segunda-feira, 18 de abril de 2011






O PROCESSO DE ALISAMENTO DOS CABELOS 




Alterando as ligações do cabelo



Uma alteração das ligações secundaria do cabelo é obtida com água e uso de bobis ou secador, após o cabelo estar seco, a nova forma da ligação secundária será mantida, no entanto, quando o cabelo for molhado novamente , as ligações primarias mais fortes predominarão, e o cabelo retorna à sua forma original. Existe uma batalha constante entre as ligações primária e secundária. As ligações mais fortes sempre vencerão.



A única maneira, de criar uma ultima mudança na forma do cabelo é alterar as ligações primárias permanentemente, é isso que faz os sistemas de relaxamento. Químicas poderosas e ativas no creme abrem essas ligações primárias, então, enquanto estão abertas

o cabelo é amaciado e as ligações são levadas a uma nova posição. Cabelo relaxado não irá mais lutar contra o estilo liso.



Um relaxamento bem sucedido significa que mais de 50% das ligações primárias foram abertas, levadas e reunidas, se ocorrer menos de 50% da alteração, o cabelo voltara à sua forma original.



Preste atenção: ligações primárias são fortes e só podem ser abertas por meios químicos. Ligações secundárias não são tão fortes e são abertas mais facilmente. A abertura ou fechamento de ambos tipos de ligações é o que nos habilita a alterar a forma do cabelo permanentemente. Ligações primárias são encontradas em construções básicas, blocos de proteína capilar; a cistina do aminoácido, uma ligação disulfuríca que é formada na cistina, dá ao cabelo sua força e resistência a químicas.



Ligações secundárias mais fracas também unem partes e são normalmente compostas de hidrogênio ou sais, são eletrostáticas e, diferente das primárias, podem ser abertas com água.



No relaxamento as ligações de enxofre são quebradas e durante o processo de neutralização é dado a nova forma às ligações de enxofre.







O processo de alisamento e a diversas químicas





Os relaxamentos são essencialmente alisadores de cabelos: RELAXAMENTO, ALISAMENTO E TEXTURIZAÇÂO são termos utilizados quando falamos do sistema de relaxamento. Relaxadores, texturizadores e alisadores químicos reduzem a quantidade de cachos no cabelo em vários e diferentes graus, dependendo do grau natural dos cachos, do produto usado e do tempo de ação do trabalho



Existem características(substancias) de relaxamento:



- Ácido tioglicolico (amônia)

- hidróxido de sódio (caustica)

- hidróxido de cálcio (cálcio)

- hidróxido de lítio (guanidina)

- Sais metálicos (chumbo etc...)



Característica:



Amônia : tem cheiro marcante, age lentamente, não causa sensibilidade e enrijece em contato com os cabelos. Necessita se pentear muito para que reaja.



Caustica: Geralmente reage rapidamente, quando entra em contato com o couro cabeludo, gera ardor e até mesma perda de liquido quando afetada a epiderme (couro cabeludo).Não existe a necessidade de pentear para reagir deve ser retirado com água morna ou fria, na maioria das vezes, quase não tem cheiro.

Relaxamento com hidróxido de sódio, variam das forças mild (suave) a super, dependendo da porcentagem de hidróxido de sódio do produto, geralmente, quanto mais hidróxido de sódio no produto, mais rápido a ação do relaxamento. A força super do hidróxido de sódio dos relaxamentos deve ser usadas em cabelos extremamente resistentes.

Um relaxamento de hidróxido de sódio é melhor para clientes que querem cabelos mais lisos e menos volume, este tipo de relaxamento alisa rápido e deixa o cabelo sedoso, quando condicionado apropriadamente.



Hidróxido de cálcio – geralmente reage rapidamente, não gera ardência, endurece quando entra em contato com os cabelos, tem cheiro suave e necessita de um liquido ativador para misturar , do contrário, não reage (semelhante a guanidina)



Sais metálicos – não causa queimadura nem ardor, de ação lenta, adquiri uma coloração preta intensa, além de cobrir o cabelo com uma película de chumbo.



Tradicionalmente, as ações dos relaxamentos foram explicadas como o desligamento de enxofre e hidrogênio que são religados e re-endurecidos na nova formação alisada todos relaxamentos aumentam a cutícula e amaciam o cabelo. Cabelos mais grossos e resistentes demoram mais para relaxar, enquanto cabelos finos e coloridos são bem mais rápidos.

Troca de químicas – tabela de tempo

Devemos retocar os cabelos respeitando sempre a última química aplicada pelo fato de não serem compatíveis entre si, pois o tempo estimado é de 2 a 6 meses de pausa



Químicas Tempo de Troca

Cáustica – caústica 2  a 3 meses

Amônia – amônia 2 a 3 meses

Guanidina – guanidina 2 a 3 meses

Cáustica – amônia 5 a 6 meses

Amônia – cáustica 5 a 6 meses

Cáustica – guanidina 4 a 5 meses

Amônia – guanidina 5 a 6 meses

Sais metácilos acima de 6 meses



Alisamento ou defrisagem eis a questão!



Na verdade, as duas técnicas têm muito em comum, já que ambas reduzem o volume dos cachos e devolvem o movimento aos fios. A diferença é que o relaxamento ou defrisagem, apenas reduzem a intensidade das ondas dos cabelos cacheados, enquanto o alisamento, como o nome diz, muda a forma original do cabelo. Isto é possível, pois a química abre as escamas externas dos fios, penetra no interior da fibra capilar e altera completamente sua estrutura. Na maioria das vezes, a fórmula de alisamento é aplicada com pincel e, a de relaxamento, com pente.



Dez mitos e verdades sobre beleza



Dermatologista esclarece dúvidas comuns das mulheres sobre vários temas

Refrigerante dá celulite? O sol melhora a acne? Os cremes para gordura localizada realmente funcionam? A dermatologista Miriam Sabino tira todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O sol melhora a acne?


Mito. O Sol aparenta deixar a acne com um aspecto melhor, ou seja, o sol seca a acne. No entanto, esse efeito é ilusório, pois caso a pele não esteja devidamente protegida com filtro solar, o quadro de infecção pode agravar. O ideal é utilizar produtos a base de gel ou oil free para quem tem pele oleosa. Além disso, o aumento do suor e da produção de sebo pelo calor , favorece a proliferação bacteriana que também piora a acne.

Os cremes e produtos tópicos podem agir para melhorar o aspecto da celulite? Eles realmente funcionam?


Depende, eles até funcionam, mas fazem pouco efeito se utilizados como único recurso para o combate a celulite , já que a pele é uma barreira que impede que as substâncias cheguem ao tecido subcutâneo que é o local onde se instala a celulite.

A drenagem linfática e outros tratamentos estéticos funcionam?

Verdade. A drenagem linfática é um excelente tratamento para celulites bem iniciais, pois evita o acúmulo de água entre as células. *

Banho quente estraga o cabelo?


Verdade. A água a partir de 36° C estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode colaborar para a queda de cabelo, além de deixá-lo opaco e quebradiço.

Refrigerante pode causar celulite?

Mito. O refrigerante não causa celulite. A ingestão excessiva de refrigerantes pode engordar e a gordura causa a celulite.

Alimentos industrializados causam celulite?

Verdade. Geralmente esses alimentos têm alto teor de sódio, o que retém água entre as células e piora o aspecto da celulite.

O sol pode causar flacidez?

Verdade. Um dos maiores vilões do envelhecimento é o sol. Ele pode causar queimaduras, vermelhidão, bolhas, sardas, rugas, manchas e inclusive a flacidez da pele.

Cloro deixa o cabelo verde?

Mito. Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo.

Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?

Verdade. A umidade em conjunto com o abafamento e o calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos, provocando a queda dos fios.

Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas?


Verdade. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo "pancake" podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa.

Fonte:DONNA ZH


Quimica da Beleza






Você pode até duvidar. Mas alguns nomes estranhos, difíceis até mesmo de pronunciar, contribuem – e muito – para tornar as mulheres ainda mais bonitas. Quem imaginaria, por exemplo, que o toluenosulfonamida ou o oxicloreto de bismuto não sai das mãos da maioria das mulheres? Ou que o hidróxido de amônio, o hexadecanol e os copolímeros de ácido acrílico, para citar apenas alguns nomes, estão quase sempre presentes em cabeças femininas? Isso sem falar do dibenzoato de dipropilenoglicol, que assegura a muitas mulheres uma epiderme macia e sedosa, sem a presença de pêlos, sempre incômodos e deselegantes.

É isso mesmo. A toluenosulfonamida e o oxicloreto de bismuto são alguns dos produtos químicos utilizados na fabricação do conhecido esmalte. Sem esses produtos, com destaque para os corantes, as unhas não teriam o colorido que dá aquele charme todo especial às mulheres.

E por falar em cores, você já reparou na diversidade de tons que enfeitam as mais belas cabeças do mundo. Castanhos, pretos, dourados, vermelhos, louros.... a variedade é enorme. É incrível como as mulheres conseguem melhorar o que, por natureza, já é bonito. Graças, é claro, ao cabeleireiro e à Química, que produz, entre outros, o hidróxido de amônio, o álcool graxo e os corantes, fundamentais nas tinturas que embelezam madeixas. Há, ainda, os produtos presentes em xampus, como o alquil éter sulfato, em condicionadores, como o hexadecanol, e em sprays para fixação de penteados, como o copolímero de ácido acrílico.

Assim, da próxima vez que você admirar os tons de um penteado ou o colorido das unhas de uma mulher, lembre-se de que a Química, apesar de alguns nomes bastante complicados, também é fundamental na beleza e que, sem ela, o mundo continuaria a ser mundo, mas perderia muito de seu charme e encantamento.

Fonte:Abiquin

Derrubando Mitos e Tabus Sobre Cabelos:



Bem, o post abaixo me foi enviado, gostei e estou repartindo com voces, achei bem interessante para quebrarmos mitos que se criaram sobre os cabelos, sei que muitos não concordam mas vale para se pensar.




Rate This(autora)





A Lua: A astronomia e a astrologia não têm absolutamente nada a ver com os cabelos. Abstraiam a lua e o calendário de suas mentes quando forem cortar os cabelos.

Cortar para crescer mais: Não tem nada a ver pontas com raiz, a única relação, é que ponta já foi raiz, só isso. Essa é uma velha desculpa que mães usam para as crianças quererem cortar os cabelos, principalmente as meninas, para não pegarem piolho na escolinha! rs!

Seu cabelo não vai deixar de crescer se você parar de cortá-lo, que bom seria se cabelos fossem como plantas, que quando podamos, tendem a se desenvolver melhor e com mais facilidade.

Lavar os cabelos todos os dias não faz mal, faz é bem! Chega a ser nojento ver cabelos por aí pingando sebo. Vejo tanta gente que tem os cabelos oleosos e com química dizendo que não lava os cabelos todos os dias, pois os cabelos ressecam muito.

Isso só acontece se a pessoa lava os cabelos com um sabão de côco com muita soda cáustica! Por favor, pessoal do cabelo oleoso pode lavar sim seus cabelos todos os dias, porque o sebo impede o seu couro cabeludo de respirar, mais fios caem. Então, lavem os cabelos!

Cabelos brancos arrancados não nascem em dobro, se assim fosse, seria bem fácil combater a calvície! rs!

Anticoncepcional esmagado e colocado no shampoo não faz o cabelo crescer mais, mas existem remédios apropriados para o crescimento de cabelos. (consulte um especialista, não uma cabeleireira).

Dormir com uma máscara de tratamento nos cabelos não vai fazer o seu cabelo ficar mais bonito, e sim mais oleoso, e se tiver queratina no meio, talvez você tenha um problema sério com o excesso da proteína.

Dormir com os cabelos molhados faz mal sim, pois onde há umidade por muito tempo, tem fungo, e isso pode fazer com que os cabelos caiam mais (não é quebra, é queda, da raíz).

A alimentação faz toda a diferença. Não adianta usar shampoos caríssimos e não se alimentar bem. O que faz a nossa saúde transparecer por fora, é o que ingerimos.

Os cabelos crescem mais rápido no verão sim, podem ficar felizes! O calor faz a circulação sanguínea ficar mais acelerada em todo o corpo, inclusive no couro cabeludo, e isso faz com que os cabelos cresçam!

Caspa faz os cabelos caírem sim, portanto, procure um especialista, não uma cabeleireira! Use os remédios apropriados, shampoos manipulados recomendados pelo seu dermatologista. Shampoos cosméticos não vão fazer milagre.

Espero que se quebrem os tabus!