segunda-feira, 19 de outubro de 2015

#HairBlonde #CabelosLouros #Historia #LourosPlatinados

A HISTÓRIA DOS LOIROS


 Tom loiro sempre seduziu as mulheres! Na Idade Média, textos históricos mostram que se usava sulfureto de arsênico, cal viva, unguentos feitos de cinza de ouriços, sangue de morcego, asas de abelhas, mercúrio e baba de lesma para depilar a testa e branquear. Não para por ai! Também existem registros de decocção de lagartos verdes no óleo de noz, enxofre e ruibarbo para alourar.

COISAS DE BRUXA!
 Na época do Renascimento as italianas ricas de Veneza tomavam sol com os cabelos umedecidos em uma mistura de açafrão e limão para obter o louro e preservar a tez clara . Na década de 30 os cabelos eram descoloridos com oxidantes radicais. As revistas femininas fazem a apologia do uso do éter como anestésico para minimizar a dor que a mulherada sentia ao usar peróxido de hidrogênio.
Vejam que absurdo mulher sofre há muito tempo em troca de uma beleza, digamos assim, contestável...E ao chegar a década de 50 o uso de peróxido de hidrogênio tomou a cena principal e se tornou o ativo importante em relação ao clareamento capilar. A partir daí as empresas cosméticas iniciaram o árduo trabalho de minimizar os danos agregando emolientes, umectantes, proteínas e até retardadores da ação oxidante para melhorar a cosmeticidade do ativo e tornar o processo mais seguro e eficiente.

LOIROS HOJE
 Sem dúvida a Wella é a pioneira e até hoje a empresa de maior poder tecnológico no tocante a estabilização e minimização dos danos causados pelo peróxido de hidrogênio. A molécula batizada por eles como Welloxon é uma combinação de peróxido de hidrogênio com ácido salicílico que permite a liberação progressiva do Oxigênio, num fenômeno que chamamos de Long lasting release.
Isso significa que com muito menos peroxide se faz muito mais ação descolorante. A eficiência de descoloração é maior, com menos ativo. O cabelo fica bem menos exposto ao ativo e, portanto sofre menos dano. E o que é maravilhoso, o cabeleireiro tem total controle da cor que deseja obter.

LIÇÃO DO DIA: Escolha um bom cabeleireiro. Ele vai saber o que usar!





AS LOIRAS VIERAM PARA FICAR...
Cinderela, Alice, a do país das maravilhas, Bela adormecida, a fada Sininho do Peter Pan, Rapunzel, Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Jeannie é um gênio, Barbie, Sharon Stone, Donatella Versace, Madonna, Cameron Diaz, Adriane Galisteu, Xuxa, Angélica, , Ana Maria Braga, e mais muitas.
Ufa! O cabelo loiro veio para ficar!! E só as dos contos infantis são legítimas!!!
As tonalidades blondadas ficaram registradas em obras universais. Desde as heroínas e princesas dos contos de fadas, doces e inocentes, até o padrão Hollywoodiano das loiras fatais, os cabelos clareados ficaram eternizadas em produções cinematográficas consagradas, como “Blonde Fever” e “Os homens preferem as loiras” de 1953.
Mas segundo pesquisa realizada pela “The Vogue Book of Blondes”, 50 % dos homens realmente preferem as loiras.
Teorias à parte, a verdade é que todos os tons de cabelos claros favorecem os traços femininos. Nas mais novas alegra o rosto, nas balzaquianas disfarça os primeiros fios brancos e nas cinquentonas dissimula as marcas e rugas do tempo impressas no rosto.




AS FORMAS DE CLAREAR OS CABELOS

Quando se realiza o processo de clareamento nos fios escuros podemos falar de três processos químicos bem distintos:

• Descoloração
Clareia qualquer tipo e cor de cabelo, abaixando o tom natural desde negro até o platinado. É extremamente agressivo, pois utiliza Peróxido de Hidrogênio ou derivados e Hidróxido de Amônia e é reservado apenas para mechas e reflexos.

• Tintura permanente, por oxidação.
Também faz uso de agente oxidante alcalino, Peróxido de Hidrogênio ou derivados e Hidróxido de Amônia, para abrir a cutícula e destruir os pigmentos naturais de Melanina existentes no córtex. Este processo permite o alojamento de outros pigmentos coloridos que são depositados no fio, doando a coloração desejada.
As tinturas sem Amônia usam Monoetanolamina como alcalinizante e também necessitam de Peróxido para catalisar a reação.
Resistem entre 12 e 24 lavagens.

• Tintura semipermanente.
São depositados Nitro anilinas na camada externa dos cabelos.
Cobrem os primeiros fios brancos em cabelos com menos de 30 % deles. Não podem transformar uma cor castanha em loiro claro, porém não danificam os fios. Resistem entre 4 e 8 lavagens.

Agora você já pode escolher o quanto loira quer ficar, mas lembre-se sempre que cabelo descolorido é cabelo fragilizado, portanto todo cuidado é pouco!

Colaboração: Dra,Sonia Corazza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário