terça-feira, 6 de abril de 2010

A cor dos cabelos e as melaninas




Qualquer pessoa que desenhe ou pintor famoso, constantemente è confrontado a retratar de forma fiel as cores presentes no fio de cabelos da modelo retratada.

Existe uma infinidade de cores e reflexos que parecem escapar da palheta do pintor.



Mecanismo da coloração

Existem duas células envolvidas no mecanismo de coloração:

Melánocitos que produzem a melanina e transmitem a outras células chamadas queratinócitos.





Através da microscopia confocal é possível observar este melanócito transmitindo pigmentos para os queratinócitos.

As células responsáveis pela coloração natural dos fios são os melanócitos. São células com formatado mais largo e apresentam ramificações chamadas de dendritos. São encontradas em especial no inicio do folículo capilar. Elas são responsáveis pela produção de melanina na forma de pequenos grânulos de pigmento de cor. Após a produção elas tem de transmitir através dos dendritos “injetando” desta forma os pigmentos nas células queratinócitos na altura da haste capilar que está sendo formada. Desta forma, o fio de cabelo adquire coloração desde a raiz(folículo piloso) sendo esta cor feita para durar todo o ciclo de vida do fio.

O mais extraordinário para se pensar é que cada fio apresenta menos de 1% de melanina na sua composição.

Existem apenas dois pigmentos produzidos pelos melanócitos.

Uma célula melanócitos pode produzir dois tipos de pigmentos: Eumelanina(cabelos escuros, pigmentos granulosos) e a feomelanina(pigmentos claros, pigmentos difusos)


A eumelanina é liberada pela células melanócitos na forma de pequenos grânulos semelhantes aos grão de arroz. A sua cor pode variar de vermelho escuro a preto. Ela é gerada a partir do aminoácido tirosina que pela ação de uma enzima chamada tirosinase produz a eumelanina.




A feomelanina te um formato menos preciso, mais difuso. As graduações deste pigmento desde amarelo até vermelho. Difere da eumelanina pelo fato que da sua biossíntese além do aminoácido tirosina outros aminoácidos como a cisteina e o elemento químico enxofre são necessários para produzir os compostos de coloração diferenciada.


 
Paleta infinita de cores


A proporção dessas duas melaninas determina a cor real dos fios. Mas existem algumas dificuldades de compreensão no processo evolutivo e de adaptação das espécies , onde os japoneses apresentam somente cabelos pretos(maior quantidade de eumelanina). Já os irlandeses apresentam em sua grande maioria cabelos ruivos(vermelhos) devido a grande quantidade feomelanina produzida. Já na Escandinávia os fios louros são formados na sua grande maioria apenas de eumelanina. Surpresas do processo de evolução e adaptação.



Esta imensa gama possível nas misturas dos dois pigmentos (uma gama em termos de tipos de melanina, bem como a quantidade de cada melanina) é determinada pela genética de cada pessoa que oferece uma paleta infinita que vão desde o louro mais claro ao mais profundo preto.

Fonte Noemi Jacques.

Um comentário: