução e proteção aos cabelos, juntamente com outros ingredientes de tratamento.

Entre as novidades está o K-PAK Color Therapy Restorative Styling Oil : tratamento para cabelos danificados e secagem mais rápida e pode ser utilizado em todos os tipos de cabelos, especialmente os fracos, sensíveis, debilitados ou que passaram por duplo processo químico.

O produto repara profundamente os fios danificados e protege a cor do desbotamento. Ficou comprovado que a utilização do K-PAK Color Therapy Restorative Styling Oil dobra o tempo de intensidade da coloraçãos, devido a ação de um dos ativos presentes em sua fórmula, o lipídio protetor β-Layer.

K-PAK Color Therapy Restorative Styling Oil é o mais novo item da linha K-Pak, a principal da marca e será comercializado em salões de beleza.

Outro lançamento da Joico no evento é o Curl Activator Revitalizing Spray, um finalizador da linha Style & Finish, direcionado para modelar os cabelos cacheados e ajudar na criação de estilos personalizados de penteado. De acordo com a fabricante, a fórmula do produto é enriquecida com o Complexo Quadramínico, protetores UV e um blend de ativos com polímeros flexíveis de longa duração, que previnem os danos causados pelos raios solares e proporcionam uma dose saudável de reconstrução e proteção ao modelar os fios. Contribui ainda para ativar e controlar os cachos, reduzindo o frizz. O produto é um spray de fixação leve, específico para a textura dos cabelos naturalmente cacheados.

Tendências em cortes e cores Joico

Durante os quatro dias de evento, o diretor Educacional da Joico para América Latina e hair stylist, Guillermo Flores mostrou as tendências da nova coleção internacional LE GRAPHIQUE da Joico, indicando o que estará “in” nesse Outono-Inverno. “A referência é o corte clássico, repaginado com tendências atuais. Os repicados continuam em alta: ondulados em camadas e desconectados, contrastando com a cor. As franjas permanecem e o corte Chanel vem com muitas desconexões e uso de elementos gráficos”, explica Guillermo.



Principais ingredientes:



K-PAK Color Therapy Restorative Styling Oil: Cyclopentasiloxane, Dimethicone, C12-15 Alkyl Benzoate, Argan Oil, Mongongo Oil, Kukui Seed Oil. Ainda não consegui a fórmula completa .



Curl Activator Revitalizing Spray: Water (aqua), Alcohol Denat, Sodium Polystyrene Sulfonate, AMP Acrylates Copolymer, Acetamide MEA, Aleurites Moluccana Seed Oil, Butyl Methoxydibenzoylmethane, Cocodimonium Hydroloxypropyl Hydrolyzed Keratin, Ethylehexyl Methoxycinnamate, Ethylehexyl Salicylate, Glycerin, Hydrolyzed Keratin (Quadramine Complex), Lactamide MEA, Linoleamidopropyl PG Dimonium Chloride Phosphate, PPG 26 Buteth 26, PVP, Persea Gratissima Avocado Oil, Polyurethane 14, Linalool, Hexylcinnamal, Benzyl Benzoate, Butylphenyl Methylpropional, Fragrance (parfum)



Fontes: Sala de Imprensa - Hair Brasil e Healthy hair plus
Cabelos Masculinos - progressivar ou não progressivar?



Eu estava vendo o Fantástico domingo à noite, vindo da Hair Brasil 2010, quando apareceu uma matéria com o Serginho do BBB10 e seus cabelos lisos, ensinando os machos como se faz uma boa chapinha e o poder que a escova progressiva pode ter pra eles.









Se você, macho de raíz, está lendo esse post e pensando:

"progressiva é coisa de bixa"



Oras, pense bem. Seu problema é cabelo ruim ou opção sexual??

Estamos em 2010 colegas! Chega de preconceitos.

Nasceu com aquele redemoinho na franja? Os cachos não se assumiram e ficaram no meio do caminho, sem forma? Queria tanto uma franja e não tem como ter uma por causa das ondas? Sua namorada acha seu cabelo "duro"? Só a máquina salva sua juba?









Se joga na progressiva inteligente (não na definitiva, hein?)!

É rapidinho, indolor (um pouco malcheiroso sempre é) e vc nunca mais vai ficar pensando que queria taaaaaanto ter um visual mais bacana e a maldita genética não foi bondosa com você no quesito cabelo.
Os perigos ocultos no salão de beleza







Fazer unhas é quase um mandamento feminino. E toda semana milhares de mulheres fazem pés e mãos nos salões de beleza por todo o país. O que muitas não sabem são os riscos ocultos em muitas das ferramentas de trabalho de manicures e pedicures. O objetivo desse post é justamente conscientizar sobre esse problema e sugerir algumas soluções.

Eis os vilões:



Lixa de pé: se ela esfoliou o pé de alguém com micose, a próxima cliente do salão pode ser vítima dos fungos. A lixa de unha e a tesoura também podem transmitir micoses.



Alicate: é o maior responsável pela transmissão de doenças como a Hepatite C e de infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga.

Bacias e potes:a água quente usada para amolecer a cutícula ajuda na proliferação de fungos. A manicure deve amolecer a cutícula com algodão úmido ou creme apropriado.

Palitos de unha: como são de madeira, não se costuma esterilizá-los. Por isso, são fonte de fungos que podem transmitir doenças à pele.

Dessa forma, existem duas opções para nós:

1) A primeira é a de ter TODOS os nossos instrumentais. O grande problema aqui é a esterilização. Não adianta ter o seu alicate se você não tem como esterilizá-lo. Usar os outros materiais descartáveis sempre que possível também é outra dica. Ainda acho essa a melhor opção.



2) A segunda opção é investigar (sim você tem que ser detetive para descobrir se o salão tem autoclave ou não). Aqui vejo o grande problema. A maioria dos salões fala que tem autoclave sem ter. Eles tem uma linda estufa que acham que combate os fungos e bactérias.



3)E a terceira e última dica: acho muito apropriados aqueles kits para fazer unha a seco. Alguns salões já padronizaram isso. Simplesmente são ótimos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

XAMPU SEM SAL É PLACEBO?


Há uns dias, uma pessoa ligada à indústria de beleza leu um comentário da Janis aqui no blog, que dizia: “Agora estou usando um leave in sem sal, mas não sei se realmente faz diferença…”. Essa profissional me disse então que o apelo de “sem sal” criado recentemente pela indústria era uma espécie de placebo: do ponto de vista de quem é insider do segmento de produtos pra cabelos, isso é meio que uma enganação ao consumidor.

Mas pra não ficar só naquela de ouvir e espalhar (e também porque secretamente eu tinha esperanças de que algum especialista me negasse tudo), procurei a Bety Anne Córdula, farmacêutica e gerente de Desenvolvimento da Rishon, pra que ela explicasse essa história com detalhes.



(Em alguns momentos, as explicações acabam meio técnicas, mas isso é necessário pra desnudar o mito, néam?)



:: Existe de fato shampoo sem sal?

Quando falamos em “shampoo sem sal” nos referimos ao Cloreto de Sódio (NaCl), que quando solubilizado em água, se dissocia em Na+ e Cl-. Estes se ligam à água e às micelas formadas pelo detergente, proporcionando maior viscosidade.

Quando abolimos o cloreto de sódio da fórmula, temos que lançar mão de agentes espessantes, como os polímeros derivados da celulose, que intumescem quando em contato com a água, dando ao shampoo a viscosidade semelhante ao que temos com o cloreto de sódio. A diferença entre eles é o preço!

Não podemos esquecer que a própria água que usamos contém sais dissociados. Se a água utilizada para manipulação de cosméticos não for desmineralizada, ou seja, isenta de minerais, teremos sais na formulação. Mas esses sais também não agridem os cabelos, caso contrário teríamos que usar água desmineralizada para lavarmos os cabelos durante o banho.


:: O shampoo com sal prejudica o cabelo?

Não. O cloreto de sódio é adicionado ao shampoo para que o mesmo aumente a viscosidade e se torne mais atrativo para o consumidor. Ele não é responsável por causar danos à fibra capilar, mesmo porque a concentração utilizada é muito baixa – bem diferente da água do mar que possui salinidade bem maior e ainda agrega os danos causados pelo sol e vento.

:: Se o sal não faz mal, por que então shampoo sem sal é melhor? (lembrando que quando nos referimos à sem sal, estamos falando do sal de cozinha, o NaCl)

O shampoo sem sal se torna melhor porque, quando substituímos o sal por um polímero para espessar a formulação, geralmente são associados outros ativos, que agregam um resultado melhor para os cabelos. Como esses polímeros são bem mais caros do que o sal, a fórmula ficará mais cara e, conseqüentemente, o shampoo será mais caro. Então, se aproveita isso para adicionar alguns outros ativos que tornem essa fórmula ainda melhor, até pra justificar o preço mais elevado.




:: O que vários cabeleireiros falam do sem sal é: o xampu com sal abre a cutícula, portanto as substâncias que foram colocadas durante o processo da escova (que fazem o cabelo ‘pesar’ e diminuir o volume) saem mais rápido. Portanto, o efeito liso acaba mais rápido… Isso tem algum fundo de verdade ou não? E porque se diz que quem faz escova progressiva ou inteligente deve usar xampu sem sal pra que ela dure mais?

Realmente não faz o menor sentido, pois qualquer shampoo com pH maior que 3.8 (média), que é o ponto isoelétrico da queratina (pH no qual há equilíbrio entre as cargas negativas e positivas dos grupamentos iônicos de um aminoácido ou de uma proteína), faz abrir as cutículas. Dependendo do agente espessante utilizado, o shampoo sem sal pode ter um pH maior que 7.0, pois polímeros derivados do ácido carboxivinílicos precisam ser neutralizados com agentes alcalinos para conseguir alta viscosidade.

Então, qualquer matéria-prima que tenha afinidade com cabelo pode ser retirada com seqüências de lavagens, e isso independe se o shampoo é com ou sem sal. Nas escovas progressivas, normalmente são usados agentes que modificam internamente a estrutura do cabelo. Dependendo do alisante utilizado, há uma quebra irreversível das ligações de enxofre, e shampoo nenhum vai interferir nessas ligações.

Uma sugestão é usar um shampoo de manutenção com ativos que deixem o cabelo “pesado”, que diminua o volume e que mantenha os cabelos sempre bonitos.

Ou seja, gals: aquele lance de que “ajuda a manter a sua escova progressiva por mais tempo” é mito.

domingo, 21 de março de 2010

Cachos deslumbrantes!





Manter uma cabeleira cacheada dá um pouco de trabalho, mas vale a pena. O químico Everton de Freitas, da Biotec Dermocosméticos, aconselha usar produtos compostos por silício orgânico, derivados de vegetais, como karité, oliva, manga e cacau, entre outros, e que não contenham álcool em suas fórmulas. “Os cachos são mais frágeis e secos que os fios lisos, e o álcool resseca ainda mais o cabelo”, justifica Freitas.



O corte também é muito importante. O comprimento mais indicado para os ondulados vai do médio para o longo, repicado. “Se os fios forem crespos, um corte curto pode aumentar ainda mais o volume”, lembra Mauro Brettas, do salão Care, no Rio de Janeiro. “Mas um ondulado como o de Gisele Bündchen pede um repicado mais alternado, acredita o hairstylist carioca.



Segundo Brettas, também responsável pelo quadro Transformação, do Programa da Xuxa, na TV Globo, está em alta “o cabelo do outro dia”, ou seja, aquele que passou pelo salão no dia anterior e acordou com um movimento natural. “São aqueles cabelos remexidos, com movimento”, define.



As fórmulas da onda

Confira os melhores produtos do mercado para cabelos cacheados e ondulados.



Para Tratar

• A linha Nutriseduction, da Alfaparf, com extrato de cashmere, phytonutrientes à base de lipídios, minerais, carboidratos, proteínas e vitaminas, protege e nutre os fios. O Pearl Shampoo tem cashmere e pantenol e Luxury Mask, além de cashmere, traz vitamina E.



• Gold Black, da Amend, formulada com tecnologia repositora de massa capilar (RMC System), pode ser utilizada também em cabelos crespos que vão passar por tratamento químico. São quatro produtos: Shampoo Repositor, Repositor de Massa Capilar, Defrisante Pós-Reposição e Máscara Restauradora. Com queratina e vitamina B5, a máscara deixa os fios mais resistentes e hidratados.



• Advanced Techniques Cachos Definidos, da Avon, é uma linha à base de creatina e agentes condicionantes que fortalecem a estrutura interna do fio e selam a cutícula. Os produtos – xampu, condicionador e creme de pentear – deixam o cabelo macio, sedoso e sem arrepiados.



• Linha Cotton, da Botânica, formulada com extrato de algodão, manteiga de cupuaçu, manteiga de karité e cacau, hidrata, desembaraça e recupera os fios. Inclui xampu, condicionador, máscara líquida e tratamento de choque para recuperar e preparar o cabelo para receber procedimentos químicos.



• Óleo-Curl, da Kérastase, desenvolvido com a tecnologia Nutri-Huile de micro-óleos de Shorea e Palm, associados a polímeros catiônicos, é uma linha específica para cabelos ondulados. São quatro produtos: Bain Oléo-Curl, Máscara Oléo-Curl Intense, Creme d’huile Oléo-Curl, para fios muito volumosos, e Huile en Lait Oléo-Curl, para cacheados pouco volumosos.



• Leave in Modelador DNA Vegetal, da linha Easy Beauty, da Mac Paul, traz substâncias vegetais e silicone que proporcionam condicionamento, maciez, modelagem e brilho. Da mesma marca, o Hairstyle Cream, com extratos de girassol, ativos hidratantes e silicone, modela e disciplina os fios, sem deixar resíduos.



• Da linha Liss Texture, Creme Seve On- One, da Mix-Use, define os cachos, sela cutículas e acentua o brilho.



• Fresh Curl, da Redken, com elastopol, óleo de coco, óleo de amido e proteínas, modela os cachos, reduz os arrepiados e hidrata profundamente, dando brilho e maciez. Recupera ainda a cutícula e previne a quebra da fibra capilar. A linha é composta por Fresh Curls Shampoo, Fresh Curls Conditioner, Máscara de condicionamento profundo Curl Recovery, além dos finalizadores Antifrizz Shinner, Curl Refiner e Spring Mousse.



• Bonacure Moisture Kick, da Schwarzkopf, com aminoácidos e complexo de proteínas de leite, que promovem uma hidratação equilibrada. Fazem parte da linha o Moisture Shampoo, com vitamina B3 e pantenol, a máscara hidratante Moisture Treatment e Moisture Spray Conditioner, que também pode ser aplicado nos cabelos secos.



• Deep Moisture Silky Essence, da Sewha do Brasil, com ação hidratante e regenerativa dos fios, o finalizador de tratamento contém próvitamina B5 (pantenol) e proteína de seda hidrolisada, entre outros ativos. Define os cachos e impede os arrepiados. Da mesma marca, o Ultra Super Hard VonU, à base de extrato de caviar, defi ne os cachos e dá brilho ao penteado.



• Da linha Keraform Professional Kare, da Skafe, o Creme de Tratamento Intensivo Manteiga de Karité age na nutrição, hidratação e defi nição dos cachos, impedindo os indesejáveis arrepiados.



•A linha Deva Curl, da Taiff, à base de seis tipos de planta, tem fórmulas 100% livres de sulfato. São cinco produtos: xampus DevaCurl Low-Poo (aplicável somente na raiz dos oleosos, finos e muito sujos) e DevaCurl No-Poo (para limpeza dos fi os e couro cabeludo); DevaCurl One Condition; DevaCurl Angel (gel condicionante) e DevaCurl Set it Free (finalizador antifrizz)



• Linha Lifetex Curl, da Wella Professionals, formulada com extrato de oliva, atua no condicionamento do fi o, proporcionando elasticidade e brilho. Composta por xampu e máscara de tratamento intensivo.



• Curl Save Liner, da System Professional, com extratos de oliva e vitamina A, é uma linha desenvolvida especialmente para ondulados. O xampu, o condicionador e a musse recuperam a saúde e elasticidade dos cabelos naturais, relaxados ou permanentados.



• Linha Yellow Repair: para fi os indisciplinados, que precisam de reestruturação. Fortifi ca, modela, defi ne e trata os cacheados. Com sericina e extratos naturais de ceramidas e aloe vera, reconstrói a matéria interna do cabelo e recupera sua estrutura. Dentre os produtos da linha, Reinforcing Leave-in Conditioner, creme sem enxágue para cabelos desfi brados, danifi cados e enfraquecidos, cria uma barreira de proteção, devolve a força e a elasticidade e elimina as pontas duplas.



• Redutor de Volume, Maxiline, máscara capilar de tratamento ultraintensivo para cabelos ressecados e muito volumosos. Com extrato de aloe vera e D-pantenol, hidrata, nutre e reestrutura profundamente os fi os, controla o volume, deixando um aspecto úmido e com brilho.



• Da Aneethun, a linha Vita System foi desenvolvida especialmente para ressecados e cacheados. Os quatro produtos – xampu, condiconador, máscara e creme fi nalizador – funcionam como um tratamento completo para os cabelos. Desenvolvida com fl uido de abacate, pró-vitamina B5, queratina e óleo de macadâmia, hidrata, reestrutura e protege a fibra capilar, garantindo o equilíbrio hídrico e aumentando a resistência dos fios.



Para Finalizar

• A Alfaparf tem duas linhas para cacheados. Smooth Sytling, à base de extrato de orquídea, proporciona defi nição e brilho aos cabelos. O Divine Cream, com extrato de orquídea e óleo de jojoba, é um termoprotetor que hidrata e defi ne os cachos. O Spray Pure Veil Bi- Fase, com proteína de trigo, protege os fi os, prevenindo a desidratação. Na linha Curly Styling, o Creme Sublime Sorbet, com lipoaminoácidos, controla o volume dos encaracolados, dá maciez e elasticidade, e o Spray Delicious Glaze, protege contra agressões externas, dá brilho e defi ne os cachos.



• Reparador de Pontas Gold Black, da Amend, com fórmula rica em silicone, evita a formação de pontas duplas.



• Loção Finalizadora Efeito Cacheado, da linha Advanced Techniques Cachos Defi nidos, da Avon. Com creatina e extratos de alga marinha, protege os fios contra o calor do secador ou babyliss e elimina os arrepiados, sem deixar os cabelos pesados.



• Curl Activator, da Lusty, ativador e modelador de cachos com queratina hidrolisada, proteína da seda e silicones, restaura, hidrata e dá brilho aos cabelos.



• A linha Styling Tools, da Mix-Use, com a tecnologia Protein Web Effect, à base de proteínas, protege os fios contra a umidade. Spiral Definition ajuda a defi nir os cachos e a reduzir o volume, enquanto Flat Iron Protection protege os fi os quando os cachos são prensados na chapa.



• Wave Plus, da Red Iron, ativador de cachos com tutano, substância rica em colágeno e elastina, proporciona maciez, suavidade e brilho, modelando os cachos.



• Curly Light, da Truss, ativador de cachos para uso diário. Indicado para cabelos indisciplinados e ressecados, reduz ainda o volume e dá maciez e brilho. Já o ativador Curly Fix, também para uso diário, fi xa, defi ne os cachos e reduz volume. Com ação antiumidade, quando utilizado com calor, prolonga o efeito da escova lisa ou de chapinha e babyliss.



• Da linha Yellow Shine, Finishing Spray, com fórmula rica em partículas fotorrefl etoras. Protege os fi os contra umidade e intensifi ca a luminosidade dos cabelos.



• Umidificador de cachos Daily Finish, da Doux Clair, condiciona, modela, realça e ativa o cacheado. Formulado com proteína hidrolisada de trigo, age como um hidratante de longa duração, tornando os cabelos cada vez mais macios e saudáveis.



• Da linha Final Effects, da Lowell, o Modelador Extra Forte, define os cachos, reduz o volume e o frizz. Formulado com termopolímeros catiônicos, forma um fi lme resistente à umidade, oferece proteção térmica aos fi os e dá brilho e durabilidade ao penteado.



• Curl Definer, da Joico, defi ne os cachos e deixa os cabelos com aparência natural e saudável. Com fórmula resistente á umidade, controla o volume, dá brilho e maciez aos fios.



• Twin Curl, da linha Osis, da Schwarzkopf, é um creme ativador de cachos bi-phase que, além de proporcionar controle e defi nição, tem efeito anti-frizz. A fórmula contém silicones e agentes hidratantes naturais. Fixação média.



Fonte: Befashion.com.br


Fio a fio



Os cabelos crescem, em média, entre 8 e 18 centímetros ao ano

Na maioria das vezes, o cabelo não cai, como as pessoas acreditam. O problema mais comum é o rompimento, que pode ser produzido, entre outras situações, pela fricção durante a lavagem

O cabelo é uma estrutura morta. Portanto, não pode ser nutrido

Exceto para as pessoas que têm cabelos curtos, não é recomendável a lavagem dos fios diariamente

A espuma dos xampus não contribui para a lavagem dos cabelos. Só serve para produzir maior gasto de água

Os cabelos apresentam grande variabilidade biológica. Assim, dificilmente um produto proporcionará resultados positivos para um grande grupo de indivíduos

Na dúvida, opte sempre por um cosmético barato de empresa idônea. Se não alcançar o resultado esperado, só depois passe gradativamente para os mais caros

Fonte: Inés Joekes
Esmaltes são febre em blogs




A grande procura pelas últimas novidades em esmaltes pode ser percebida de outras formas, além do grande volume de vendas do produto. Blogs especializados no assunto fazem o maior sucesso entre as internautas e se tornaram um eficiente meio de troca de informações.



– Éramos várias meninas falando exaustivamente sobre unhas no Twitter, trocando dicas de cores, misturinhas e produtos. A quantidade de twits sobre o assunto ficou tão grande que decidimos ter um cantinho só para falarmos disso, bem papo de salão – conta Stella Regina, blogueira do Mão Feita.



O Mão Feita é atualizado diariamente por sete meninas, e Stella explica o que pode ter intensificado essa fascinação pelas mãos.



– Cuidar das unhas sempre foi algo muito básico para toda mulher. O que acontece agora é que a brasileira se rendeu à infinidade de cores e possibilidades de demonstrar a própria personalidade através delas. Essa possibilidade de sair do combo "vermelhinho-rosinha-branquinho" acaba estimulando a mulher a não deixar a preguiça vencer e estar sempre com as unhas cuidadas – analisa.



Integrante do time de meninas que tocam o blog Unha Bonita, Daniele Honorato acredita que os blogs têm papel fundamental nessa mudança de comportamento.



– Hoje, se a mulher tem as unhas pintadas de verde, ela é fashionista e quer ser vista como sofisticada e elegante. Essa mania por cores vem toda dos blogs. A partir do momento em que falamos que o verde é a cor do momento porque a Chanel apresentou nos desfiles, todas querem.





Um encanto de milênios



Registros dão conta de que a rainha Cleópatra era fissurada por colorir as unhas. De acordo com o coordenador do Curso de Tecnologia de Cosméticos das Faculdades Oswaldo Cruz, de São Paulo, Jadir Nunes, as mulheres egípcias de 3.000 a 3.500 A.C. costumavam pintar as unhas e as mãos com henna – em princípio com a cor preta, mais tarde, com um tom de marrom escuro, obtido também a partir da substância.



Por volta do século 3 A.C., as chinesas passaram a cultivar um cuidado especial com as unhas. Na época, mantê-las compridas e pintadas era sinônimo de nobreza. Jadir explica que essas mulheres costumavam utilizar um produto um pouco mais similar ao fabricado atualmente.



– Inicialmente, utilizavam mistura de clara de ovo, cera de abelha, gelatina e pétalas de rosa, que eram esmagadas para dar uma coloração avermelhada. Depois, criaram fórmulas com lacas derivadas de goma e resinas naturais dissolvidas em óleos vegetais.



O esmalte evoluiu, passando por formulações desenvolvidas a partir de óleos e aplicadas com pincéis de pelo de camelo. A mudança mais radical aconteceu no século passado, impulsionada pelo desenvolvimento da indústria automobilística, na década de 1920, que criou uma espécie de esmalte para a pintura dos automóveis. A partir daí, os químicos experimentaram novas substâncias até descobrirem a fórmula do primeiro esmalte para unhas, inicialmente produzido em um tom rosado. Em 1932, Charles e Joseph Revlon criaram a primeira linha de maquiagem para unhas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Umidade, umectantes e o cabelo







Ouvimos muito sobre umectantes, mas não sabemos bem o que é e nem como trabalham os umectantes.

Os umectantes são ingredientes usados em produtos para pele e cabelo que visam promover a retenção da umidade. São sustâncias que atraem água da atmosfera para o local onde foram aplicadas, melhorando a retenção da umidade e minimizando a perda de água pela evaporação.

Estes ingredientes são usados em muitos produtos, especialmente aqueles projetados para cabelos secos e danificados.



Efeitos da umidade do ar no cabelo e nos umectantes:

As leis da termodinâmica tem influência diária em nosso cabelo. Há uma força motriz na natureza para que tudo esteja em equilíbrio. As moléculas que estão em uma área de alta concentração em comparação com uma área de baixa concentração tendem a se espalharem por igual, equilibrando o sistema.

Por exemplo, quando um cabelo seco está exposto a um ambiente muito úmido absorverá gradualmente moléculas de água do ar (área da concentração mais elevada) para o cabelo (área da mais baixa concentração). O cabelo cacheado é especialmente suscetível a este tipo de difusão porque é naturalmente mais poroso do que o cabelo liso.

O cabelo exposto ao ar muito seco e sem proteção pode perder sua umidade e desenvolver uma textura desagradável tornando-se seco, volumoso e frisado. Igualmente pode criar até pontas duplas. Inversamente, a exposição desprotegida a umidade excessiva podem inchar o fio, fazendo com que as cutículas no exterior do cabelo abram desordenadamente e dando ao cabelo uma textura grosseira e desagradável. Claramente, nenhum dos dois efeitos é desejável.



Umidade Baixa:

Baixas condições de umidade do ar como no clima muito seco onde não há nenhuma quantidade apreciável de água no ar para que o umectante a atraia à superfície do cabelo. Neste tipo de clima o melhor que se pode esperar da maioria dos umectantes tradicionais é que impeçam a evaporação da água do cabelo para o ambiente. Também, sob estas circunstâncias, há risco do umectante absorver a própria umidade do cabelo, agravando ainda mais o problema de ressecamento que ele deveria evitar.

É por isso que em climas secos é importante usar os produtos de condicionamento que confiram hidratação potente, misturado a pouco agente umectante. Entretanto, é interessante notar que os umectantes novos estão sendo desenvolvidos para terem bom desempenho mesmo em baixa umidade: hydroxypropyl bis-hydroxyethyldimonium chloride e dihydroxypropyltrimonium chloride



Umidade elevada

Nessas condições, principalmente em locais tropicais - onde a umidade relativa pode facilmente alcançar ou passar 90% - há uma quantidade enorme de umidade no ar. Isto pode ser desastroso para o cabelo crespo.

Se o cabelo cacheado é seco e danificado é também muito poroso e absorve facilmente a água do ar. Em condições de umidade elevada isto pode fazer o cabelo inchar tanto que as cutículas ficarão abertas e levantadas, fazendo a superfície do cabelo ficar muito áspera. Estas cutículas podem desarrumar-se e enrolarem-se umas nas outras criando muito embaraço. Também, o cabelo cacheado estando inchado pela água adicional pode perder seu padrão de onda, criando o temido frizz.

Claramente, os produtos com muitos umectantes agravarão problemas com umidade -induzindo o frizz. Alguns umectantes podem desenvolver uma sensação pegajosa quando se tornam saturados com água o que é uma característica indesejável para o cabelo. Assim, em climas tropicais e subtropicais, é essencial manter o cabelo bem hidratado (já que absorverão menos água do ar). E é preferível usar os produtos que contém poucos umectantes ou umectantes com menos capacidade higroscópica.

Devido a limitações e as armadilhas dos umectantes em condições meteorológicas extremas fica indicado o uso destes ingredientes para consumidores de cabelo enrolado em climas moderados: com temperaturas e umidade moderadas.

Exemplos de Umectantes:

Diols e Triols Propylene glycol 1,2,6 hexanetriol Butylene Glycol Dipropylene glycol Hexylene Glycol Glycerin Triethylene glycol Erythritol Capryl glycol Phytantriol Hexanediol or -triol cera de abelha

Umectantes de origem biológica Panthenol, Sodium PCA, Hyaluronic acid, Inositol Glycogen

Glicoses e açucares modificados Sorbitol Polyglyceryl sorbitol Glucose Fructose Xylitol

Proteínas Hidrolizadas Elastin, Collagen Silk Keratin

Éters Isoceteth-x, Isolaureth-x, Laneth-x, Laureth-x, Steareth-x PEG-x (polyethylene glycol)Silicone copolyols

Fonte: Naturally Curly

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cores do Inverno - 2010



Blondie Glam



Louro Sueco

Todo mundo já sabe que o cabelo médio, meio desfiado nas pontas, é o corte de 2010. Mas e em relação às cores? Quais são as tendências de tons neste ano? Se você quiser ficar dentro super na moda é bom apostar nos marrons. O marrom é o novo castanho e fica super bem nas estações mais frias, pois dá um ótimo contraste com as peles mais claras comuns nesta época . Faço questão de ressaltar que a moda não dita uma única tonalidade dar. O marrom moderno tem várias nuances, que podem ir do avermelhado ao mel. Tem o que chamamos de mooca expresso, que é mais escuro, com cor de café. Há também os tons cacau e licorine, que são mais puxados para o vermelho, e o toffee brown, que tem cor de bala Toffee, ou seja, um marrom aberto, mais claro”, explica. O âmbar dourado, ou simplesmente mel, completa a lista de marrons.



Quem não abre mão do loiro pode apostar no Blondie Glam.Ele é feito de mechas fininhas da raiz às pontas. Para compor o car, misturam-se tons como caramelo, camomila, marrom claro e loiro-acizentado. Um exemplo de Blondie Glam é Adriana Galisteu. Outra opção de loiro, mas bem mais restrita é o Peroxide Blond. É o loiríssimo sueco, quase brando. Mas ele não fica bem para a maioria das brasileiras, pois elas têm pele oliva e o tom pede um pele bem branquinha, como a da Carolina Dieckman, por exemplo, mas mesmo quem tem pele branquinha deve tomar cuidado, pois é um tom que exige produção. De cara lavada, a pessoa fica muito apagada.

Strawberry Blond, a cor usada por Julia Petit. É uma cor difícil, só fica bem em quem é branquinha, parece uma chinese doll (boneca chinesa) como a Julia. A grande aposta do para o inverno, porém, é o castanho claro. A cor do inverno é o castanho claro usado por Isabeli Fontana. Ele é bem iluminado e a deixa ainda mais bonita.

Strawberry Blond


Mooca expresso


 Toffe brown



Castanho Claro

terça-feira, 16 de março de 2010

Os Cuidados Básicos com os Cabelos






Há muitos cabelos que são naturalmente bonitos, mas, até esses precisam de cuidados básicos para se manterem assim ou para ficarem bonitos. Além disso, os cabelos são um reflexo de sua saúde e personalidade. Você sabe quais os cuidados que todo cabelo precisa? Siga as dicas para ter cabelos sedosos, brilhantes e fortes.



1. Corte seus cabelos uma vez a cada três meses, no mínimo. Cortar o cabelo periodicamente contribui para retirar as pontas queimadas e duplas, dá corte ao cabelo e, conseqüentemente, dá uma aparência de cabelo bem tratado.

2. Tenha uma alimentação balanceada. Isso mesmo! Quando está faltando algum nutriente em sua alimentação, quase sempre, reflete diretamente nos cabelos. Por isso, tenha uma alimentação rica em legumes, verduras e cereais. Do contrário você pode ter queda de cabelo, problemas com o crescimento e enfraquecimento, proveniente de uma má alimentação.

3. Procure usar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), durante o verão. Especialmente após contato com a água (piscina, mar e afins). Uso de boné e chapéu também ajuda a proteger da radiação solar, caso esteja em uma região de sol muito intenso.

4. De preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutralização estática, além dos cabelos ficarem mais fracos quando estão molhados.

5. Faça hidratação periódica no seu cabelo. Todo cabelo precisa de uma hidratação periódica que varia de cabelo para cabelo, mesmo aquele cabelo que não possui nenhum tipo de química (tintura/alisamento/luzes). E se possui alguma química, a hidratação deve ser feita em um período mais freqüente.

6. Evite o uso excessivo de secador e da chapinha. Isso pode contribuir para o ressecamento dos fios e o aparecimento de pontas duplas, dando uma aparência opaca e sem vida nos cabelos. Em casos extremos, os “arrebentados” dos fios ficam evidentes. Tente adotar um estilo de corte que lhe permita usá-lo de forma mais natural.

7. Escolha o xampu que se adapte melhor ao seu cabelo. Nem sempre xampu caro é sinônimo de xampu bom. Use aquele que se adequou ao seu cabelo, independente de ser um produto mais barato e não tenha preconceito. Há excelentes produtos no mercado de diversos preços, inclusive de baixos preços.

8- Sempre mude seu xampu. Troque seu xampu periodicamente, pois, muitas vezes, o cabelo pode se acostumar com um determinado princípio ativo do produto, fazendo com que ele fique com uma aparência opaca e “sem vida”.

9- Use xampu anti-residuos. Pelos menos uma vez ao mês peças para seu cabeleireiro fazer uma boa limpeza nos fios de seu cabelo com um anti-residuo; pois condicionadores, condicionadores sem enxágüe, silicones, cremes de pentear, spray etc., vão deixando resíduos que não são eliminados com seu xampu diário, deixando seu cabelo opaco e “sem vida”.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicas para uma coloração perfeita








- Escolha uma cor dois tons mais claros ou escuros que a cor original dos cabelos;



- Se o cabelo for tingido e a intenção for clareá-los, será necessário passar por um processo chamado decapagem antes de aplicar a coloração;



- Não prenda os cabelos durante a ação do produto para que eles não fiquem manchados;



- O tempo normal de pausa para uma coloração agir é de 35 minutos. Contudo, se os fios forem muito brancos ou não pegarem cor com facilidade, observe e deixe-a agir por mais dez minutos.

Madeixas platinadas nas baixas temperaturas

A grande aposta para a temporada outono-inverno são os tons de loiro claríssimos. Lembro que os loiros nunca saem de moda, porque fazem parte de um estilo próprio e muitas vezes são escolhidos quando a mulher deseja sinalizar uma nova fase de sua vida. Os tons mais dourados são extremamente glamorosos e transmitem poder.
O Tabu da Amônia, por Sonia Corazza*







Muito se tem falado sobre os efeitos da amônia usada nos processos químicos capilares, mas sempre é importante separar o que é de fato verdade para se escolher bem a melhor formulação para cada caso, deixando de lado pensamentos preconceituosos e infundados.

Porque usar amônia?

A amônia é uma substancia muito importante às colorações permanentes porque ajuda a abriras cutículas de uma forma otimizada, permitindo que os colorantes penetrem profundamente e se alcance um resultado de cor satisfatório e duradouro.

As colorações permanentes de oxidação resultam de reações químicas entre pequenas moléculas primarias de acoplamento que reagem entre si formando moléculas maiores, obtidas de misturas com amônia, e que ficarão alocadas no córtex dos fios de cabelos. Como a amônia permite que a coloração penetre completamente no fio do cabelo, é hoje em dia o agente mais usado em colorações permanentes que alcançam 100% de cobertura de cabelos brancos ou, em outros caso, proporcionam a mudança radical da cor através de um clareamento significativo.



Quando escolher entre a amônia ou a monoetalonamina?

Isso vai depender se você deseja um resultado temporário ou permanente. A monoetalonamina é usada nos tonalizantes porque não faz com que o produto penetre completamente no interior do corpo de fio; a cor sai em até 24-30 lavagens. A amônia dá resultados de cor intenso e duradouros pois penetra completamente no fio, assim como possibilita o clareamento dos cabelos.



Qual danifica menos o cabelo, a amônia ou monoetalonamina?

Não é a presença de um ou de outro que fará por si só o produto ser danoso ao fio. O que faz um produto danificar mais o fio que outro é a combinação de todos os ingredientes composto na formula. Por isso, o fato de conter ou não amônia ou monoetalonamina não fará o produto necessariamente ser mais cuidadoso aos cabelos.





*engenheira química, especializada em cosmetologia.

Fonte:Fashion expert

terça-feira, 9 de março de 2010

ANTES DE PINTAR O CABELO EM

CASA,CUIDADO.






Você vive pintando o cabelo em casa, mas, nunca acerta a cor? Sempre tenta clarear bem as madeixas e o máximo que consegue é um tom castanho escuro? Fique atenta! Esse erro é muito comum entre as mulheres que muitas vezes não prestam atenção nas recomendações das caixinhas. O grande problema não está na tintura, mas, sim, no uso indevido do produto. As colorações normais clareiam ou escurecem até quatro tons os cabelos virgens, ou seja, que nunca passaram por nenhum processo químico. Isso significa que não adianta você querer que seu cabelo castanho-escuro (virgem) fique loiro muito claro. Nesse caso, só descolorindo antes. O mesmo processo deve ser seguido por quem já clareou as madeixas antes. Lembrem-se: tintura não clareia tintura! Para conquistar um tom claro é preciso remover a pigmentação, com descolorante. Esse processo é chamado de decapagem
Dicas para deixar o castanho

mais bonito!




Kathy Galotti é uma especialista do salão Louis Licari que é tão famosa pelos milagres que faz nos cabelos castanhos que é conhecida por Brunette Guru (Guru Castanha).



Ela cuidou, do cabelo da atriz e cantora Emmy Rossum (foto), então já dá para ver que ela realmente entende do assunto. Aqui vão seis dicas dela para conseguir um castanho perfeito com luzes estratégicas:



1 – Não tinja em blocos. As luzes devem ser fininhas, para ficarem discretas entre o castanho natural.



2 – As luzes devem ser dois tons mais claros que o tom do seu cabelo. Se o seu cabelo for castanho escuro, por exemplo, o ideal é fazer luzes castanho-médio.



3 – Faça o possível para evitar o vermelho. Peça para a cabeleireira tirar o descolorante rápido.



4 – Não retoque as luzes tão rápido, você não é loira. A castanha que tem luzes deve retocar a cada 4 meses, para não perder a cor natural.



5 – Use um condicionador especial para castanhas. Ele ajuda a recompor a cor que desbota.



6 – Não lave o cabelo todo dia, assim a cor dura mais tempo.
Penteados retrôs tomam conta do tapete vermelho do Oscar







Nicole Richie, Diane Kruger, Elizabeth Banks, Sarah Jessica Parker, Amanda Seyfried e a premiada Mo’Nique foram apenas algumas das várias celebridades que pisaram no tapete vermelho do Oscar exibindo um look retrô.



Alguns penteados eram simples, outros usavam acessórios e outros eram bem trabalhados, mas o ponto em comum é sempre o glamour da Hollywood de antigamente, que continua fazendo a cabeça das mulheres.



A tendência está virando cada vez mais moda. O que você pensa sobre isso?
O segredo do vermelho! Cuidados com cabelos vermelhos e ruivos





Como existem pouquíssimas ruivas naturais (apenas 2% da população mundial), a cor virou hit entre quem quer se destacar na multidão. Só que tem lá suas exigências: fica melhor em mulheres de pele clara e pede atenção com a maquiagem para evitar um ar pálido.



Antes de qualquer aplicação de tintura, vale lembrar da importância dos cabelos serem analisados por profissional de coloração habilitado para fornecer todas as sugestões possíveis para que a cabeleira fique bonita com a transformação.



O vermelho sempre esteve em alta. Com o uso mais marcante no final dos anos 80 e início dos 90, o tom passou por mudanças para atender as necessidades de suas clientes e nuances da cor foram criados, dos mais radicais como o cereja e o violeta, aos mais discretos como o vinho.



Atualmente, o que se vê é uma mescla dessas tonalidades que fazem dos cabelos obras de arte e dão à mulher charme e sensualidade.



Mas atenção: os retoques precisam ser quinzenalmente, porque desbotam com facilidade e deixa a cor alaranjada, além das hidratações que em cabelos tingidos são fundamentais para a saúde e beleza dos fios.



A dica, além dos retoques constantes, para manter o cabelo belo hidratá-los sempre após uma coloração, cauterização com queratina uma vez por mês, para que os pigmentos sejam renovados e vibrantes.



Problema: Cor Zero

Os ruivos e acobreados sofrem com a perda da coloração. Esses fios desbotam porque os pigmentos vermelhos não têm boa fixação e são muito voláteis. Eliminados com as lavagens ou mesmo com o passar do tempo, o cabelo colorido com os tons ruivos logo ficam opacos. Para resolver este problema a Wella adicionou a sua linha de vermelhos a molécula de cor Pyrazol 5, que proporciona vermelos mais intensos e brilhantes.



Solução: Banho Tonalizante

Quando os vermelhos não estão fixando, ou o cabelo esta muito poroso, entre uma coloração e outra tonalize os cabelos. Para isto temos o Color Touch, também com a molécula “P5” e o Color Touch Relights.



Problema: Baixa Resistência

Assim como o cabelo vermelho perde pigmentos, junto, ele perde proteínas importantes. Aliado a fatores externos, como os raios solares, poluição, ar-condicionado e mar, o resultado não é dos melhores. Fios fracos, pouco resistentes e sem vida.



Solução: Cauterização

É um dos tratamentos mais procurados nos salões de beleza. Tanta badalação é porque reestrutura e recupera o cabelo profundamente. Ele é indicado nos casos em que a cutícula está muito sensível e a fibra enfraquecida.



O primeiro passo é lavar o cabelo com um xampu de limpeza profunda para eliminar os resíduos de poluição e finalizadores. Assim, a fibra fica pronta para receber o coquetel de proteínas, aminoácidos e ativos hidratantes que vai agir no cabelo por 15 minutos. Depois, é só enxaguar com água fria e modelar. Recomenda-se fazer a cauterização a frio uma vez por mês.



Para sua coloração vermelha ficar com mais brilho:



Entre uma coloração e outra utilize um tonalizante vermelho que deixe sua coloração preservada.



Reforce a cor da sua coloração vermelha com até 2cm de “mix” vermelho, isso intensifica a cor.

Para manter a cor iluminada, use xampus para ruivas, como o Radiant Red, John Frieda.



Dicas:



1. Lave o mínimo possível

Isso significa duas vezes por semana, a não ser que ele seja oleoso ou fino. Nesse caso, o indicado é lavar em dias alternados, e nunca com água quente.



2. Evite xampus de limpeza profunda

A maioria dos tratamentos anticaspa é compatível com as tinturas, mas significa a morte do vermelho, já que acelera o processo de desbotamento.



3. Faça o retoque

Depois de duas semanas, aplique a tinta novamente. Isso manterá a cor viva e brilhante durante todo o mês.



4. Proteja os fios

Os vermelhos oxidam mais rápido que o de outras cores. Se você for passar muito tempo fora de casa, use produtos que contenham protetor solar, um chapéu ou lenço para se proteger.
Wella traz Patrick Cameron - parte 2

No último post, mensionei que a Wella esta trazendo Patrick Cameron, mas por falha minha não informei para que evento.
Esta apresentação sera em São Paulo durante a Hair Brasil, no final de mes de março.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Wella Professionals traz Patrick Cameron


Patrick Cameron, hairstylist expert em produções de cabelos longos, volta à Hair Brasil para o show “Trend Vision na versão Prêt- à-Porter” by Wella Professionals. O profissional vem da Inglaterra diretamente para inspirar e motivar a criatividade dos profissionais brasileiros e latino-americanos na criação de penteados inovadores.

Black Diamond by Intercoiffure Brasil



Numa performance que remete ao luxo, à contemporaneidade técnica e inovação nos conceitos de moda/cabelo, os hairstysts da Intercoiffure Brasil Sênior vão mostrar porque são reconhecidos no mercado internacional como a elite da coiffure latino-americana. O show tem direção artística de Mauricio Pina e Manno Escobar e direção técnica de Hugo Moser e Miguel Estelrich. Os figurinos vieram de Paris, resultado de uma pesquisa realizada por Pina e Moser durante a temporada de shows realizados pelos profissionais brasileiros na Europa.
Taiff apresenta equipamentos para o mercado de beleza








A Taiff, empresa do segmento de produtos elétricos profissionais para beleza no Brasil, traz para Hair Brasil 2010 novidades para o mercado. Entre os novos produtos da marca estão: chapas que permitem ainda mais agilidade nos processos de alisamento e secadores de grande potência.




Confira as novidades:



Chapa Taiff Black Ceramic

O perfil desta chapa conta com o exclusivo Sistema de Flutuação Orbital (SFO), que permite ao profissional mais agilidade no processo de alisamento dos fios, já que a chapa se adapta a mais de um sentido de movimentos, de acordo com o ângulo das mechas.

Além disso, o perfil é produzido em alumínio anonizado preto, que proporciona um deslize muito suave e brilho intenso aos fios. A resistência, em cerâmica PTC, mantém estável a temperatura de 200ºC. É bivolt e possui led indicador do acionamento dos íons.



Chapa Taiff Expert

Com um design exclusivo, esta chapa possui um perfil mais longo e mais largo, que possibilita a utilização de uma técnica inovadora e única, ideal para o acabamento de ondas largas, permitindo a produção de um visual inovador. A chapa possui ainda duas temperaturas: 200ºC e, a inédita para a marca, 230ºC. O revestimento cromado do perfil faz com que a chapa deslize mais facilmente pelos fios, proporcionando mais brilho e maciez.



Chapa Taiff Red Ceramic

Possui um perfil com acabamento cerâmico vermelho e promove a emissão de íons negativos, que selam as cutículas dos fios, permitindo um efeito ainda mais liso e completamente livre de frizz. Atinge a marca de 200ºC e possui um design moderno e compacto.



Secador Taiff Fire Fox

Com 2100 watts de potência, este é um dos mais potentes secadores do mercado, o que garante ao profissional maior eficiência em seus trabalhos. O equipamento foi desenvolvido a partir da tecnologia cerâmica, emite raios infravermelhos, que secam os fios de dentro para fora, garantindo uma secagem muito mais rápida, natural e sem frizz. Reúne seis combinações de velocidade e temperatura e emite 67 milhões de íons negativos por cm3. O cabo, com três metros de comprimento, permite maior mobilidade e conforto durante o uso. Disponível na cor cereja.



Secador Taiff Black Íon

Com um design exclusivo e muito leve, este secador possui 1900 watts de potência e emite mais de 67 milhões íons negativos por cm3 durante seu uso, o que faz com que as cutículas dos cabelos sejam fechadas, eliminando completamente o efeito frizz, tornando o resultado final muito mais bonito e duradouro.

Novas máquinas da Wahl Clipper Brasil para uso profissional




A Wahl Clipper Brasil, empresa reconhecida no mercado de vendas de máquinas de cortar cabelos e aparar pelos para o segmento profissional traz inovações para Hair Brasil 2010.



Trata-se de dois lançamentos: a Super Micro com o primeiro modelo bivolt, com design inspirado em um mouse, e a Tatto Styler, que, como o nome diz, permite cortes de cabelo com desenhos muito bem definidos, como tatuagens. Confira:



Tattoo Styler:

• Projetado para todos os tipos de detalhes nos cabelos

• Ideal para técnicas criativas de corte

• Super leve

• Funcionamento à pilha

Super Micro:

• Alta precisão, lâminas cromadas de remoção rápida

com conjunto adicional de lâminas disponível

• Cortador e aparador com fio, ideal para uso contínuo

• Ergonômico e leve

• Ferramenta multifuncional ideal para mãos pequenas

• Bivolt

domingo, 7 de março de 2010

Cortes para todos os gostos para arrasar neste inverno





Os cabelos ganham total liberdade na estação mais fria do ano. O comprimento tanto faz: curtos, médios ou longos, o importante mesmo é a atitude e o estilo, que varia de acordo com a personalidade de cada um. Só há uma regra para as cabeleiras na nova estação: cortes práticos e com look natural!



Curtos:



Os crespos e cacheados precisam ser totalmente desfiados pra ganharem leveza. Aposte na franja lateral e na aplicação de mousse nos fios ainda úmidos, pra poder secar ao natural;



Para os lisos a ordem é irregularidade. Muitas pontas, fios arrepiados, desfiados e desestruturados. Pra finalizar, um secador rápido, gloss, cera ou pomada, dando um ar despojado.



Médios:



O corte médio e irregular é ideal para controlar o volume dos cabelos crespos. Aplique um creme sem enxágüe seguido de ativador de cachos. Melhor para os rostos ovais e redondos;



A pedida para os lisos são as bases desfiadas e franjas de todos os estilos, curtas, laterais ou mais longas. As pontas são desfiadas, pra dar movimento ao corte.



Longos:



Para os crespos vale a mesma dica dos cortes médios. Como os fios são longos, pesam e o volume diminui naturalmente. Pra variar, vale usar um umidificador de cachos, que dá aparência de quem acabou de lavar.



Nem pense em fios retos caso seu cabelo seja liso. Abuse dos desfiados, repicados e pontas rasgadas por navalha. Tudo em pró do volume e comprimentos ondulados. As franjas continuam em alta.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Abaixo as pontas duplas


Também conhecido como óleo para pontas, o serum serve para fechar temporariamente as cutículas do cabelo e evitar o aumento de pontas duplas. Outra função do produto é diminuir o frizz, além de baixar aqueles fiozinhos que teimam em ficar arrepiados, fora do lugar. Por ser oleoso, o serum deve ser aplicado com cautela: uma gota é o suficiente para que os fios não fiquem com aquela aparência suja. Conheça algumas opções do produto disponíveis no mercado brasileiro.



Redken Color Extend Shine Enrich

Indicado para cabelos coloridos, ele tem proteção anti-desbotamento e ação reparadora das pontas. Também promete brilho intenso e controle cós fios rebeldes. Com filtros UVA e UVB e óleo de cranberry na fórmula.





Wella Professionals High Hair Gloss Serum

Ao contrário dos serums tradicionais que são óleos, este da Wella é em forma de spray e deve ser borrifado (também em pequena quantidade) a uma distância de 10 a 15 centímetros dos cabelos secos. Com ação intensificadora de brilho para realçar a cor das madeixas, promete uma ótima finalização para qualquer penteado.





L’oréal Professionnel Sèrie Expert Vitamino Color Serum Protetor da Cor

Com textura leve e filtros UV, é ideal para os fios tingidos, protegendo-os dos raios nocivos do Sol. O produto também conta com vitamina E em sua formulação e tem efeito alisador. Pode ser usado nos fios secos ou úmidos.





Wella Profissionals – Lifetex Extra Rich – Hair Oil

O cuidado perfeito para combater as pontas envelhecidas. O complexo reconstrutor mais o extrato de amêndoas protege e reconstrói a fibra capilar, selando as pontas e mantendo o cabelo mais forte e resistente. Proporciona um brilho incrível e resultado imediato. Não pesa nos cabelos e não tem efeito cumulativo pode ser reaplicado varias vezes sem necessidade de estar com os cabelos lavados.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Quer fugir do cabelo "lambido" e murcho? Confira algumas dicas!






A vida é assim mesmo: enquanto algumas mulheres lutam para combater o volume excessivo, outras sofrem com o cabelo murcho e sem volume – o famoso “lambido”. Se o seu caso é o segundo, veja só alguns truques básicos que costumam fazer uma grande diferença:



- Passe o condicionador antes de passar o shampoo. Pode parecer estranho, mas acredite: o cabelo vai continuar limpo, macio e hidratado, só que o condicionador passado antes vai impedir que resíduos do shampoo fiquem na raiz – e deixar resíduo no cabelo é pedir para que tudo seja puxado para baixo.



- Leve o cabelo mais para cima. Um shampoo com bastante proteína deixa cada fio mais saudável e mais grossinho, fazendo com que eles se levantem mais na região do couro cabeludo.



- Use um pouquinho de produto – um pouquinho bem “inho” mesmo. Todas nós gostamos de cremes que deixam o cabelo brilhante e sem nós, mas o excesso é terrível para quem quer ganhar volume. Os únicos produtos que não devem ser usados de pouquinho são os sprays ou loções especiais para dar volume.



- Invista no secador que tenha ar frio. O ar frio que sai do secador deverá ser colocado bem na área da raiz. Ele mexe nas cutículas capilares e deixa os fios mais armadinhos.
Xampu sem sal


Mitos e verdades sobre os produtos livres de cloreto de sódio



Os xampus sem sal viraram moda. Os cabeleireiros recomendam, principalmente para os fios danificados por processos químicos ou colorações, com a justificativa de que são menos agressivos. Esse tipo de produto deixou de ser vendido apenas em salões de beleza e ganhou as prateleiras das lojas de cosméticos e até dos supermercados. Realmente funciona?

De um lado, cabeleireiros acreditam que sim, ajuda a manter a saúde dos fios. De outro, farmacêuticos afirmam que o que importa mesmo é a acidez (pH) e não a salinidade. Descubra o que é fato e o que é boato nessa história.



Afinal, para que serve o sal no xampu?



Antes de descobrirmos quais os benefícios do xampu sem sal, precisamos conhecer o outro lado. Conforme explica Evelin Egedy, engenheira química responsável pelo controle de qualidade Schraiber, a função do sal (cloreto de sódio) é fazer espuma e encorpar o produto. Também é usado para tirar os resíduos que os outros componentes não conseguem.



O produto com sal é prejudicial?



De acordo com Evelin, o sal pode causar ressecamento do couro cabeludo e dos cabelos. Por esse motivo, xampus com a substância são indicados para cabelos oleosos. Em cabelos coloridos, pode acarretar em desbotamento. A engenheira química revela que nas concentrações usadas o cloreto de sódio não causa danos aos fios.

Como anda o seu cabelo? Faça o teste!

Para Flávia Glasser, gerente de Produto Hair Care da L'Oréal, a má fama do sal não se comprova cientificamente. Ela explica: "Os sais provocam a formação de uma espuma mais viscosa, enquanto o agente de limpeza é o lauril sulfato de sódio. Nenhum malefício está comprovado, já que os sais utilizados são usados em quantidades pequenas e se diluem em água, o que significa que são facilmente eliminados durante o processo de enxágue, não interferindo nos fios".



Segundo a executiva, um estudo independente desenvolvido pela Universidade de São Paulo, o Instituto Schulman de Investigação Científica, a Universidade Anhembi Morumbi e a International Specialty Products conclui que não existem diferenças relevantes ao comparar a performance de xampus com cloreto de sódio e aqueles que não possuem esse ingrediente em sua fórmula.



Água do mar é diferente de xampu



Verão chegando, a reclamação é comum: ao tomarem banho de mar, as pessoas associam a sensação de "ressecamento" dos cabelos à ação da água salgada. Mas não deve haver comparação com o efeito dos xampus, já que as concentrações de cloreto de sódio no mar são muito maiores. Além disso, a água da praia contém outras substâncias que vão provocar embaraço e ressecamento, sem falar nas agressões provocadas pela exposição ao sol, ao vento e à areia.



Existe xampu livre de sal?



Depende do sal. Se for o cloreto de sódio, a resposta é sim. Mas a farmacêutica responsável pela Biotropic Cosmética, Liliany Jann Zampiroli, esclarece que xampu com zero sal não existe: "O conceito trata necessariamente da ausência do cloreto de sódio na composição. Podemos sim fabricar produtos sem esse sal, mas para isso é preciso trabalhar com outro tipo de agente espessante".



Rafaela Gomes, gerente de Marketing de Produtos, e Adelaide Botelho, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, ambas da rede Beleza Natural reforçam que o cloreto de sódio vem sendo substituído por espessantes que agregam outros benefícios aos produtos e não apenas o incremento da viscosidade. A cabeleireira e diretora técnica da Mac Paul Cosméticos, Rosana Leite, ratifica que o "sem sal" que encontramos nas embalagens refere-se apenas ao cloreto de sódio, o sal de cozinha que todos conhecemos.

Confira AQUI produtos bacanas "zero sal"

Especialistas da Natura são enfáticos: todo xampu tem sal. A empresa, claro, não foge à regra: seus produtos contêm o cloreto de sódio, porém em concentrações muito baixas, somente para conferir a consistência ideal. Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, complementa: "O principal ingrediente de um xampu são os tensoativos, sendo os mais comuns o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. Na produção desses elementos acontece uma reação química cujo produto secundário é o cloreto de sódio".



Coraza complementa: "Mesmo que o fabricante, a princípio, não utilize o cloreto, quando se lança mão de qualquer tensoativo cujo nome termina em ‘de sódio', acaba-se gerando o sal no produto. Além disto, a própria betaína, utilizada como agente de espessamento, contém sal em sua composição."

terça-feira, 2 de março de 2010

Confira a pesquisa feita pela Wella que revela alguns fatos e mitos sobre colorir o cabelo (parte 2 de 2)






Aqui vai a segunda parte da pesquisa da Wella com mais 5 fatos/mitos sobre o que a mulherada pensa sobre pintar o cabelo.



6 – As consumidoras acham que não é importante conhecer a pessoa que vai pintar o seu cabelo

Mito. A pesquisa mostrou que 73% das mulheres fazem questão de saber bem quem vai pintar o seu cabelo. Se o cabeleireiro já a conhece há tempos, ele vai saber o que vai combinar com a sua personalidade e tipo de vida – e saber se você não está fazendo isto só porque terminou o namoro. Outro dado interessante é que 38% das mulheres afirmaram que com certeza chamariam o cabeleireiro para uma festa, de tão boa que é a relação entre eles!



7 – Produtos usados especificamente para ajudar a manter a cor entre as visitas do salão funcionam

Fato. A grande maioria das mulheres (79%) afirmou que esses produtos profissionais que dizem ajudar a manter a cor forte ajudam bastante até o retorno no salão.



8 – Todo mundo precisa retocar a cor a cada 4 semanas

Mito. São poucas as mulheres que retocam a cada mês. A maioria retoca a cada 2 ou 3 meses (22%), e outras retocam a cada 4 ou 6 meses (18%). Tudo depende do cabelo da pessoa e a técnica usada.



9 – As celebridades e as revistas influenciam bastante na escolha de qual técnica ou estilo as consumidoras vão usar

Mito. As mulheres querem mesmo é a recomendação do cabeleireiro (74%) para ver se vão tentar algo novo ou não. Até mesmo porque, convenhamos, não são as celebridades que tingem os próprios cabelos, elas escutam os seus especialistas!



10 – Mudar a cor do cabelo pode fazer a pessoa se sentir melhor sobre a sua aparência

Fato. Os números da pesquisa comprovam: 69% das mulheres afirma se sentir mais atraente após tingir o cabelo e 61% se sente mais confiante. Seja uma mudança radical, seja apenas um retoque de raiz, a pessoa vê que o cabelo está com aparência saudável e brilhante e, consequentemente, também se vê muito melhor e bonita.
Confira a pesquisa feita pela Wella que revela alguns fatos e mitos sobre colorir o cabelo (parte 1 de 2)







O pessoal da Wella Professionals fez uma pesquisa para descobrir o que as mulheres realmente pensam quando o assunto é pintar o cabelo. Eles perguntaram coisas básicas que eram consideradas mitos e acabaram vendo que algumas eram verdades. Confira a seguir a primeira parte da pesquisa:



1 – O melhor conselho sobre cor de cabelo vem das amigas

Mito. A maioria das entrevistadas (69%) acredita que o melhor conselho vem do cabeleireiro/colorista mesmo – e elas estão corretíssimas, pois são eles quem entendem do assunto. Apenas 4% escolhe a cor do cabelo por causa dos conselhos das amigas e 7% escolhe lendo artigos de revistas.



2 – As luzes estão tomando conta da indústria dos salões

Fato. As mulheres realmente estão preferindo fazer luzes no cabelo a qualquer outra coisa – 46% delas. Logo em seguida estão as mulheres que tingem o cabelo inteiro (35%).



3 – A tintura faz o cabelo parecer menos saudável

Mito. Na verdade as tinturas de hoje trazem até benefícios ao cabelo, deixando-o mais brilhante (91% das mulheres concordaram com a afirmação) e mais condicionado (89% das mulheres concordaram). Outro dado da pesquisa foi que 29% das mulheres acredita que o cabelo ficou bem mais saudável depois de tingir.



4 – O principal motivo de as mulheres não tingirem os seus cabelos é que elas não querem mudar a cor natural

Fato. Mais da metade das mulheres (55%) afirmou que não tingiu o cabelo no ano passado porque gostava da cor natural. Apenas 3% disse que não mudou por não ter cabelo branco para esconder.



5 – As consumidoras não sabem a diferença entre tintura semi, demi e permanente

Fato. A maioria confessou que não sabe mesmo a diferença (47%), ainda que soubesse que o melhor é perguntar bem antes de decidir qualquer coisa. E vamos explicar então: a semi permanente dura de 1 a 3 semanas, a demi permanente dura de 4 a 6 semanas e a permanente, bem, é permanente até o cabelo crescer de novo
Cuidando dos fios Louros





Cabelos claros, naturais ou coloridos sofrem com algumas mudanças de coloração. Eles podem ficar mais amarelados, verdes, manchados e no caso de tinta, podem desbotar.



A maioria das loiras, principalmente as não naturais, percebem seus cabelos amarelados em algum momento. Isto ocorre com frequência após o verão, pois o sol degrada as cutículas dos fios e altera os pigmentos, interferindo no tom dos cabelos.



Para eliminar o visual amarelado, você pode usar alguns produtos específicos que retiram esse tom e aumentam os reflexos loiros, normalmente são produtos de coloração roxa ou azulada ou específicos para cabelos . Sugestões:



* Mousse para Cabelos Louros - dá um tom dourado aos fios, Sheer Blonde, John Frieda.

* Shampoo e Condionador Ativador de Reflexos (tons Louro Platina ao Champagne e Louro Mel ao Caramelo), linha Sheer Blonde, John Frieda

* L'oréal Professionnel Série Expert Silver Shampoo - Neutraliza o reflexo amarelo da queratina, suaviza a fibra e compensa as perdas de proteínas com aminoácidos derivados das proteínas do trigo

* Silver Reflex Shampoo Keune - Neutraliza o amarelo do cabelo que passou por processos químicos, como descoloração, reflexos, mechas ou luzes. Devolve a umidade natural, nutre e fortalece os fios.

*Color Endure violeta, xampu e condicionador da Joico.

*Linha Blonde Forever, xampu, condicionador e leave-in da Mix-Use.

*Linha Blonde Glam, da Redken, xampu e condicionador.



Se ele está verde:



A água da piscina é uma da vilãs dos cabelos esverdeados. Isso acontece porque o sulfato de cobre, um agente químico muito usado para tratar a água da piscina, faz uma ligação química com a queratina (proteína que forma o fio) do cabelo, resultando na cor verde. Produtos sem enxágüe diminuem o contato dos fios com a água e evitam esse processo.



Os raios solares também podem deixar os fios com aspecto esverdeado, pois penetram no interior dos fios e oxidam seus pigmentos. Além de cremes com proteção solar, fazer uso de chapéu ajuda a protegê-los.



Lave os cabelos com xampu anti-resíduos espaçadamente para retirar o excesso de materiais que possam alterar o pigmento das fibras capilares. Mas atenção: como esse tipo de produto costuma deixar as cutículas abertas, é necessário aplicar, sempre após a limpeza, uma máscara de hidratação profunda ou revitalizante a fim de mantê-los nutridos.



Se os seus cabelos já estão verdes, existem xampus que eliminam o verde de cabelos loiros, como o Clarifier, da Senscience, mas que só podem ser usados em salões. Esses produtos retiram os agentes químicos que causaram a mudança de cor. Como os fios que precisam desse tratamento estão sensibilizados, é importante que o procedimento seja feito sob supervisão de um bom cabeleireiro, pois os fios podem ser danificados.



Algumas colorações quando não são bem aplicadas também podem causar este efeito. Tinturas muito claras ou com pigmentos prateados passadas em cabelos já com tintura loira podem deixá-lo esverdeado. Nestes casos é provável que a pessoa tenha optado por uma coloração com base zero. O ideal para quem é loira é sempre escolher a base maior do que 1, ou seja, prestar atenção na numeração da tintura e preferir as que terminam com números acima de 1. Conserte o tom esverdeado limpando o comprimento com água oxigenada. Na raiz, coloque um tom mais escuro para dar um efeito degrade. Mas este é um procedimento que deve ser feito no salão.



Cabelo Manchado:



Algumas blondes também reclamam que após a tintura, os cabelos ficaram claros demais ou parecem manchados. Se após a coloração, você ficou com essa impressão, não se aventure em tingir em casa novamente.



Se a tinta não for aplicada corretamente, é possível que seu cabelo fique manchado, com algumas partes mais claras, outras mais escuras, ou seja, completamente desigual. Isso acontece porque ao passar a tinta em casa, sozinha, muitas vezes não conseguimos alcançar todas as áreas do cabelo ou não passamos a tintura de modo uniforme. Outro motivo é que em alguns casos a tintura é colocada em todo o cabelo, quando na verdade era pra ser aplicada apenas para retocar a raiz. Para consertar, é necessário unificar a cor, deixando todo o cabelo em um tom só. O ideal é passar uma cor mais escura no cabelo.



Este é um problema para profissionais especializados. Procure um bom cabeleireiro, de preferência com referências de amigas de confiança, para não correr o risco de piorar o estrago e ainda danificar os fios.



Desbotamento:



Assim como a pele, o cabelo também sofre com a ação dos raios solares. Além de opacas e desidratadas, as melenas ficam com sua tonalidade alterada, com aspecto de queimadas mesmo. Isso porque a radiação UVA e UVB penetra nas fibras capilares e atinge a melanina, pigmento responsável pelas nuances das madeixas.



Evite usar secador e chapinha, pois o calor que esses aparelhos emitem resseca ainda mais os fios e realça a aparência desbotada. Também não adianta correr para o cabeleireiro na primeira oportunidade que tiver para pintar novamente as madeixas: antes de apostar numa nova coloração, é preciso hidratar e recuperar o brilho e a maciez da superfície. Do contrário, o problema irá se repetir.



Existem linhas completas (xampu, condicionador, máscara e leave-in) específicas para cabelos tingidos claros e escuros. Faça um tratamento intensivo com esses cosméticos, que contêm ativos capazes de ressaltar a cor das mechas, deixando-as com um brilho mais bonito.





• A coloração começou a desbotar? Então vá de xampus com pigmentos dourados, como o Color Shampoo Golden Blonde, Paul Mitchell, e o Sheer Blonde, John Frieda.