sexta-feira, 9 de abril de 2010

Alejandro Valente ministra workshop no 1º dia de Hair Brasil



Se aventurar em misturas muitas vezes exigidas pelas próprias clientes que buscam um look original pode resultar em cabelos manchados. Pensando nisso, Alejandro Valente, cabeleireiro paranaense e ganhador da 8° edição do Campeonato Hair Brasil, ensinou, em um workshop realizado no dia 27, os conceitos básicos e dicas de reversão química.


Primárias e secundárias

Uma boa lição para quem executa o procedimento nos salões é destacar, por meio do desenho de uma estrela, quais são as cores principais e as possíveis combinações. “Por meio deste simples guia fica mais fácil entender até que ponto os cabelos devem ser descoloridos e como proceder em pequenos deslizes na hora de neutralizar os fios”, destaca Alejandro.



A base da figura é composta por um triângulo, em que cada ponta corresponde, respectivamente, às cores básicas, amarelo, vermelho e azul. Em seguida, para completar a representação, um segundo triângulo invertido incorpora as cores verde, laranja e violeta, resultado da mescla das nuances primárias. “Partindo desta premissa, conseguimos definir quais são os tons que neutralizam madeixas despigmentadas e as cores quentes e frias”, explica o cabeleireiro.



Além disso, com base no mesmo símbolo é possível identificar o fundo de clareamento de cada nuance. “Um bom exemplo desta característica são as madeixas pretas, que, sem exceção, têm a cor azul como predominante ao serem clareadas”, diz. E emenda: "Não há variações muito dispersas para atingir este passo. O único aspecto influenciador será o tipo de produto e quantidade utilizada".

Intensa, natural e maquiada

Quando o assunto é colorimetria, ter conhecimento do significado dos principais procedimentos é fundamental. Alejandro aproveitou a oportunidade para tirar algumas dúvidas: “A tonalização oferece reflexos aos fios, a neutralização tira o reflexo e dá naturalidade, e a matização mascara a cor-base do trabalho”, diz.



Em clientes de cabelos escuros ou vermelhos que desejam ficar loiras, o ideal é atingir o amarelo, ponto máximo da descoloração, e, posteriormente, utilizar a técnica de neutralização. “Neste caso, para retirar o tom quente, fazer o uso das cores antagônicas, como o violeta, o verde e o azul, trarão um resultado próximo ao platinum”, finaliza o cabeleireiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário