segunda-feira, 6 de junho de 2011


CONHECENDO



SHAMPOO







Embora certos componentes da formula prometam revoluções capilares, a principal vocação do shampoo é limpar couro cabeludo e os fios para eliminar a oleosidade natural, impurezas e resíduos da pele. Além de remover dos fios o acumulo de cosméticos finalizadores, a poluição, o cloro, o sal da água do mar, etc.
A formulação, em linhas gerais, contem tensoativos aniônicos que tem a detergência como uma das propriedades principais.
O shampoo é vital para o couro cabeludo e, por melhor que o produto seja, pode agredir (mesmo que pouco) os fios, afinal contem detergente. Porem, a indústria cosmética evolui para minimizar as agreções provocadas pelas lavagens. A primeira conquista foi à criação de opções com pH levemente acido que respeitam as características do couro cabeludo e da camada que envolve o cabelo. A segunda é a utilização de detergentes suaves, do tipo sulfoccinato ou sarcosinato, em vez de sulfato. Estes são responsáveis pela espuma, portanto estão ligados diretamente à quantidade de substancias agressiva.
O grande desafio, agora, é conseguir balancear a formula, de modo que, além de limpar, o shampoo também contribua para a saúde dos fios.

SAL

Um estudo recente realizado pela parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Schulmann de Investigações Cientificas, a Universidade Anhembi Morumbi e a Internacional Speciality Products concluiu que não existem diferenças relevantes ao comparar o desempenho de produtos com cloreto de sódio (sal) e aqueles que não possuem esse ingrediente. O sal aqui é apenas usado para deixar o cosmético com textura mais espessa e pode ressecar a cabeleira, caso utilizado em grandes concentrações. É possível formular o shampoo com a textura mais viscosa utilizando Hidroxietil celulose, PEG-120 e PEG-150, que são espessantes mais caros, porem que contribuem inclusive na qualidade da espuma e estabilidade do produto.


ANTI RESÍDUOS

As opiniões sobre o uso deste tipo de shampoo se divide em 50% aconselham o uso semanal deste tipo, a outra metade em fazer com intervalos de 15 dias, o que é mais recomendado, mas é bom fazer uma analise do estado das fibras para detectar a periodicidade ideal. Com maior concentração de detergentes, esse cosmético elimina restos de finalizadores, shampoos e condicionadores comuns, e até de poluição que vão se acumulando durante as lavagens comuns. Ele pode devolver brilho e vitalidade aos fios.
O shampoo antí resíduos não resseca o cabelo, pois eliminam a sujeira externa sem abrir as cutículas do fio – processo que danifica a estrutura.

SHAMPOOS ESPECÍFICOS

Quando o couro cabeludo sofre com excesso de oleosidade – que, além do desconforto, pode acarretar queda ou caspa (sendo que essa ainda pode ser resultado de agressões físicas ou químicas)-, devem entrar em cena shampoos com princípios ativos que amenizem a produção exagerada de óleo. Geralmente estes produtos possuem tensoativos com maior poder de higienização, além de ingredientes adstringentes (para limpar e acalmar), ativos umectantes (que mantem o couro cabeludo hidratado e protegido), e agentes mentolados, que ao transmitir a sensação de frescor e limpeza, inibem a ação descontrolada das glândulas sebáceas. Tenha cuidado na utilização deste produto, jamais esfregue demais o shampoo no couro cabeludo para não agredir a pele que já esta sensibilizada. Faça uma massagem suave com as pontas dos dedos e movimentos circulares, isso vai estimular a circulação sanguina. E espalhe o produto primeiro nas laterais e na nuca e só depois no topo da cabeça.

COMPOSIÇÃO BÁSICA:

Agua deionizada – veiculo – qsp 100,00 - veiculo
Detergentes/tensoativos: maior concentração (8 a 15%); propriedade de limpeza.
-produtos: lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de sódio, lauril éter sulfato de amônio, lauril éter sulfoccinato.
Estabilizador da espuma: 1 – 5% -cremosidade/estabilização da espuma/espessante
Opacificante: 1 – 5% cremosidade
Espessante – 0,5 – 5% - ajuste de viscosidade
Condicionadores – 0,5 - % - lubrificação, brilho condicionamento.
Cuidados especiais: variável – ligado ao ingrediente
Modificadores de pH: qs pH – ajuste do pH
Sequestrante: qs – quelação do Ca + + em aguas duras; estabilização do produto.
Conservantes: qs – preservar do ataque microbiano
Fragrância: 0,5 – 1% - perfumação
Solubilizante: 0,5 – 2% - solubilizar óleos essenciais
Corantes: qs – conforme requerido

PRINCIPIOS ATIVOS – COMPOSIÇÃO:

Óleo de malaleuca: bactericida e anti-inflamatório auxilia na manutenção da saúde do couro cabeludo sem prejudicar os fios.
Óleo de Jojoba: indicado no tratamento da caspa é também um poderoso balanceador da oleosidade natural do fio.
Artemia salina: alga marinha que aumenta a oxigenação do folículo piloso.
Glicina vetorizada + algas laminaria: desloca a oleosidade da raiz para as pontas.
Queratina: “Alimento “para a proteína dos fios”“.
Hidrahair AD: reduz resíduos de excesso de cosméticos.


FINAL

Como vimos anteriormente à função principal de um shampoo é de higienizar (limpar) couro cabeludo e os fios do cabelo, por isto seu principal ingrediente é o detergente, donde se conclui que shampoo não é tratamento e sim um cosmético de limpeza. Isto é importante para não sermos enganados que o shampoo trata não ele limpa para receber o cosmético de tratamento, por isto o cuidado especial sempre são um dos últimos na formulação é em uma pequena quantidade e o tempo que fica um shampoo em contato com o couro cabeludo e com o fio é muito pequeno.
Nos rótulos temos de nos habituar a ler, o ingrediente que vem em primeiro lugar é o de maior quantidade e os últimos são em muito pouca quantidade, isto vale para todos os rótulos de produtos cosméticos.
Se compararmos as formulações de 2 shampoos um comercial e outro só vendido nos salões veremos que as formula são as mesmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário