quinta-feira, 26 de novembro de 2015

#EscovaProgressiva #Selagem #Botox #AcidoGlioxilico #AcidoHialuronico

Você sabe que quando esta fazendo “Progressiva” não esta tratando seu cabelo e sim destruindo?

Você acha que este cabelo quando lavou ficou assim???

Novamente volto a escrever sobre este assunto “escova progressiva”, quando usamos produz ILEGAIS.

Todos os produtos utilizados nas escovas progressivas, selagem, Botox (acho inadequado este nome para tratamento de cabelo), defrizagem  e outros são classificados como ilegais pela ANVISA, até muitos laboratórios são registrados, mas os produtos que comercializam são ilegais e não liberados pela agencia reguladora ANVISA.

Já comentei por aqui que recebo “propostas” diariamente pra falar de progressivas, mas que sempre que peço a formulação, começa a enrolação. Quando digo que vou comprar o produto pra mandar analisar a fórmula, o bicho pega, porque insistem em me enviar, mas eu sei bem como a coisa funciona, e não vão fazer comigo o que fazem com a ANVISA, sabe?
Acho MUITO falho que o produto a ser liberado seja enviado pela empresa, porque é evidente que empresa nenhuma vai enviar pra ANVISA produto com formol, mas todo mundo sabe que, em muitos casos, o que vai pra ANVISA é bem diferente do que vem pra gente. O que deveria ser feito, já que os fiscais não fiscalizam, eram “análises” surpresa, como já aconteceu em muitos casos, mas aí, mesmo quando rola interdição cautelar, a empresa sempre alega que o problema foi no “lote”, que a adulteração foi feita depois que o produto saiu da empresa, já que a amostra de retenção, que é a que vai pra ANVISA, encontra-se em acordo com a legislação.

Mas, já falei muito sobre isso aqui e sou da opinião que informação é o que não falta, se engana quem quer.

A questão hoje é sobre um suposto produto que alisa sem formol, mas também sem as substâncias alisantes permitidas pela ANVISA. Já não aguento mais falar nesse assunto, mas se tem uma coisa que me irrita profundamente é gente que pensa que todo mundo é burro ou se deixa enganar facilmente.

Isto é um trabalho de escova gente, não de alisamento

Ai vem o cabeleireiro me dizer que é a cliente que pede para utilizar produto ilegal, para mim isto não cola, que induz a cliente a utilizar produtos ilegais é o cabeleireiro, pois a cliente chega pedindo um tratamento e ele, cabeleireiro, é que oferece um produto ilegal e dizendo que esta tratando o cabelo, quando na realizada esta destruindo o da cliente.

A coisa é simples: só alisa se tiver substância alisante, e se tiver substância alisante, é grau 2 na Anvisa. Fora isso, só vai deixar o cabelo “esticado” se tiver derivados de formol. Então, não vem com historinha dizendo que é um ativo revolucionário que passou por testes no país A, B ou C não porque eu não sou burro.

Agora a moda é que “o produto” é a base da ACIDO HIALURÔNICO. O acido hialurônico é excelente hidratante, mas NÃO alisa cabelo e nem estica, tem outro ativo nesta formulação.
Na próxima postagem irei escrever sobre o ACIDO HIALURÔNICO.



Formol disfarçado, como identificar?

Pois bem, analisando  não identifica mais rótulos de composição contendo  ácido glioxílico, carbocisteína ou oxoacetamida, substâncias  bem  comuns encontradas em produtos desse tipo. Mas, agora  outra coisa que faz o mesmo efeito, porque é também o que chamamos de formol disfarçado: Methylene Glycol.
O Methylene Glycol nada mais é do que o chamado “formol líquido”, vez que se trata da reação de uma molécula de formol dissolvida em água. Essa substância pode ser convertida em várias coisas, a depender da temperatura, do pH, da concentração e da presença de outros ativos, mas o fato a Scientific Committee On Consumer Safety já constatou e declarou que o Methylene Glycol (glicol de metileno), embora seja quimicamente diferente, é equivalente ao
Formol. Quem tiver dúvidas sobre isso, sugiro a leitura do  “laudo” emitido em junho de 2012 pelo Europen Scientific Committee  On Consumer Safety, que é um comitê europeu de segurança dos consumidores.
E assim como usam esse ativo, usam outros que são, de forma simplificada, formol mascarado ou variações de formol:
Methanal (Metanal)
Óxido de Metileno
Oxymethylene (Oximetileno)
Methylaldehyde (Metil aldeído)
Oxomethane (Oximetano)
Formalina (Formalin)
Aldeído Fórmico
Outros possíveis nomes, que são, em verdade, nomes de produtos diversos contendo formol, são de acordo com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia (California Department Public Health):
BFV; Fannofor; Formalith; Fyde; Ivalon; Karsan; Lysoform.
Engraçado que, no Instituto Nacional do Câncer (lá tem textos sobre o formol porque, embora a grande maioria não dê a menor importância, essa substância é altamente cancerígena), num texto sobre formol, esses produtos aparecem como sinônimos do formol, mas até onde sei são produtos que contém formol, inclusive desinfetantes (Lysoform, por exemplo).

Mas, o post era só pra exemplificar nomes usados pra “substituir” o formol e enganar o consumidor que não quer usar a substância, mas é levado, por má fé de muitas empresas, a usar.
Claro que se vocês quiserem usar, o direito é de vocês, mas a minha função, creio eu, é orientá-las da melhor maneira possível.

Escova progressiva sem formol

O meu posicionamento é claro: se alisa tem que ter uma substância alisante, claro. Acontece que qualquer substância alisante para ser comercializada aqui no Brasil precisa ser registrada pela ANVISA, e, até a presente data, os ativos liberados como alisantes são  o hidróxido ou carbonato de guanidina, o ácido tioglicólico (tioglicolato de amônio ou tioglicolato de AMP), o hidróxido de sódio, o hidróxido de potássio, o hidróxido de cálcio e o hidróxido de lítio.
Ah, e não, o formol NÃO é liberado pela ANVISA como alisante! O que a ANVISA libera é o seu uso como conservante, e na quantidade máxima de 0,2%, portanto, nenhuma progressiva pode conter formol com a finalidade de alisar.
Então, qualquer coisa que prometa alisar e não contenha os ativos alisantes registrados pela ANVISA,  possivelmente contém formol de forma velada.


este milagre é mentira, enganação mesmo.

Se for alisante, tem que ser registrado e, sendo assim, são classificados como grau 2, de forma que em seu rótulo é possível encontrar o número do registro, que possui entre 9 e 13 dígitos. Se prometer alisar e não for grau 2, pode ter certeza que tem problema!

E não, carbocisteína não alisa cabelo, lisina não alisa cabelo, aminoácidos não alisam os cabelos, assim como ácido glioxílico, também não alisa o cabelo (encapa e detona, mas não alisa!). Acido hialurônico, também não alisa é hidratante, como já disse.

Pra quem não sabe, o ácido  glioxílico é um ácido aldeídico ( ácido formilfórmico), exatamente como o formol, e, conforme explicação dada pela  Profª Dra. Maria Valéria Robles, que inclusive faz parte da Câmara Técnica da Anvisa,  esse ácido quando aquecido se transforma em formol!

E é exatamente isso que acontece com as dezenas de escovas com  ativos “naturais” que prometem alisar os fios, porque, na verdade, elas possuem alguma substância que, quando aquecida, “se transforma” em formol, que, caso vocês não saibam, acaba com o cabelo.

Para mim, ir em feiras ou ler revista de "cabeleireiro" que tem propaganda enganosa, e utilizando produtos ilegais, é o mesmo que os traficantes de "droga" começarem a anunciar ou vender  em feiras suas drogas como o krac.

Recado dado, né? Deixa-se enganar quem quer!

Imagens: Internet


15 comentários:

  1. Amei seu blog, muito esclarecedor. Desisti da progressiva ano passado por que tenho o sonho de ser loira o que é impossível com esse tipo de química além de deixar meu cabelo nada saudável, então estou em transição capilar e refém da escova já que não curto em mim os cachos. Moro numa cidade muito úmida e meu cabelo logo volta a ser cacheado, você tem alguma dica para fazer a escova durar mais e algo que eu possa fazer para reduzir o volume como botox capilar. Por favor continue com o blog. Abraços. Ana Laura Alb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Laura!
      Olhe hoje é possível sim você ser loura e usar alisante de cabelo. Esqueça as progressivas, botox(s) e tudo que utiliza produtos ilegais. Você pode utilizar o tioglicolato de AMP, geração 2, e fazer coloração super clara, atura de 9(louro clarissimo). Basta que o profissional tenha bons conhecimentos de fio de cabelo.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder, estou super feliz de saber que é possível. Vou cuidar muito dos meus cabelos para ficarem fortes e bonitos. Seria ótimo ter um profissional como você aqui na minha cidade. Abraços. Ana Laura Alb.

      Excluir
  2. E esses alisantes como hidróxidos, Tioglicolato de AMP também não danificam o cabelo? Existe a possibilidade de alisar os cabelos sem danifica-los?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonimo 26/11.
      Olhe o dano com os hidróxidos são provocados pelo profissional que não conhece química e que não sabe trabalhar com alisamentos, para conseguir danificar um cabelo com AMP é muito difícil mesmo, se danificou é porque não soube trabalhar/utilizar o protocolo de aplicação.
      Desculpe minha franqueza, mas esta é a verdade, e aqui no Brasil, esta cheio de profissional que não sabe analisar fio de cabelo e nem alisar um cabelo.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.
      ET: da próxima vez identifique-se.

      Excluir
  3. Boa tarde,

    Meu nome Meire e Gostaria de saber sua opinião sobre o Glyoxyloyl Carbocysteine e Glyoxyloyl Keratin Amino Acids, que é vendido como efeito liso 30 dias. Sei que também é uma espécie de alisamento, mas ele danifica da mesma forma que o formol? ele realmente não muda a estrutura do fio, como promete o fabricante? eles vendem como realinhamento que não modifica o fio... duvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meire.
      Nada mais é do que uma progressiva a base de acido glioxilico, que quando aquecido tem os mesmos efeitos que o formoldeido.
      Veja aqui no blog que tenho uma de minhas ultimas postagens sobre os danos que as progressivas provocam nos cabelos.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  4. ola Paolo fiz progressiva da agilize e descobri que tem depois ac glioxílico!! o que é proibido pela anvisa, já denunciei faz 6 meses, estou no aguardo!!! A NG de france tem Glyoxyloyl Carbocysteine e Glyoxyloyl Keratin Amino Acids, dizem que é grau 2 aprovada pela anvisa!!! e vi que o senhor falou que é o mesmo que ac glioxílico, mas li nesse artigo que esse Glyoxyloyl Carbocysteine e Glyoxyloyl Keratin Amino Acids, não libera formol !!! o link do artigo http://www.ecosmetics.com.br/pt-br/materias/formol-disfarcado-como-identificar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisangela!
      Bem, os dois produtos mencionados por você e que estão na publicação que você menciona, e é uma publicação de 2015, sozinhos eles não fazem um alisamento no cabelo, eles vão precisar de um produto que vai fazer a redução do cabelo, e em consequência provocar o efeito liso, e como diz na publicação muitas empresas omitem. E esta publicação que você menciona é de uma empresa de cosméticos que utiliza carbocisteina, como alisante, o que ela sozinha não faz precisa sim de acido para ter efeito.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  5. Olá, boa tarde.
    Eu uso o hair Life para alisar meu cabelo, tioglicolato, gostaria de saber se tem algum problema em relação ao princípio ativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia!
      Tioglicolato de amônio ou tioglicolato de AMP são dois processos de alisamento saudável, sem problemas, continua a usar e a tratar do seu cabelo.
      Alisamentos NÃO SAUDÁVEIS são as escovas progressivas e seus correlatos (selagem, botox etc).
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  6. Olá, boa tarde!
    O creme alisante da Lola Cosmetics Vintage Girls, diz ser livre de formol. E tem esses principios ativos Blend de Ácidos: combinação de Cisteamina HCL e Ácido Hialurônico, Aspártico e Ascórbico.
    Eu fazia progressiva, tem 5 meses que não faço, sera que posso usar esse alisante? E você o que acha desse produto? posso usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Desculpe demorar a responder.
      Esta é mais uma progressiva igual as que você já usou. Isto não é alisante de cabelos.
      Eu, como todo o profissional que estuda cabelo sou totalmente contra as progressivas. E detesto produtos que enganam o consumidor como este que você esta interessada.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  7. Progressiva de formol é compatível com a de ácido? E se o ácido é compatível com colorações cabelos que já passaram por descoloração? E se a progressiva de formol é compatível com colorações e cabelos que já foram também descoloridos ? Soa essas as minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Progressivas ácido (ácido glioxilico) quando aquecido tem o mesmo efeito do formoldeido.
      Devido as progressivas ácidas terem um pH extremamente baixo elas vão sensibilizar ainda mais o cabelos que passou por colorações e descolorações, vindo, com o passar dos tempos, o rompimento da haste capilar.
      Pregressivas a base de formoldeidos são totalmente proibidas, e logico que comprometem a saúde de haste capilar.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir