segunda-feira, 18 de abril de 2011






O PROCESSO DE ALISAMENTO DOS CABELOS 




Alterando as ligações do cabelo



Uma alteração das ligações secundaria do cabelo é obtida com água e uso de bobis ou secador, após o cabelo estar seco, a nova forma da ligação secundária será mantida, no entanto, quando o cabelo for molhado novamente , as ligações primarias mais fortes predominarão, e o cabelo retorna à sua forma original. Existe uma batalha constante entre as ligações primária e secundária. As ligações mais fortes sempre vencerão.



A única maneira, de criar uma ultima mudança na forma do cabelo é alterar as ligações primárias permanentemente, é isso que faz os sistemas de relaxamento. Químicas poderosas e ativas no creme abrem essas ligações primárias, então, enquanto estão abertas

o cabelo é amaciado e as ligações são levadas a uma nova posição. Cabelo relaxado não irá mais lutar contra o estilo liso.



Um relaxamento bem sucedido significa que mais de 50% das ligações primárias foram abertas, levadas e reunidas, se ocorrer menos de 50% da alteração, o cabelo voltara à sua forma original.



Preste atenção: ligações primárias são fortes e só podem ser abertas por meios químicos. Ligações secundárias não são tão fortes e são abertas mais facilmente. A abertura ou fechamento de ambos tipos de ligações é o que nos habilita a alterar a forma do cabelo permanentemente. Ligações primárias são encontradas em construções básicas, blocos de proteína capilar; a cistina do aminoácido, uma ligação disulfuríca que é formada na cistina, dá ao cabelo sua força e resistência a químicas.



Ligações secundárias mais fracas também unem partes e são normalmente compostas de hidrogênio ou sais, são eletrostáticas e, diferente das primárias, podem ser abertas com água.



No relaxamento as ligações de enxofre são quebradas e durante o processo de neutralização é dado a nova forma às ligações de enxofre.







O processo de alisamento e a diversas químicas





Os relaxamentos são essencialmente alisadores de cabelos: RELAXAMENTO, ALISAMENTO E TEXTURIZAÇÂO são termos utilizados quando falamos do sistema de relaxamento. Relaxadores, texturizadores e alisadores químicos reduzem a quantidade de cachos no cabelo em vários e diferentes graus, dependendo do grau natural dos cachos, do produto usado e do tempo de ação do trabalho



Existem características(substancias) de relaxamento:



- Ácido tioglicolico (amônia)

- hidróxido de sódio (caustica)

- hidróxido de cálcio (cálcio)

- hidróxido de lítio (guanidina)

- Sais metálicos (chumbo etc...)



Característica:



Amônia : tem cheiro marcante, age lentamente, não causa sensibilidade e enrijece em contato com os cabelos. Necessita se pentear muito para que reaja.



Caustica: Geralmente reage rapidamente, quando entra em contato com o couro cabeludo, gera ardor e até mesma perda de liquido quando afetada a epiderme (couro cabeludo).Não existe a necessidade de pentear para reagir deve ser retirado com água morna ou fria, na maioria das vezes, quase não tem cheiro.

Relaxamento com hidróxido de sódio, variam das forças mild (suave) a super, dependendo da porcentagem de hidróxido de sódio do produto, geralmente, quanto mais hidróxido de sódio no produto, mais rápido a ação do relaxamento. A força super do hidróxido de sódio dos relaxamentos deve ser usadas em cabelos extremamente resistentes.

Um relaxamento de hidróxido de sódio é melhor para clientes que querem cabelos mais lisos e menos volume, este tipo de relaxamento alisa rápido e deixa o cabelo sedoso, quando condicionado apropriadamente.



Hidróxido de cálcio – geralmente reage rapidamente, não gera ardência, endurece quando entra em contato com os cabelos, tem cheiro suave e necessita de um liquido ativador para misturar , do contrário, não reage (semelhante a guanidina)



Sais metálicos – não causa queimadura nem ardor, de ação lenta, adquiri uma coloração preta intensa, além de cobrir o cabelo com uma película de chumbo.



Tradicionalmente, as ações dos relaxamentos foram explicadas como o desligamento de enxofre e hidrogênio que são religados e re-endurecidos na nova formação alisada todos relaxamentos aumentam a cutícula e amaciam o cabelo. Cabelos mais grossos e resistentes demoram mais para relaxar, enquanto cabelos finos e coloridos são bem mais rápidos.

Troca de químicas – tabela de tempo

Devemos retocar os cabelos respeitando sempre a última química aplicada pelo fato de não serem compatíveis entre si, pois o tempo estimado é de 2 a 6 meses de pausa



Químicas Tempo de Troca

Cáustica – caústica 2  a 3 meses

Amônia – amônia 2 a 3 meses

Guanidina – guanidina 2 a 3 meses

Cáustica – amônia 5 a 6 meses

Amônia – cáustica 5 a 6 meses

Cáustica – guanidina 4 a 5 meses

Amônia – guanidina 5 a 6 meses

Sais metácilos acima de 6 meses



Alisamento ou defrisagem eis a questão!



Na verdade, as duas técnicas têm muito em comum, já que ambas reduzem o volume dos cachos e devolvem o movimento aos fios. A diferença é que o relaxamento ou defrisagem, apenas reduzem a intensidade das ondas dos cabelos cacheados, enquanto o alisamento, como o nome diz, muda a forma original do cabelo. Isto é possível, pois a química abre as escamas externas dos fios, penetra no interior da fibra capilar e altera completamente sua estrutura. Na maioria das vezes, a fórmula de alisamento é aplicada com pincel e, a de relaxamento, com pente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário