Os perigos ocultos no salão de beleza
Fazer unhas é quase um mandamento feminino. E toda semana milhares de mulheres fazem pés e mãos nos salões de beleza por todo o país. O que muitas não sabem são os riscos ocultos em muitas das ferramentas de trabalho de manicures e pedicures. O objetivo desse post é justamente conscientizar sobre esse problema e sugerir algumas soluções.
Eis os vilões:
Lixa de pé: se ela esfoliou o pé de alguém com micose, a próxima cliente do salão pode ser vítima dos fungos. A lixa de unha e a tesoura também podem transmitir micoses.
Alicate: é o maior responsável pela transmissão de doenças como a Hepatite C e de infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga.
Bacias e potes:a água quente usada para amolecer a cutícula ajuda na proliferação de fungos. A manicure deve amolecer a cutícula com algodão úmido ou creme apropriado.
Palitos de unha: como são de madeira, não se costuma esterilizá-los. Por isso, são fonte de fungos que podem transmitir doenças à pele.
Dessa forma, existem duas opções para nós:
1) A primeira é a de ter TODOS os nossos instrumentais. O grande problema aqui é a esterilização. Não adianta ter o seu alicate se você não tem como esterilizá-lo. Usar os outros materiais descartáveis sempre que possível também é outra dica. Ainda acho essa a melhor opção.
2) A segunda opção é investigar (sim você tem que ser detetive para descobrir se o salão tem autoclave ou não). Aqui vejo o grande problema. A maioria dos salões fala que tem autoclave sem ter. Eles tem uma linda estufa que acham que combate os fungos e bactérias.
3)E a terceira e última dica: acho muito apropriados aqueles kits para fazer unha a seco. Alguns salões já padronizaram isso. Simplesmente são ótimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário