domingo, 25 de abril de 2010

Entendendo melhor sobre pH


Qual é o grande vilão das formulações cosméticas?

O sal ou o pH dos produtos?

O pH dos produtos é o agente chave para que uma formula tenha devida eficácia e não prejudique a pele e os cabelos

O sal (NaCI) é apenas um espessante (agente que deixa a formulação mais densa) que ao entrar em contato com a água se dissolve facilmente.

O pH representa o potencial hidrogênio de uma solução liquid. Indica se uma formulação é ácida, alcalina ou neutra.

Na chamada Escala de Sorensen o pH de uma solução varia entre 0 -14. Em pH 7 a solução é neutra; em valores de pH (1 – 6) a solução é ácida e em valores de pH (8 – 14) a solução é básica (alcalino).

Abaixo encontramos algumas soluções usualmente conhecidas e seu respectivos pH.

Vermelhos são os ácidos com menores pH.

Verdes são os mais próximos do neutro.

Azuis são os mais alcalinos.




ENTENDENDO MELHOR SOBRE pH DAS FORMULAS.

pH dos xampus: deve ser o mais próximo possível do pH do couro cabeludo, ou seja, numa faixa de 4,5 e 5,5. Geralmente os bons xampus apresentam pH por volta de 5 até 6. Desta forma eles conseguem promover uma limpeza suave sem agredir os fios removendo a cobertura lipídica e a queratina essencial para saúde dos fios. Xampus muito básicos, por volta de 7 ou mais são mais agressivos(xampus anti-residuos ou xampus para cabelos muito oleosos).

Lembre-se produtos alcalinos como hidróxido de sódio e amônio são muito utilizados para modificar a estrutura dos fios em relaxamentos e alisamentos. Eles promovem a abertura das cutículas para os ativos alisantes penetrarem nos fios. Por isso fuja de produtos que apresentarem pH maior que 7.

pH dos condicionadores: dever ser compatível com a queratina dos fios, por volta de 4,5 e5,5 ou seja, ligeiramente ácido. Os condicionadores existem para repor a gordura natural e necessária que foi retirada com o xampu, evitando que o cabelo embarace. O pH levemente ácido (por volta de 4,5) fecha as cutículas dos fios e retêm a hidratação no interior dos mesmos.

Lembre-se que tanto o xampu e o condicionador devem ser retirados em sua totalidade dos fios. Resíduos deixam os fios pesados e opacos.

pH de formulações para pele: o pH da pele é neutro. A pele sob condições normais apresenta pH 6. Sabões na sua grande maioria apresentam pH alcalino(básico) responsável por remover o excesso de oleosidade e sebo se utilizados em demasia podem deixar a pele áspera. Existem alguns produtos com aditivos ácidos como o ácido salicílico muito utilizado como esfoliante para pele.

Lembre-se, sempre após processos químicos(tinturas, alisamentos etc.) devemos passar uma formulação que tenha um pH entre 2 e 3 para obter um bom selamento das cutículas e só então após passarmos o condicionador.

O quê quer dizer pH fisiológico?

O pH é dito fisiológico quando é igual ao pH da pele ou do cabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário