sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Tendencias - Colorações e mechas

Sombré é a técnica de luzes do momento


 A técnica de luzes que vai bombar na temporada chama-se "sombré". Trata-se da repaginação do "ombré", no qual o contraste entre raiz e pontas era marcante. A tendência da vez prima pela naturalidade e garante efeito de luz e sombra nos fios.



O tópico "cabelos" está constantemente no topo da lista de preocupações das mulheres. Para mantê-los atuais não faltam processos, que variam do corte ao tratamento, passando pela coloração. E a última ainda oferece, a cada temporada, diferentes técnicas para deixar os fios na moda. A mais pedida nos salões atualmente atende pelo nome "sombré" --uma variação delicada de luzes (ou mechas) da já conhecida "ombré"-- e consiste em um degradê com acabamento natural, que propõe uma transição gradual do tom mais escuro para o claro. As mechas são dispostas como uma sombra, sem criar marcação. Assim, destacam-se os fios que iluminam o fundo, mudando o visual sem alterar drasticamente a cor.

Diferente do 'ombré' e das luzes californianas, as mechas garantem acabamento sombreado, criando um efeito de sobreposição. Ela é realizada com dois ou três tons mais claros do que a cor de fundo. O resultado é adequado para a temporada, na qual saem de cena os cabelos com luzes marcadas no comprimento. Ideal para quem tem fios escuros e deseja clarear de maneira sutil, o "sombré" pode ser feito em todas as cores de cabelo e realça a expressão.

Bruna Marquezine, Gisele Bündchen e Juliana Paes (na foto, da esquerda para a direita) são algumas das adeptas da nova maneira de colorir os fios. Inspire-se nas famosas e mude o visual com sutileza 


Como entrar na moda
O degradê sutil, que começa mais escuro na raiz e termina em pontas suavemente claras, é conseguido com mechas finas mescladas desde o topo da cabeça (inclusive na franja) --e não apenas no comprimento. As pontas podem ser tingidas com até cinco tons mais claros do que o fundo. Tudo depende do quanto a mulher deseja mudar o visual. Para um leve sombreado, imitando reflexos naturais de sol, passamos do mais intenso na raiz para o clareamento em degradê, esfumando os fios. Caso o cabelo seja natural e nunca tenha recebido tintura, o processo pode ser feito com coloração. Do contrário, a descoloração é necessária. Após clarear os fios, é feita a matização, que neutraliza ou intensifica a cor para chegar na tonalidade esperada.
O tom das mechas varia de acordo com a cor natural dos fios e a tonalidade final desejada. Nuances caramelo e mel são eficientes para atingir o objetivo em cabelos castanhos. Já as loiras pedem um "sombré" com tons platinados ou dourados bem claros e a necessidade de descoloração muda conforme o desejo de clarear as madeixas.

Manutenção e cuidados
A manutenção pode ser feita entre quatro e seis meses. Em casa, capriche nas hidratações semanais com máscaras e ampolas para cabelos tingidos, a fim de driblar o ressecamento causado pela química e não se esqueça de aplicar um protetor térmico toda vez que for secar ou fazer chapinha.

Fonte: Wella Professional
Imagens Internet e CAT Rede Globo

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dicas do cabeleireiro

Enjoou do cabelo curto?
O que fazer enquanto ele não cresce.



Jennifer Lawrence, Emma Watson, Anne Hathaway, Miley Cyrus e Michelle Williams foram algumas das celebridades que experimentaram o estilo "pixie" no ano passado. Se você também aderiu ao corte --que é curto, todo desfiado, acompanha o formato da cabeça e vem com uma franjinha arredondada sobre rosto-- mas agora enjoou, agora é preciso ter paciência para deixar crescer. Em média, o cabelo cresce de um a 1,5 centímetro por mês. Recomendo às minhas clientes que tirem um pouco do comprimento a cada três meses. Assim, não há o risco de surgirem pontas duplas e você terá um crescimento real de dois dedos.

Mesmo que seu cabelo esteja curtinho agora, é importante que diga ao cabeleireiro qual visual quer exibir no futuro. Assim, ele vai direcionar o corte das mechas desde. Há várias possibilidades, como Chanel repicado com ou sem franja, nuca mais "batidinha" ou até os novos mullets, como os exibidos pela cantora Rihanna e a atriz Sandra Bullock.

Enquanto o Chanel não chega 



A saída para dar uma cara nova ao "pixie" e controlar os fios que estão crescendo é apelar para tranças finas no couro, finalizadores e acessórios como arcos, faixas, lenços ou presilhas. "O gel, por exemplo, pode ser usado para deixar o cabelo colado à cabeça, criar um topete ou jogá-lo todo para trás. Já a pomada serve para marcar o repicado e criar um look bagunçado. Outro que pode ajudar é o babyliss, especialmente se o seu desejo for ganhar volume.E para quem tem pressa a única opção é o aplique.

Imagens: Internet


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Tratamentos de cabelo

COMO SABER QUAL TRATAMENTO MEU CABELO PRECISA
HIDRATAÇÃO NUTRIÇÃO OU RECONSTRUÇÃO
COMO SABER


Olá pessoal!
Hoje minha matéria é sobre um assunto que todos, leitores e clientes, e inclusive no tempo em que eu ministrava workshop, gostam de saber e falar qual tratamento faço em meu cabelo.
Já falei muito sobre esses assuntos, mas resolvi montar um pequeno “guia de identificação” pra facilitar as coisas.
Neste post estou falando para que serve cada um dos tratamentos e quais componentes cosméticos cada produto deve conter para você poder identificar se é um crene de hidratação, ou nutrição ou se é um reconstrutor.
Para explicar do que o seu cabelo precisa, tenho de  mostrar primeiro qual a composição do cabelo. Cerca de 90% do nosso cabelo é composta por queratina, uma proteína que contém 18 aminoácidos em sua estrutura. Ou seja, queratina e aminoácidos são à base de qualquer cabelo. Mas existem os outros 10%, que são igualmente importantes, e desses 10%, 8% é água, lipídeos, glicogênio e ácido glutâmico, enquanto 2% são formados por minerais diversos.

Quando hidratar o cabelo


Assim, pela própria composição do fio do cabelo, dá pra notar que ele precisa de hidratação, de nutrição e de reconstrução, só que essas necessidades variam de cabelo para cabelo, e não só isso, pois um cabelo que hoje precisa de muita hidratação pode, daqui um mês, precisar de mais reconstrução ou nutrição, por exemplo.
Muita gente acha que só precisa tratar o cabelo se fizer alguma química capilar, e isso está errado, pois os fios perdem nutrientes todos os dias em decorrência de processos mecânicos (escova, chapinha, etc), da exposição solar, do vento, das mudanças climáticas, dos banhos de mar, dos banhos de piscina e muitas outras coisas.
Ou seja, o cabelo perde nutrientes o tempo todo, e é preciso repô-los, em maior ou menor grau.
Esta é a etapa que todos os cabelos precisam e não tem problema de fazer em excesso, pode fazer quantas vezes quiser  na semana, com intervalos de 48 horas.

Quando Nutrir o cabelo

 Antes de continuar quero lembrar que nutrição e umectação são a mesma coisa.
Para identificar do que o seu cabelo precisa, olhe pra ele com atenção, e com papel e caneta na mão! Além de olhar, pegue nos fios, passe os dedos nas mechas com suavidade e observe o que “ele está dizendo e pedindo”. Sim, cabelo não fala, mas diz muita coisa, então trate de “ler” os sinais que ele manda.
Ele está ressecado? Está sem brilho? Está poroso? Está sem vida? Está sem balanço? Está desbotado? Está elástico? Está frágil? Está caindo? Está quebrando? Está com frizz? Está crescendo direitinho? Está secando rápido? Está embaraçando fácil? Está com caspa? Está muito volumoso ou perdeu volume? Ficou muito oleoso? Esta etapa pode ser feita semanalmente ou a cada 15 dias em cabelos oleosos.
Esta etapa pode ser feita semanalmente ou a cada 15 dias em cabelos oleosos.

Anote tudo isso e vamos pra etapa seguinte: a análise do histórico!

Quando reconstruir o cabelo?



Você faz ou fez alguma química capilar? Descolore? Pinta? Faz luzes ou mechas? Fez ou faz? Progressiva, relaxamento, alisamento ou similares (plástica dos fios, botox,  etc)? Qual ativo você usou pra relaxar, alisar, fazer progressiva ou qualquer outra escova?

Anote tudo e analise agora a estrutura e as características do seu cabelo. Ele é liso, ondulado, indefinido, cacheado, afro, fino, grosso, oleoso ou seco?
Só cuidado com o excesso de queratina! A cada 15 dias para cabelos danificados ou quimicamente tratados e uma vez por mês para cabelos sem química, a queratina em excesso deixa os cabelos rígidos, e eles podem quebrar.

E quais são os produtos que você usa? Eles são específicos para o seu tipo de cabelo? Quais são os ativos predominantes nesses produtos?

Está tudo anotado? Calma que tem mais! Vamos analisar a sua rotina… Você passa o dia numa sala com ar condicionado ou trabalha exposta ao sol? Usa muito secador e muita chapinha? É rata de praia ou de piscina?

Como saber do que o cabelo precisa

Todas essas perguntas mais parecem um daqueles questionários de pesquisa, mas respondê-las são a forma mais simples de entender quais são as necessidades do cabelo.
De forma muito resumida, só pra vocês terem um parâmetro, a regra é essa:
 O cabelo está sem brilho e ressecado? Então ele precisa de hidratação!
O cabelo está com frizz, volumoso, desalinhado ou poroso? Ele tá pedindo por nutrição!
O cabelo está fino, frágil, quebradiço e “elástico”? Ele grita por reconstrução!
E este questionário seu cabeleireiro também tem de lhe fazer, e anotar em sua ficha de cliente, para poder haver o acompanhamento do tratamento, e saber quais os produtos a serem utilizados, e estes dados é que irão permitir a elaboração do CRONOGRAMA CAPILAR; se isto não for feito por seu cabeleireiro e por você não tem como saber o que utilizar, e avaliar os resultados e fazer as devidas correções.
Mas por onde começo?
Você deve organizar uma agenda e focar na etapa que seu cabelo mais precisa. E seguir a risca para recuperar seu cabelo ou apenas para mantê-lo bonito.
Agora não adianta fazer hidratação uma vez por mês e de vez enquanto uma umectação que seu cabelo não vai evoluir, ele precisa de cuidados constantes, pois não tem milagres na questão de cabelos e sim cuidados que dão resultados em longo prazo.

Abaixo um exemplo de cronograma




O QUE É HIDRATAÇÃO E PARA QUE SERVE?

A principal função da hidratação é repor água e umidade aos fios, trazendo um efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos. A hidratação pode ser feita com mascaras hidratantes ou com ampolas hidratantes.
As mascaras hidratantes devem conter em suas composições:
- extratos vegetais de plantas ou frutas
-pantenol
-glicerina
-aloe vera (babosa)
-silicones
-vitaminas
-mel e açucares;

O  QUE É NUTRIÇÃO OU UMECTAÇÃO E PARA QUE SERVE?

A nutrição ou umectação, como também é conhecida, é feita para repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade dos fios. A nutrição que mais da resultado é feita com óleos vegetais ,mas pode ser feita com mascaras nutritivas, estas mascaras podem ser identificadas na embalagem ou na formula. A nutrição traz brilho aos cabelos, confere força, vitalidade, e acaba com pontas duplas e ressecadas.
Mascaras nutritiva trazem em sua composição um ou mais destes componentes:
-oleos vegetais (óleo de argan, macadamia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva);
-manteigas vegetais (karité, cupuaçu, cacau, abacate):

-ceramidas
-tutano

O QUE É RECONSTRUÇÃO CAPILAR E PARA QUE SERVE?

A reconstrução capilar é feita repor a massa e queratina dos fios, ou seja, é feita para reconstruir a fibra capilar, devolvendo a massa, proteína e aminoácidos, que podem ser perdidos naturalmente ou em processos químicos. Ela é indicada para cabelos ressecados, quebrados, ou que foram processos químicos como: progressivas, alisamentos, colorações, reflexos, luzes, mechas. As mascaras com queratina, NÃO deixam  os cabelos brilhantes e sedosos. Pois é feita apenas para repor massa e fortalecer os fios.
As mascaras de reconstrução possuem estes componentes abaixo, um ou mais deles:
-queratina
-creatina
-arginina
-cisteína
-colágeno
-proteína hidrolisada do trigo, milho, etc,
-aminoácidos.





OBS: a queratina em excesso deixa os cabelos rígidos e assim eles podem quebrar. Por isso é indicado a usar mascaras com queratina, somente a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo do estado do cabelo.
Em um próximo post estarei falando em como fazer no salão e os que fazer em casa.

Fonte: Master em tricologia e ABC da cosmetologia - Wella Professionel.
Imagens Internet.



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Atrizes da Rede Globo

PALOMA BERNARDI
No inverno uma cor mais escura 


A maioria das mulheres quando chega o inverno adora mudar a cor dos cabelos e a primeira opção costuma ser os tons acobreados, vermelhos ou até mesmo chocolate como foi o caso da mudança dos cabelos da atriz Paloma Bernardi que está atualmente de visual novo!

A atriz ficou realmente muito bonita com a nova coloração e está novamente morena , a transformação ficou impecável sem falar que Paloma é porta-voz de Garnier Nutrisse. A nova tonalidade dos cabelos da atriz foi batizada pela marca como “Chocolate Paloma”.

E a mudança nos fios da moça foi realizada em São Paulo, no salão de Marcos Proença, com a colorista Marilia Tambasco.

Também com uma equipe poderosa por trás de toda a transformação não poderia dar outro resultado não é mesmo? Um cabelo chiquérrimo com uma cor super elegante ideal para ser usada na temporada do inverno pois aquece o look sem pesar na fisionomia.

Confira abaixo um selfie que Paloma Bernardi fez antes de sair do salão.



Fonte: CAT da Rede Globo - texto e imagens.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Dicas do cabeleireiro

BEPANTOL DERMA PARA CABELOS





Olá pessoal!

Hoje nas minhas dicas irei escrever um pouco sobre o Bepantol Derma Solução. 




O Bepantol Derma tem como principal ativo o dexpantenol, ou pró-vitamina B5, que possui ação regeneradora e hidratante para a pele, óleo de amêndoas doces, ceras e uma lanolina diferente, mais fina e transparente. Por tudo isso, é um dos produtos mais utilizados para a pele e também para os cabelos.
Para os cabelos, o Bepantol Derma Solução tem sido muito indicado com o objetivo de hidratar e regenerar. O Bepantol Derma Creme pode ser indicado para hidratação e regeneração dos lábios, cotovelos, joelhos, tatuagens, unhas e cutículas.

Como aplicar Bepantol Derma Solução no cabelo




Pode-se usar Bepantol nos cabelos tanto aplicando diretamente nos fios, como um leave-in, ou adicionar o equivalente a uma tampa no shampoo e condicionador de uso frequente. Seu uso pode ser diário, e lembre-se Bepantol Derma Solução não fazem crescer os cabelos.

Imagens da INTERNET.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Dicas do cabeleireiro

DICAS PARA CONTROLAR O FRIZZ DO CABELO

Domine os fios e consiga cabelos lindos




Olá pessoal!
Hoje meu post é sobre o "frizz"
O frizz é um problema que assombra as mulheres apaixonadas pelo cabelo perfeito. Entretanto, apesar de parecer difícil de lidar, algumas dicas ajudam na missão de conquistar madeixas impecáveis. 

Não esfregue o cabelo com a toalha
Esfregar a tolha no cabelo causa um atrito, que faz com que os fios desenvolvam o frizz. Por isso, na hora de secar os fios, prefira usar movimentos suaves, apertando levemente o cabelo. O mesmo serve para os secadores: opte por projetar o jato de ar de cima para baixo, pois ajuda no controle de frizz.



Capriche na hidratação
Com fios bem hidratados, os cabelos não absorvem umidade do ambiente; evitando, assim, o aparecimento do frizz. Se o seu cabelo é ressecado, troque o condicionador convencional por uma máscara de hidratação rápida. Caso tenha fios normais ou oleosos, mantenha o condicionador de costume, mas hidrate uma vez por semana. 


Invista em defrizantes
Os defrizantes termoativados são grandes aliados na tarefa de conseguir cabelos perfeitos. Sua ação é potencializada pelo calor dos secadores, diminuindo o volume e reduzindo os fios arrepiados. Na hora de comprar, prefira opções leves e não oleosas, a fim de preservar o balanço natural das madeixas.

Aposte em óleos para finalizar
Os óleos e finalizadores selam as cutículas do fio, fazendo com que a hidratação fique retida na fibra. Além disso, por fechar as camadas, os alisamentos ou procedimentos de modelagem duram mais tempo. O ideal é aplicá-los a, pelo menos, quatro dedos de distância da raiz, trazendo para as pontas. Fique atenta para não exagerar, caso contrário o cabelo pode parecer sujo.

Evite passar a mão nos cabelos
Ao passar a mão nos cabelos, além de estimular a oleosidade, você também retira parte dos produtos aplicados e leva umidade aos fios. Quando precisar desembaraçar, esqueça os dedos: opte por pentes ou escovas com cerdas espaçadas.


Imagens: fonte internet

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Curiosidades sobre cosmeticos

SHAMPOO, XAMPU, CHAMPÔ



Oi pessoal!
Enquanto me restabeleço de minha fratura, e não conseguindo escrever muito, mas não querendo abandonar o blog irei publicar assuntos curtos sobre cosméticos e afins, e lendo a revista Veja desta semana achei esta curiosidade sobre a palavra "shampoo".

"A origem do anglicismo xampu é curiosa por duas razões.

 A primeira é o fato de que a palavra inglesa  shampoo ganhou adaptações gráficas diferentes nos dois lados do Atlântico: o que no Brasil chamamos de xampu é conhecido em Portugal como champô.

A segunda curiosidade está na origem do termo inglês. Ele nasceu em meados do seculo XVIII como um verbo que significava "massagear". Subproduto do colonialismo britânico, foi importado do hindi champo, imperativo de champna, "pressionar os músculos com os dedos".


Demorou cerca de um século para que o verbo to shampoo ganhasse por extensão a acepção de "lavar os cabelos"- massageando-os, naturalmente.