Escova progressiva
– Porque grandes marcas não produzem este produto?
Você já percebeu que não encontramos a venda “Escova progressiva” com marca famosa e conhecida do publico consumidor, como Wella; L’Oréal; Schuarztkopf; Alfa-Parf e outras conhecidas. Fico pensando e analisando que todas as marcas de “escova progressiva” são desconhecidas, nada contra, até porque isto é um desejo do consumidor brasileiro.
Não sei se você profissional-cabeleireiro, já prestou a atenção na embalagem dos produtos que se destinam a “escova progressiva” que no rotulo, quando consta, esta um numero da ANVISA de protocolo e não uma liberação, e quando tem liberação é para produto de grau 1, ou seja, não é produto de transformação, como alisante, mas os vendedores destes distribuidores nos informam que eles alisam sim os cabelos.
Como já trabalhei em grandes empresas, que produzem grandes marcas de produtos cosméticos, vejo que as pesquisas e os resultados, nestes laboratórios que produzem produtos para “escova progressiva”, são deixados de lado, é elaborada uma formula, realizado pequenos testes de amostragem e não se espera ver os resultados no cabelo. Normalmente estes produtos contem formol ou algum tio de deido, e são comercializados com nome de escova disso, escova daquilo, etc. e tal. Todos prometem maravilhas para o fio de cabelo, mas com o passar do tempo vemos que as maravilhas não acontecem, e sim, temos é problemas dentro dos salões, com clientes reclamando que o cabelo esta caindo muito, este muito ressecado etc.
Estou escrevendo isto devido ter notado aqui no blog várias perguntas de consumidoras relatando problemas, inclusive utilizando produto de redução de volume a base de oxoacetamida de carbocisteina.
Gostaria de esclarecer neste post, que não sou o importador da oxoacetamida de carbocisteina, não tenho empresa nem sou vendedor deste ativo, apenas participei dos testes no cabelo, e na época alertei sobre problemas que ocorriam como o desbotamento e em cabelos mais cacheados e grossos teriam de ter mais hidratação.
Mas se notarem o sucesso do produto podem ver quantos distribuidores com diversas marcas lançaram este ativo no mercado, é só olharem as revistas da área para verem o que digo.
Agora uma critica, principalmente ao profissional-cabeleireiro, que vai aos workshops criados por estas empresas para demonstrarem seu produto, e não pedem informação técnica os demonstrador do produto, se contentam em ver ele fazer um cabelo, mas não pedem nenhuma explicação sobre os produtos que constam daquela formulação pessoal temos de nos informar mais, trabalhamos com produtos químicos, precisamos saber para que serve cada produto que constam daquele produto final. Vejam que cada distribuidor destes criam “kits” grandes para comercializarem, e como se todos os clientes tivessem o mesmo tipo e espessura de fio de cabelo, ai quando começamos a trabalhar com o produto vem os problemas, pois as pessoas tem cabelos diferentes, o que é bom para uns não é bom para outros cabelos, mas não conhecemos o produto para adaptarmos a cada cliente. Estamos comprando marketing demais, apenas marketing, e pagando muito caro por isto.
Tambem vejo uma parte de culpa no consumidor que se deixa levar muito pela propaganda, e não leva em conta experiência de profissionais, achando que profissional que esta na mídia são os melhores, quando sabemos que não é a realidade, é apenas propaganda.
Encerrando, vamos começar a cobrar mais dos vendedores de cosméticos, não vamos ficar acreditando em milagres, vamos aprender a ler os rótulos, pois não podemos ficar sendo usados, pois sabemos que quando da um problema com o cabelo da cliente a culpa é do profissional-cabeleireiro e quando esta tudo maravilhoso ai é o produto que é bom.
Não esqueça que um resultado perfeito de 100%, é composto de 20% produto, 40% diagnostico correto e 40% do trabalho do profissional. Produto não age sozinho. Temos que realizar bem o diagnostico e melhor ainda trabalhar este produto.
Abraços a todos que leem meu blog.