quarta-feira, 25 de maio de 2011


Hidratação, reconstrução ou cauterização?




Escolha o melhor tratamento para recuperar a beleza dos cabelos maltratados por escovas, piastra, químicas de alisamento, mechas, tinturas inadequadas, escovas progressivas etc....
Saiba qual é o tratamento indicado para o seu caso:
Hidratação
Devolve a umidade perdida por conta de agentes externos, como sol, poeira, sal do mar, escovas e piastras. Age na parte externa da fibra capilar e proporciona mais brilho, maciez e movimento aos fios. Tem que fazer mesmo em cabelos sem química. É como escovar os dentes. O tratamento, entretanto, não é suficiente para danos severos, pois não consegue atuar na estrutura do cabelo. Então este procedimento não se aplica em cabelos que já passaram por algum processo químico, como luzes, mechas, tinturas, alisamentos e outros.
Aplicação: O segredo está na massagem feita com o produto. Depois de lavar com xampu anti resíduos, divida o cabelo em pequenas mechas e aplique o hidratante a partir do comprimento em direção às pontas. Deslize as mãos pelas madeixas várias vezes, isso vai aquecer levemente o produto e potencializar os efeitos.
Dica: Se a ideia é hidratar em casa, cuidado na hora de escolher o produto, nem sempre o mais “pesado” hidrata melhor. E mais: o hidratante nunca deve ser aplicado no couro cabeludo, pois isso pode dar um aspecto engordurado ao cabelo.
 
Cauterização
Mais profundo que a hidratação, o processo recupera cabelos extremamente secos, quebradiços, tingidos ou que sofreram com processos químicos como permanentes, relaxamentos e escovas progressivas.
O diferencial da cauterização é o uso do calor para selar as cutículas dos fios. O produto de hidratação penetra no córtex antes das escamas do cabelo. Depois é aplicada uma prancha a vapor que fecha os fios e não deixa o produto sai. Existe cauterização a frio, mas pessoalmente acho que só funciona quando o processo químico é aliado à prancha.
Os produtos usados no tratamento repõem queratina, vitaminas e proteínas perdidas. O procedimento não deve ser adotado com muita frequência, o ideal é que seja repetido a cada 30 dias.
Dica: é o melhor tratamento para readquirir todos os nutrientes necessários para ter um cabelo saudável. Por ser um procedimento complexo é preciso tomar alguns cuidados para que a cauterização não provoque um efeito contrário. O uso excessivo da queratina poderá enrijecer muito a fibra e causar mais quebra. A temperatura do secador ou chapinha não pode ser muito elevada para não comprometer a integridade da estrutura dos fios.

Reconstrução

O mais intenso dos três procedimentos, é indicado para a estrutura capilar danificada de forma mais severa. A reconstrução repõe nutriente e restaura a fibra capilar além de hidratar. Elimina assim a porosidade e acaba com o efeito frizz indesejado.
Um profissional saberá diagnosticar se esse é o caso para os seus fios. Quando o cabelo está muito maltratado, fazer no mínimo quatro reconstruções, uma por semana. Depois cauterização e mantenha com a hidratação.
O processo é semelhante ao da cauterização, mas tem mais queratina. Depois de agir por cerca de quinze minutos e ser aplicada a prancha, os produtos são retirados com um enxágue e é feita uma escova para secar e selar o cabelo.
Dica: se realizado com muita frequência, ou com enxágue inadequado, os produtos podem acumular nos fios e deixá-los com aspecto pesado.
Nunca esqueça, o fio do cabelo não é que nem a pele que se regenera, uma vez danificado teremos um longo processo de reconstrução para melhorar a penteabilidade e sedosidade perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário