sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Tendencias - Colorações e mechas

Sombré é a técnica de luzes do momento


 A técnica de luzes que vai bombar na temporada chama-se "sombré". Trata-se da repaginação do "ombré", no qual o contraste entre raiz e pontas era marcante. A tendência da vez prima pela naturalidade e garante efeito de luz e sombra nos fios.



O tópico "cabelos" está constantemente no topo da lista de preocupações das mulheres. Para mantê-los atuais não faltam processos, que variam do corte ao tratamento, passando pela coloração. E a última ainda oferece, a cada temporada, diferentes técnicas para deixar os fios na moda. A mais pedida nos salões atualmente atende pelo nome "sombré" --uma variação delicada de luzes (ou mechas) da já conhecida "ombré"-- e consiste em um degradê com acabamento natural, que propõe uma transição gradual do tom mais escuro para o claro. As mechas são dispostas como uma sombra, sem criar marcação. Assim, destacam-se os fios que iluminam o fundo, mudando o visual sem alterar drasticamente a cor.

Diferente do 'ombré' e das luzes californianas, as mechas garantem acabamento sombreado, criando um efeito de sobreposição. Ela é realizada com dois ou três tons mais claros do que a cor de fundo. O resultado é adequado para a temporada, na qual saem de cena os cabelos com luzes marcadas no comprimento. Ideal para quem tem fios escuros e deseja clarear de maneira sutil, o "sombré" pode ser feito em todas as cores de cabelo e realça a expressão.

Bruna Marquezine, Gisele Bündchen e Juliana Paes (na foto, da esquerda para a direita) são algumas das adeptas da nova maneira de colorir os fios. Inspire-se nas famosas e mude o visual com sutileza 


Como entrar na moda
O degradê sutil, que começa mais escuro na raiz e termina em pontas suavemente claras, é conseguido com mechas finas mescladas desde o topo da cabeça (inclusive na franja) --e não apenas no comprimento. As pontas podem ser tingidas com até cinco tons mais claros do que o fundo. Tudo depende do quanto a mulher deseja mudar o visual. Para um leve sombreado, imitando reflexos naturais de sol, passamos do mais intenso na raiz para o clareamento em degradê, esfumando os fios. Caso o cabelo seja natural e nunca tenha recebido tintura, o processo pode ser feito com coloração. Do contrário, a descoloração é necessária. Após clarear os fios, é feita a matização, que neutraliza ou intensifica a cor para chegar na tonalidade esperada.
O tom das mechas varia de acordo com a cor natural dos fios e a tonalidade final desejada. Nuances caramelo e mel são eficientes para atingir o objetivo em cabelos castanhos. Já as loiras pedem um "sombré" com tons platinados ou dourados bem claros e a necessidade de descoloração muda conforme o desejo de clarear as madeixas.

Manutenção e cuidados
A manutenção pode ser feita entre quatro e seis meses. Em casa, capriche nas hidratações semanais com máscaras e ampolas para cabelos tingidos, a fim de driblar o ressecamento causado pela química e não se esqueça de aplicar um protetor térmico toda vez que for secar ou fazer chapinha.

Fonte: Wella Professional
Imagens Internet e CAT Rede Globo

2 comentários:

  1. Paolo tô pra vir aqui no seu blog faz tempo, mas esses dias foram atribulados. Roubaram meu carro, seguro, carro encontrado, fazer novos docs, foi um horror, acho que agora estou respirandoo melhor!!

    Mas, curiosa com esse post que esta aqui no meu pc como favoritos.

    Bom essa forma de degrade pra mim era do ombré, o que me chama atenção é essa frase: "Assim, destacam-se os fios que iluminam o fundo, mudando o visual sem alterar drasticamente a cor" isso é inusitado, visto que o ombré mesmo em degrade acaba nas pontas com um super platinado!!

    Gostei disso Paolo... mais natural para o verão.

    Agora tenho uma dúvida, disse que para cabelos naturais seria usado somente a coloração, como fazer mechas que clareiam sutilmente esses cabelos?? Não ficariam acobreadas com tinturas superclareadoras? Ou o intento é tonalizar depois a coloração colocada em fios naturais? E estes que já tem a cuticula mais fechada, não seria necessário uma prévia descoloração para ao menos fazer mechas??

    Curiosa Paolo. Aguardo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy!
      Bem o "ombré" é mais marcada, e é diferente a "californiana" que é totalmente marcada, e sensibilizada de mais. A "sombré" é sutil mesmo, e nos cabelos naturais, pode se utilizar colorações super clareadoras, quando não se quer um clareamento intenso como o descolorante promove, e após se finaliza, com um tonalizante para remover a cor indesejada, como o efeito alaranjado.
      Mas quando temos um cabelo que já possui química, ai sempre se utiliza o descolorante, e o peroxido de acordo com o nível de clareamento que se deseja, após se tonaliza, também.
      Obrigado e espero ter ajudado.
      Abraço.

      Excluir