domingo, 21 de março de 2010

Esmaltes são febre em blogs




A grande procura pelas últimas novidades em esmaltes pode ser percebida de outras formas, além do grande volume de vendas do produto. Blogs especializados no assunto fazem o maior sucesso entre as internautas e se tornaram um eficiente meio de troca de informações.



– Éramos várias meninas falando exaustivamente sobre unhas no Twitter, trocando dicas de cores, misturinhas e produtos. A quantidade de twits sobre o assunto ficou tão grande que decidimos ter um cantinho só para falarmos disso, bem papo de salão – conta Stella Regina, blogueira do Mão Feita.



O Mão Feita é atualizado diariamente por sete meninas, e Stella explica o que pode ter intensificado essa fascinação pelas mãos.



– Cuidar das unhas sempre foi algo muito básico para toda mulher. O que acontece agora é que a brasileira se rendeu à infinidade de cores e possibilidades de demonstrar a própria personalidade através delas. Essa possibilidade de sair do combo "vermelhinho-rosinha-branquinho" acaba estimulando a mulher a não deixar a preguiça vencer e estar sempre com as unhas cuidadas – analisa.



Integrante do time de meninas que tocam o blog Unha Bonita, Daniele Honorato acredita que os blogs têm papel fundamental nessa mudança de comportamento.



– Hoje, se a mulher tem as unhas pintadas de verde, ela é fashionista e quer ser vista como sofisticada e elegante. Essa mania por cores vem toda dos blogs. A partir do momento em que falamos que o verde é a cor do momento porque a Chanel apresentou nos desfiles, todas querem.





Um encanto de milênios



Registros dão conta de que a rainha Cleópatra era fissurada por colorir as unhas. De acordo com o coordenador do Curso de Tecnologia de Cosméticos das Faculdades Oswaldo Cruz, de São Paulo, Jadir Nunes, as mulheres egípcias de 3.000 a 3.500 A.C. costumavam pintar as unhas e as mãos com henna – em princípio com a cor preta, mais tarde, com um tom de marrom escuro, obtido também a partir da substância.



Por volta do século 3 A.C., as chinesas passaram a cultivar um cuidado especial com as unhas. Na época, mantê-las compridas e pintadas era sinônimo de nobreza. Jadir explica que essas mulheres costumavam utilizar um produto um pouco mais similar ao fabricado atualmente.



– Inicialmente, utilizavam mistura de clara de ovo, cera de abelha, gelatina e pétalas de rosa, que eram esmagadas para dar uma coloração avermelhada. Depois, criaram fórmulas com lacas derivadas de goma e resinas naturais dissolvidas em óleos vegetais.



O esmalte evoluiu, passando por formulações desenvolvidas a partir de óleos e aplicadas com pincéis de pelo de camelo. A mudança mais radical aconteceu no século passado, impulsionada pelo desenvolvimento da indústria automobilística, na década de 1920, que criou uma espécie de esmalte para a pintura dos automóveis. A partir daí, os químicos experimentaram novas substâncias até descobrirem a fórmula do primeiro esmalte para unhas, inicialmente produzido em um tom rosado. Em 1932, Charles e Joseph Revlon criaram a primeira linha de maquiagem para unhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário