segunda-feira, 21 de março de 2011

Diagnóstico: o grande sucesso das quimicas em

 cabelos




Ao contrário das "Escovas" que aplicam em cima de qualquer cabelo independente do estado estrutural do fio, as químicas limpas(alisantes tradicionais; produtos de transformação) são mais exigentes. Quanto mais saudável estiver o fio, melhor será o desempenho da química e o resultado do procedimento.

Usar produtos de farmácia porque o cheirinho é bom e o resultado nem tanto, não rola. No mundo perfeito todos os produtos mega-maravilhosos também seriam perfumados, um dia chegamos lá...



Toda química deveria ser precedida por uma boa dose de tratamento, disso depende o resultado. E escolher o tratamento certo antes de fazer a química, que nesse caso vamos incluir também coloração, é a chave.



O ideal de preparação de um cabelo que deseja ser relaxado/alisado/colorido depende do diagnóstico. Infelizmente muitos profissionais não sabem fazê-lo.

No diagnóstico a maior ferramenta que o profissional possui são os sentidos, o único sentido que não utilizamos no diagnóstico é o paladar (graças a Deus).



Visão: Não precisa ser expert para notar um cabelo danificado, porém um olho treinado enxerga dano num cabelo aparentemente "saudável".

Audição: Ouvir é fundamental, por isso nascemos com 2 orelhas e apenas uma boca, ouvir tudo que o cliente fala e interpretar é a chave para descobrir as causas de dano que você não conseguiu identificar usando apenas a visão.

Olfato: Pode não parecer mas o olfato pode diagnosticar a química utilizada além de diagnosticar problemas no couro cabeludo.

Tato: O tato é o segundo sentido mais importante no diagnóstico capilar, só perde para a visão. É através do tato que você define textura, densidade, porosidade, etc.



Os cursos convencionais não estão dando ênfase para o diagnóstico, então se você é recente na profissão o meu conselho é treine! Pratique o máximo que conseguir antes de se aventurar num salão, nunca faça seu cliente de cobaia.



Como já falamos, cada novo cliente é um novo projeto, sabemos que projetos precisam de muito mais do que execução, precisam de diagnóstico, cronograma, escopo (onde você identifica quais ítens serão trabalhados) e finalmente produção.

Com cabelo não é diferente, na era da informação não tem lugar para "cabeleireiro" que só executa mecanicamente.



O bom profissional é aquele que tem imaginação, a pessoa que consegue visualizar um resultado mentalmente tem chances maiores de fazer um bom diagnóstico e conseqüentemente obter excelentes resultados.

O bom profissional quando o assunto é beleza, não é aquele que diz: "Sim senhor!" e sim aquele que visualiza mentalmente o resultado antes de começar, capta o desejo do cliente e tenta da melhor forma possível reproduzi-lo.



Saindo do salão é indo para a sua casa, identificar o que seu cabelo precisa sozinho não é simples. Se muito profissional faz diagnóstico equivocado imagine você?

Identificar quando fazer uma reconstrução, cauterização e mais um monte de "ãos" que usam queratina é uma coisa bastante séria.

Sempre que não souber diagnosticar seu cabelo sozinha procure um profissional, se não tiver como recorrer a um profissional de confiança... Hidrate, Hidratação nunca é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário