terça-feira, 27 de abril de 2010

Penteados para Inverno 2010









O inverno sem dúvida nenhuma é a estação mais chic do ano e nesse inverno a tendência para cabelos é apostar nos penteados estruturados com modelagem, topetes, ondas, e muito movimento.

A Revlon Professionel apresentou para a coleção de inverno 2010 cabelos , cores e penteados marcantes e muito glamurosos para aquecer certamente as baixas temperaturas e conseguiu em cheio atingir o objetivo.



Os penteados aparecem como moldura do rosto sempre com algum movimento seja ele nas ondulações ou na textura dos cabelos. Outra tendência que aparece na coleção da Revlon foram as cores fortes e vibrantes como loiro-dourado e vermelho-bourbon.

As cores apesar de vibrantes para esse inverno resgatam tonalidades de café, camurça e marrons também voltam a ditar moda para cabelos no inverno 2010. Para modernizar a volta das franjas que reaparecem com o comprimento maior mas sem perder a graciosidade e feminilidade .



Essas são algumas das sugestões de mudanças e tendências para o inverno 2010, muita classe , requinte e sofisticação cores vibrantes e penteados marcantes para qualquer ocasião do dia .

Certamente se você esta antenanda no universo da moda já deve ter visto um desses penteados nas passarelas da moda internacionais e nacionais e se ainda não viu prepare-se pois esse inverno pede sofisticação e requinte!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Neutrogena – Xampu anti-resíduos








A Neutrogena apresenta uma alternativa mais suave na formula do xampu anti-resíduos.

Xampu anti-resíduos que com apenas uma aplicação remove de 70% a 90% dos resíduos que se acumulam pelo uso continuo de outros xampus, condicionadores, mousses e finalizadores. Usado uma vez por semana (no maximo) revitaliza os cabelos e aumenta a efetividade de seu xampu favorito.

Xampu suave para todos os tipos de cabelo e ideal para couro cabeludo sensível ou irritado. Não deixa resíduo e não interfere em tratamentos tópicos.

Vamos conferir a formula.

FORMULA:

Purified Water, Ammoniu Lauryl Sulfate, Cocamide DEA, Cocamidopropyl Betaine; Glycerin; Imidazolidinyl Urea; Methyl paraben; Propyl paraben; Citric Acid; Fragancia.

LENDO A FORMULA:

Purified Water: agua purificada esta presente na maioria dos cosmeticos. A água é a principal e uma das matérias- prima mais cara da indústria cosmética devido aos processos utilizados na purificação da água. A última tendência dos cosméticos é utilizar águas de fontes termais. Estudo vem demonstrando o aumento de eficácia dos produtos formulados com água termal.

Ammoniun Lauryl Sulfate: Lauril Sulfato de amônio é um tensoativo, agente que promove limpeza eficaz sendo mais suave que o Lauril Sulfato de Sódio, também um componente comum nos xampus, e o que esta mais presente.

Cocamide Dea: co-tensoativo, agente que auxilia o tensoativo a promover uma limpeza mais suave dos fios de cabelo.

Cocamidopropyl Betaine: agente derivado do óleo de coco, também é um co-tensoativo que auxilia o tensoativo apromover uma limpeza mais suave dos fios, também tem função anti-estatica, age diminuindo o efeito Frizz dos cabelos.

Glycerin: Glicerina, agente umectante, amacia os cabelos, impede a perda de água dos fios.

Imidazolidinyl Urea: usado como conservante em cosméticos.

Methyl Paraben: parabém metílico, conservante, é o óleo mais comumente usado em cosméticos.

Propyl Paraben: anti- fungíco e antimicrobiana.

Citric Acid: acido cítrico, é um estabilizador de pH.

É importante informar que a formula deste anti-resíduos não apresenta sais em sua composição apenas tensoativos e co-tensoativos mais suaves que promovem limpeza mais eficaz e não agressiva.
pH aproximado dos xampus comerciais.




Niely Gold pH entre 7 e 7,5



Pantene: pH 6,5



Ox plantis: pH entre 5 e 5,5



Elseve: pH entre 5,5 e 6



Garnier Fructis: pH entre 6,5 e 7



Dove: pH entre 6,5 e 7



Vale lembrar que é sempre bom utilizar xampu e condicionador da mesma linha pois o efeito final dos mesmo é melhor pois o xampu levemente alcalino e o condicionador levemente acido vão chegar a um pH ideal para os fios, por volta a 4,5 e 5,5, compatível com o da queratina.
pH aproximado dos condicionadores comerciais.






seda liso extremo pH 5



Niely gold pH entre 4 e 4,5



Elseve pH entre 4 e 4,5



Procure sempre por condicionadores com pH entre 4 e 4,5

domingo, 25 de abril de 2010

8 Pecados dos cabelos bonito





Difícil encontrar uma mulher feliz com o próprio cabelo. Pontas duplas, raiz muito oleosa, fios quebradiços, corte com muito volume, caimento sem graça... a lista de reclamações é enorme e, não raro, nunca zera.



Em geral, as clientes sabem como cuidar do cabelo. Mas, no dia-a-dia, atropelam todas as recomendações e depois sofrem com os efeitos do desleixo.



Vamos ver quais são os hábitos que mais destroem os fios e como você faz para se livrar deles até, finalmente, travar um acordo de paz com a escova.



1. Deixar condicionador no cabelo: principalmente quem pena com os fios secos, é tentada a cada banho. O cabelo fica macio e escorre pelo pente debaixo do chuveiro, e você sonha em manter aquela sensação pelo dia todo. Mas não pense que deixar o creme no cabelo é melhor maneira de conseguir isso. Os condicionadores abrem as escamas dos fios. Assim conseguem penetrar e tratá-los. Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa.



2. Usar máscara hidratante na praia: não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágüe com proteção solar. E nada mais. Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo. Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.



3. Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente. Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.



4. Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. O único jeito de consertar é cortando. Antes de usar a prancha seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.



5. Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.



6. Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, recomendo um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.



7. Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e devolver água aos cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento e etc.), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.



8. Fazer mais de duas químicas: você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progresiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo.
CPR Senscience





CPR (Cuticle Porosity Reconstrutive Treatment) tratamento reconstrutivo para porosidade da cutícula capilar é um 'milagrinho'.Apesar de conter silicones...



Muito parecido com o Five Steps da Lanza (atual 3 Steps), esse tratamento reconstrutivo é maravilhoso. Como ele contém silicone fui vendo o resultado ao longo das lavagem após aplicações em algumas clientes.

Resolvi aplicar o CPR para adiar esse corte e deu certo. Percebi também o cabelo muito mais hidratado e a formação dos cachos ficou bem mais parecida com a do cabelo virgem, cachos bem grandes.

De imediato nota-se grande maciez no cabelo, mas o efeito é prolongado, principalmente para quem faz No e Low Poo. Como quase não usamos sulfato o efeito do CPR fica por meses nos fios.

Testado e aprovado! Entrou pra lista dos melhores recuperadores de cabelo, vulgo: Levanta Defunto!



Informações sobre o milagrinho dentro da bisnaga:



É um intensivo tratamento revigorante/restaurativo em 2 passos, feito no salão, que repara as deficiências de porosidade da cutícula, repondo os nutrientes vitais que foram esgotados do cabelo severamente danificado. Ele fortifica, umidifica e protege o cabelo.



Recomendado para:

• Cabelo severamente danificado

• Cabelo extremamente seco

• Cabelo tratado quimicamente



Tratamento no salão

Passo 1: Equalizador de Porosidade

O primeiro passo é um exclusivo tratamento umectante que é absorvido para aumentar a elasticidade, força e flexibilidade de dentro pra fora. Fortalece o cabelo danificado. pH 6.0 - 7.5



Passo 2: Reparo da Cutícula

O segundo passo é especialmente designado para tornar-se um substituto das cutículas que foram danificadas ou removidas.

Ele cola (sela) no umectante do passo 1, forma uma camada protetora na superfície do cabelo e protege o cabelo. Penetra nas camadas danificadas da cutícula para reparar, amaciar e selar para uma proteção duradoura. Preserva umidade e brilho. pH 2.5-3.5



Benefícios do C.P.R.

• Cabelo protegido e mais saudável

• Repara e reconstrói o cabelo

• Previne quebra e pontas partidas

• Cabelo mais forte e mais maleável

• Cabelos bonitos, macios e brilhantes.

• Sela pontas partidas



Instruções de uso:

Aplique Refine Purifying Treatment no cabelo seco ou levemente úmido para remover impurezas e acúmulos

Deixe no cabelo por 5 minutos. Lave com o shampoo Senscience apropriado. Enxágüe e seque com uma toalha.

Aplique C.P.R passo 1 em todo o cabelo. Penteie o cabelo de uma extremidade a outra (completamente para melhor distribuir o produto).

Aqueça por 5 minutos

Não enxágüe



Distribua C.P.R. passo 2 por todo o cabelo

Aqueça por 10 minutos. Lave completamente. Termine com os produtos Senscience Styling&Finishing. A máscara Inner Restore é recomendada para manutenção em casa para se conseguir um cabelo saudável e exuberante, ao máximo.



Para ótimos resultados:

É recomendado esperar pelo menos um mês antes de usar o C.P.R., depois de um processo químico. Isto irá permitir que o permanente, relaxamento ou processo de tingimento do cabelo fixe no cabelo antes de provê-lo com um tratamento intensivo especializado.

Use Refine Purifying Treatment antes de lavar para remover qualquer acúmulo e resíduos de estilizados.

C.P.R. DEVE SER LAVADO MUITO BEM, ou ele pode deixar o cabelo com o aspecto pesado e oleoso.





Passo 1: Equalizador de Porosidade - Ingredientes-Características

Umectantes – Ajudam a balancear o nível de umectação dentro do cabelo e protegem contra alta umidade.

Lecitina-fornece um efeito condicionante para o cabelo. Contém propriedades antioxidantes.

Seda Hidrolisada e proteínas Vegetais – Ajudam a manter o equilíbrio da umectação.

Queratina e Aminoácidos de Seda – Penetram profundamente no córtex do cabelo para fortalecer o cabelo danificado.

Aumentam a maleabilidade e aparência. A queratina é derivada do material do próprio cabelo.

Bio-Structurer – Começa a preparar o cabelo para o passo 2, amaciando a cutícula, reestruturando a fibra do cabelo e reconstituindo a camada protetora do cabelo.



Passo 2: Reparo da Cutícula - Ingredientes – características

Silicones – Fornecem condicionamento superior, amaciam a superfície do cabelo.

Agentes condicionadores – Para fácil penteamento e sensação de maciez, quando molhado.

Glicerina – Um umectante que ajuda a reter a umidade natural conduzindo a umidade profundamente no couro cabeludo.

Emoliente – Umecta a fibra do cabelo assegurando-lhe um ótimo condicionamento a ser transportado para o couro cabeludo, permitindo ao cabelo absorver a quantidade certa da umidade sem acúmulos (resíduos).
Entendendo melhor sobre pH


Qual é o grande vilão das formulações cosméticas?

O sal ou o pH dos produtos?

O pH dos produtos é o agente chave para que uma formula tenha devida eficácia e não prejudique a pele e os cabelos

O sal (NaCI) é apenas um espessante (agente que deixa a formulação mais densa) que ao entrar em contato com a água se dissolve facilmente.

O pH representa o potencial hidrogênio de uma solução liquid. Indica se uma formulação é ácida, alcalina ou neutra.

Na chamada Escala de Sorensen o pH de uma solução varia entre 0 -14. Em pH 7 a solução é neutra; em valores de pH (1 – 6) a solução é ácida e em valores de pH (8 – 14) a solução é básica (alcalino).

Abaixo encontramos algumas soluções usualmente conhecidas e seu respectivos pH.

Vermelhos são os ácidos com menores pH.

Verdes são os mais próximos do neutro.

Azuis são os mais alcalinos.




ENTENDENDO MELHOR SOBRE pH DAS FORMULAS.

pH dos xampus: deve ser o mais próximo possível do pH do couro cabeludo, ou seja, numa faixa de 4,5 e 5,5. Geralmente os bons xampus apresentam pH por volta de 5 até 6. Desta forma eles conseguem promover uma limpeza suave sem agredir os fios removendo a cobertura lipídica e a queratina essencial para saúde dos fios. Xampus muito básicos, por volta de 7 ou mais são mais agressivos(xampus anti-residuos ou xampus para cabelos muito oleosos).

Lembre-se produtos alcalinos como hidróxido de sódio e amônio são muito utilizados para modificar a estrutura dos fios em relaxamentos e alisamentos. Eles promovem a abertura das cutículas para os ativos alisantes penetrarem nos fios. Por isso fuja de produtos que apresentarem pH maior que 7.

pH dos condicionadores: dever ser compatível com a queratina dos fios, por volta de 4,5 e5,5 ou seja, ligeiramente ácido. Os condicionadores existem para repor a gordura natural e necessária que foi retirada com o xampu, evitando que o cabelo embarace. O pH levemente ácido (por volta de 4,5) fecha as cutículas dos fios e retêm a hidratação no interior dos mesmos.

Lembre-se que tanto o xampu e o condicionador devem ser retirados em sua totalidade dos fios. Resíduos deixam os fios pesados e opacos.

pH de formulações para pele: o pH da pele é neutro. A pele sob condições normais apresenta pH 6. Sabões na sua grande maioria apresentam pH alcalino(básico) responsável por remover o excesso de oleosidade e sebo se utilizados em demasia podem deixar a pele áspera. Existem alguns produtos com aditivos ácidos como o ácido salicílico muito utilizado como esfoliante para pele.

Lembre-se, sempre após processos químicos(tinturas, alisamentos etc.) devemos passar uma formulação que tenha um pH entre 2 e 3 para obter um bom selamento das cutículas e só então após passarmos o condicionador.

O quê quer dizer pH fisiológico?

O pH é dito fisiológico quando é igual ao pH da pele ou do cabelo

quarta-feira, 21 de abril de 2010

De um up em sua cor utilizando coloração

 demi-permanente







Os seus fios andam opacos e sem graça? Apele para uma tintura demi-permanente.



Tanto faz se o seu cabelo é tingido ou não – às vezes a cor do nosso cabelo parece perder a graça. Fica sem brilho, sem vida, meio desbotado. Como resolver esse problema rapidinho? Fácil fácil: use tintura demi-permanente.



A tintura demi-permanente é aquela um pouco mais forte que a semi-permanente, ela dura de 4 a 6 semanas no cabelo. Aplique a tintura mais próxima ao seu tom atual no cabelo úmido e não seco. Assim, ele ficará mais brilhante e não com tom mais forte. Deixe agir por uns 5 minutos e depois enxágüe só com água (a não ser que a caixinha da sua tintura peça para lavar com shampoo).



Você conseguirá uma boa renovada com resultado bem próximo ao de salão, só que você vai economizar uma graninha por mais algumas semanas.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ampola Lifetex extra rich instant repair - Wella






Descrição do fabricante:

Wella Lifetex Extra Rich Instant Repair é um tratamento instantâneo indicado para cabelos danificados.Com uma tecnologia de dupla reparação em 2 fases, a fase transparente com o complexo reestruturante de nutrientes penetra profundamente na estrutura do cabelo danificado, nutrindo, reparando e reconstruindo o cabelo de dentro pra fora. A fase leitosa com substâncias ativas e extrato de amêndoas repara a cutícula e fortalece a superfície do cabelo prevenindo a sua quebra.



Sua fórmula possui o Complexo Nutri Care, à base de nutrientes como vitamina E e extrato de amêndoas, que penetram profundamente nos fios danificados reparando e fortalecendo de dentro para fora. O resultado são cabelos visivelmente restaurados e com mais brilho.



Essa ampola como fala na descrição ela é uma ampola de reconstrução. A impressão que dá é que ela quase não faz efeito, pois o tratamento de reconstrução age na parte interna do fio, fazendo parte de um processo de construção capilar, dentro da cutícula.

Muito importante para cabelos que sofrem com químicas, incluindo coloração.

Indicação de uso do fabricante: aplicar no cabelo seco e deixar o produto nos fios, sem enxaguar.

Para facilitar essa aplicação use um borrifador.

Diferente de outras ampolas essa ampola é quase impossível de fracionar a aplicação. Capriche nas áreas mais danificadas e pontas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cinco motivos capilares para largar o cigarro












Se a idéia de câncer no pulmão e dentes estragados ainda não a convenceram a largar o cigarro, aqui vão mais 5 razões para você acrescentar na listinha dos “contras” quando o assunto é fumar.



- A primeira razão é óbvia: o cabelo fica fedendo e ninguém vai querer ficar abraçado com você por muito tempo.

- Perigo de incêndio: pode parecer idiotice, mas muitas pessoas acabam queimando as pontas dos fios quando o vento bate e ele passa na frente do cigarro aceso na boca.



- Com fumar é feio, o cabelo também fica feio: quando a pessoa fuma, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, diminuindo a quantidade de oxigênio que vai para o couro cabeludo. Resultado: o cabelo cresce danificado, desnutrido, sem brilho.



- Queda de cabelo: pois é, um estudo publicado em 2007 no Archives of Dermatology provou que o cigarro deixa o cabelo mais ralo e pode até causar calvície. Quem fuma muito prejudica os folículos capilares e interfere na produção de hormônio capilar. Como se já não bastasse a alimentação incorreta e o stress do dia a dia, você ainda quer perder cabelo por causa de um vício bobo?



- Envelhecimento precoce: não estamos falando da pele (o que também acontece), mas sim do cabelo. Uma pesquisa publicada no British Medical Journal mostrou que cigarro ajuda a fazer surgir mais cabelos brancos – e brancos feios. As toxinas do cigarro (como a nicotina, por exemplo), danificam os fios e, quando começam a ficar brancos, elas grudam de uma forma que eles ficam com aquele tom branco-amarelado horrível.



Fica a dica.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Matrix lança linha sem sulfatos



Boa novas leitores! Matrix apresenta linha de tratamento sem sulfato





A Matrix traz para o mercado brasileiro a linha Biolage Delicate Care, desenvolvida para aumentar a durabilidade da cor e oferecer nutrição e proteção prolongada aos fios. Sua fórmula sem sulfato evita a eliminação do pigmento depois de um serviço de coloração.



O sulfato é um ingrediente de limpeza com alto poder detergente. Ele atua de maneira profunda na fibra capilar e, consequentemente, acaba removendo parte dos pigmentos de coloração, especialmente naqueles cabelos mais sensibilizados, que passaram por vários processos químicos. A ausência de sulfato, portanto, garante melhor fixação da coloração porque preserva o pigmento, deixando os cabelos coloridos mais saudáveis e brilhantes.



À base de ingredientes naturais e orgânicos provenientes de sistemas sustentáveis a nova linha possui o Complexo Antioxidante de Açaí e Óleo de Argan que, além de hidratar e nutrir os cabelos, também protegem contra os danos causados pelos radicais livres. Sem silicone sintético, esses ingredientes garantem maleabilidade, brilho, toque natural e maior controle do frizz.



O açaí, originário da Amazônia, é conhecido pelas suas propriedades anti-oxidantes, que ajudam a proteger os fios dos danos externos garantindo o brilho da cor. O açaí é fornecido pela Cooperativa Beraca do Brasil que trabalha junto a comunidades rurais da região amazônica, ajudando-os na assistência, treinamento e negociação dos produtos, visando uma vida melhor para eles.

O óleo de Argan, conhecido por proteger a pele e o cabelo das mulheres de marroquinas durante séculos, é comercializado pela Cooperativa Targanine de Marrocos, que trabalha junto a comunidades carentes para melhorar sua situação econômica e social, por meio de treinamento e educação.
Wanda Alves aponta qual será a tendência em


cores para as próximas estações






Para suprir as vontades das mulheres que buscam ter uma produção única e, logicamente, acompanhar o que está em alta na moda, a hairstylist Wanda Alves ministrou, no dia 29, o workshop “As Cores da Moda” durante a Hair Brasil.



A técnica balaiage, elencada como hit para o outono-inverno, traduz o universo pin-up dos anos 1950 e oferece à mulher mais atitude e personalidade. Segundo Wanda, o look, com mescla de cores fortes, sejam elas quentes ou frias, favorecerá cortes curtos, principalmente os assimétricos, e será responsável pelo retorno retorno constante de clientes ao salão.



Balaiage: diversidade de produções

Cíclica, a moda hair mostra nuances de looks que vão e vêm, mas com releituras cuidadosamente moldadas à atualidade. A balaiage, técnica conhecida por inúmeros cabeleireiros que atuam com colorimetria, segundo Wanda, traz um conceito diferenciado. “Ao invés de mechas verticalizadas, a tendência nos guia para mechas embutidas, em formatos de meia lua e triangular. Desta forma, é possível adquirir profundidade e fusão”, comenta.





A partir deste desenho, o profissional é capaz de criar uma diversidade de produções utilizando cores como loiro claríssimo, loiro dourado, cobre dourado, castanho escuro, preto etc. "Em 2009 apresentamos uma coleção com cores delicadas e técnica que permitia aos fios se fundirem. Este ano investimos em cores marcantes e procuramos acentuar o ponto colorido”, explica a hairstylist.



Além disso, madeixas onduladas ganham contornos peculiares. “Para fazer mechas marcadas em cabelos com ondas, devemos nos atentar ao movimento que eles já têm, seguindo-os à mão livre, ou trabalhar com mechas em ziguezague, desenhando a área a ser colorida com o pente próximo à cabeça “, ensina Wanda.

Cores frias X cores quentes

A balaiage apresenta algumas peculiaridades: é simples, rápida, pode ser feita com diversas nuances e não necessita de retoque contínuo. “Os profissionais podem pensar que a técnica não trará retorno garantido já que o retoque pode ser feito somente depois de cinco meses, mas vale ressaltar que a tendência não precisa ser uma ditadura da moda. Algumas clientes aceitarão o novo conceito e outras continuarão preferindo as técnicas anteriormente usadas”, alerta a palestrante.



“O visagismo também é um quesito importante em relação à colorimetria. O profissional precisa definir quais pontos deve ressaltar e quais deseja minimizar, assim como no corte”, conceitua Wanda. Neste ponto, as cores frias auxiliam no disfarce de pequenos defeitos e as quentes na iluminação a região em evidência.
Alejandro Valente ministra workshop no 1º dia de Hair Brasil



Se aventurar em misturas muitas vezes exigidas pelas próprias clientes que buscam um look original pode resultar em cabelos manchados. Pensando nisso, Alejandro Valente, cabeleireiro paranaense e ganhador da 8° edição do Campeonato Hair Brasil, ensinou, em um workshop realizado no dia 27, os conceitos básicos e dicas de reversão química.


Primárias e secundárias

Uma boa lição para quem executa o procedimento nos salões é destacar, por meio do desenho de uma estrela, quais são as cores principais e as possíveis combinações. “Por meio deste simples guia fica mais fácil entender até que ponto os cabelos devem ser descoloridos e como proceder em pequenos deslizes na hora de neutralizar os fios”, destaca Alejandro.



A base da figura é composta por um triângulo, em que cada ponta corresponde, respectivamente, às cores básicas, amarelo, vermelho e azul. Em seguida, para completar a representação, um segundo triângulo invertido incorpora as cores verde, laranja e violeta, resultado da mescla das nuances primárias. “Partindo desta premissa, conseguimos definir quais são os tons que neutralizam madeixas despigmentadas e as cores quentes e frias”, explica o cabeleireiro.



Além disso, com base no mesmo símbolo é possível identificar o fundo de clareamento de cada nuance. “Um bom exemplo desta característica são as madeixas pretas, que, sem exceção, têm a cor azul como predominante ao serem clareadas”, diz. E emenda: "Não há variações muito dispersas para atingir este passo. O único aspecto influenciador será o tipo de produto e quantidade utilizada".

Intensa, natural e maquiada

Quando o assunto é colorimetria, ter conhecimento do significado dos principais procedimentos é fundamental. Alejandro aproveitou a oportunidade para tirar algumas dúvidas: “A tonalização oferece reflexos aos fios, a neutralização tira o reflexo e dá naturalidade, e a matização mascara a cor-base do trabalho”, diz.



Em clientes de cabelos escuros ou vermelhos que desejam ficar loiras, o ideal é atingir o amarelo, ponto máximo da descoloração, e, posteriormente, utilizar a técnica de neutralização. “Neste caso, para retirar o tom quente, fazer o uso das cores antagônicas, como o violeta, o verde e o azul, trarão um resultado próximo ao platinum”, finaliza o cabeleireiro.

terça-feira, 6 de abril de 2010

A cor dos cabelos e as melaninas




Qualquer pessoa que desenhe ou pintor famoso, constantemente è confrontado a retratar de forma fiel as cores presentes no fio de cabelos da modelo retratada.

Existe uma infinidade de cores e reflexos que parecem escapar da palheta do pintor.



Mecanismo da coloração

Existem duas células envolvidas no mecanismo de coloração:

Melánocitos que produzem a melanina e transmitem a outras células chamadas queratinócitos.





Através da microscopia confocal é possível observar este melanócito transmitindo pigmentos para os queratinócitos.

As células responsáveis pela coloração natural dos fios são os melanócitos. São células com formatado mais largo e apresentam ramificações chamadas de dendritos. São encontradas em especial no inicio do folículo capilar. Elas são responsáveis pela produção de melanina na forma de pequenos grânulos de pigmento de cor. Após a produção elas tem de transmitir através dos dendritos “injetando” desta forma os pigmentos nas células queratinócitos na altura da haste capilar que está sendo formada. Desta forma, o fio de cabelo adquire coloração desde a raiz(folículo piloso) sendo esta cor feita para durar todo o ciclo de vida do fio.

O mais extraordinário para se pensar é que cada fio apresenta menos de 1% de melanina na sua composição.

Existem apenas dois pigmentos produzidos pelos melanócitos.

Uma célula melanócitos pode produzir dois tipos de pigmentos: Eumelanina(cabelos escuros, pigmentos granulosos) e a feomelanina(pigmentos claros, pigmentos difusos)


A eumelanina é liberada pela células melanócitos na forma de pequenos grânulos semelhantes aos grão de arroz. A sua cor pode variar de vermelho escuro a preto. Ela é gerada a partir do aminoácido tirosina que pela ação de uma enzima chamada tirosinase produz a eumelanina.




A feomelanina te um formato menos preciso, mais difuso. As graduações deste pigmento desde amarelo até vermelho. Difere da eumelanina pelo fato que da sua biossíntese além do aminoácido tirosina outros aminoácidos como a cisteina e o elemento químico enxofre são necessários para produzir os compostos de coloração diferenciada.


 
Paleta infinita de cores


A proporção dessas duas melaninas determina a cor real dos fios. Mas existem algumas dificuldades de compreensão no processo evolutivo e de adaptação das espécies , onde os japoneses apresentam somente cabelos pretos(maior quantidade de eumelanina). Já os irlandeses apresentam em sua grande maioria cabelos ruivos(vermelhos) devido a grande quantidade feomelanina produzida. Já na Escandinávia os fios louros são formados na sua grande maioria apenas de eumelanina. Surpresas do processo de evolução e adaptação.



Esta imensa gama possível nas misturas dos dois pigmentos (uma gama em termos de tipos de melanina, bem como a quantidade de cada melanina) é determinada pela genética de cada pessoa que oferece uma paleta infinita que vão desde o louro mais claro ao mais profundo preto.

Fonte Noemi Jacques.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

HAIR BRASIL2010

Segue as algumas fotos tiradas na Hair Brasil de 2010 realizada o Expo Center em São Paulo, no final de março.




Maquilagem artistica, show Catharine Hill



Magda, minha maquiladora preferida no Stand da Catherine Hill,




Apresentação no Stand da L'Oreal





Meus colegas Kako e Magda, com Paulo Alemeida, representante da Wella e a Tecnica Wella Fabiane.



Eu e Patrick Cameron, no Stand da Wella