segunda-feira, 23 de julho de 2012

Penteados de festa


Tipos de Penteados Para Festa 

Quem não gosta de ir a uma festa com o cabelo bem arrumado, e atraente? Com isso separamos algumas dicas e modelos para você arrasar.

 Em alguns Estados são calor de mais em outros frios por isso se atente na maquiagem que irá usar e no penteado, tem que ser bem feito e resistente para durar a noite inteira.

Um grande segredo é colocar alguns acessórios em seu cabelo com pequenos detalhes para chamar mais atenção. Tem várias opções de penteados, mas dependerá do seu perfil, do tipo de cabelo, comprimento, e da sua personalidade para escolher o que mais te atrai. A ocasião também é muito importante para sua escolha. Por exemplo, se vai a um evento a ocasião pede roupas mais elegantes com brilhos combinando mais com penteado simétrico e elegante, se for a uma festa à noite e quer exagerar nos brincos, e o vestido será tomara que caia, ou decotado, o mais indicado é fazer um penteado com os cabelos presos tranças, coques ou outros.

Penteados para festas:

As tendências para 2012 envolvem vários tipos de penteados tanto cabelos presos como soltos.  Irá ser bastante utilizado os coques, tranças volume e textura. Essas tendências podem se misturar sem medo como, por exemplo, o rabo de cavalo com a trança e o coque com a trança, a textura com volume, ou todas elas juntas. Vai depender bastante do seu gosto e da festa que irá ir. Mas o indicado é procurar pelo auxilio de um profissional ele te dará algumas dicas que será essencial para sua escolha.

Veja abaixo alguns modelos de penteados para utilizar nas festas.














Ingredientes de produtos cosméticos para cabelo


Surfactantes



O que é um surfactante?

Os surfactantes são moléculas que possuem atividade detergente. A estrutura química espacial é semelhante a um cotonete onde a parte de algodão seria a extremidade POLAR (solúvel em água) da molécula e a haste flexível seria a parte APOLAR (não solúvel em água) da molécula.
Essa estrutura química que apresenta dupla polaridade interage favoravelmente com as moléculas tanto de água como com as moléculas não solúveis em água ( como os óleos e silicones não solúveis) sendo então responsável pela atividade detergente apresentada.



Surfactantes – agentes de limpeza

Surfactantes aniônicos são os principais ingredientes ativos em todos os xampus. Todos os outros ingredientes são adicionados visando a melhorar sua ação ou alterar a textura, cor, fragrância ou a sensação causada pelo uso do produto. Embora um único surfactante primário seja responsável por limpar o cabelo e o couro cabeludo, outros geralmente são adicionados para aumentar a limpeza, reduzir irritações aumentar a formação de espuma e condicionar os cabelos.
Utilizados em xampus como agentes de limpeza, os surfactantes têm a capacidade de  umedecer o cabelo e a pele, e também remover, emulsificar  e deixar a sujeira e o óleo em suspensão para que sejam retirados no enxague com agua. Embora muitos agentes de limpeza produzam espuma, ela não é a responsável pelas propriedades de limpeza dos surfactantes. Outros geralmente são adicionados para realizar esta função.
Os surfactantes primários mais comuns utilizados em xampus são:
1)   1 -  Lauril sulfatos, frequentemente utilizados como surfactante primário porque custam pouco e são agentes de limpeza muito bons, mas também podem causar danos aos cabelos e irritar a pele. Alguns dos exemplos mais comuns incluem laurel sulfato de sódio, laurel sulfato de amônia e TEA  laurel sulfato (laurel sulfato de treitanolamina).
2)  2 -   Lauril éter sulfatos (laureth sulfato) são etoxilados para produzir um surfactante mais suave e menos irritante. Alguns dos exemplos mais comuns incluem laureth sulfato de sódio, laureth sulfato amônia e TEA laureth sulfato (laureth sulfato de treitanolamina). O grau de etoxilação é determinado pela quantidade de oxido de etileno que é adicionada. Um valor de etoxilação de aproximadamente três geralmente é o preferido, por causa da capacidade de limpeza e da relativa suavidade. Lauril sulfatos mais etoxilados – lauro-anfoacetato de sódio, alquil glucosídeos e alquil glutamatos – são surfactantes geralmente adicionados para acrescentar suavidade.



Surfactantes – agentes emulsificantes

Agentes emulsificantes são utilizados para preparar emulsões, que são o centro da tecnologia da maioria dos produtos para tratamento de cabelo. A esmagadora maioria desses produtos é de emulsões. Geralmente, as emulsões são feitas a partir de uma mistura de óleo e água, e variam, em sua forma, de leites a cremes, com aplicações tão variadas como os processos que as produzem.
O principal propósito de um agente emulsificante é o de criar um produto estável e uniforme, que assegure a qualidade do produto por pelo menos três anos, abrangendo o período de entrega, armazenamento, distribuição e uso. Os emulsificantes proporcionam a textura  e espessura  do produto, e também, em geral, contribuem para sua segurança e eficácia.
A capacidade de um surfactante de dispersar e estabilizar a emulsão também altera a sensação causada pelo uso do produto. Quando utilizados apropriadamente, os emulsificantes tornam o produto liquefeito para que sejam espalhados por igual quando aplicados. Se forem utilizados inadequadamente, os emulsionantes fazem com o que o produto pareça pesado e grudento quando aplicado, ou criam uma indesejável sensação pegajosa depois do seu uso.
Os emulsionantes também têm a capacidade de alterar óleos essenciais na pele. Os mesmo emulsionantes que são utilizados para atrair e fixar óleos na emulsão também podem emulsificar os lipídeos essenciais (óleo) na pele. Surfactantes fortes, como o laurel sulfato de sódio, e mesmo mais suaves podem provocar distúrbios nas propriedades de barreira lipídica  da pele. Emulsionantes também podem aumentar a irritação indiretamente, ao danificar barreira da pele, fazendo aumentar a absorção de outros materiais que causam irritação, como conservantes, sais e outros ingredientes ativos.


Surfactantes – gerais

O termo surfactante é uma contração do nome em inglês surfasse-active agente, que significa agente ativo de superfície. Normalmente, óleo e água não se misturam por causa da tensão superficial.
Todos os surfactantes são classificados por sua carga iônica. Surfactantes aniônicos têm uma carga negativa e normalmente são utilizados em xampus como o principal produto de limpeza (detergente). Surfactantes catiônicos têm uma carga positiva e são, mais frequentemente, utilizados como condicionadores; estão listados condicionadores – antiestaticos. Além disso, também têm propriedades antibacterianas e podem ser utilizados como conservantes. Surfactantes não iônicos não tem carga iônica e, em sua maioria, são utilizados  como condicionadores e impulsionadores de espuma. Os anfóteros têm carga aniônicas e catiônicas, que são influenciadas pelo pH. As cargas catiônicas prevalecem em um pH ácido e iônicas em um pH alcalino.  Os surfactantes anfóteros geralmente são utilizados em xampus para bebês. Embora os surfactantes sejam utilizados por muitas diferentes razões e alguns deles realizem mais do que uma função, suas três principais funções são: agentes de limpeza, agentes emulsificantes e aumento da quantidade de espuma.


Surfactantes – aumento da quantidade de espuma

Impulsionadores de espuma são responsáveis são responsáveis pela rica, espessa e cremosa encontrada em cremes de barbear, xampus, banho de espuma, sabonetes líquidos, mousses e espumas de produtos em aerossol. São coosufactantes que permitem que as moléculas surfactantes se agrupem melhor, fortalecendo a espuma e aumentando o seu poder espumante. Os mais comuns são cocamida MEA (cocamida monoetanolamina), cocamida DEA (cocamida dietanolamina) cocamida propil  betaína, e outras betaína.
Embora a espuma não seja responsável pelas propriedades de limpeza dos xampus a maioria destes é projetada para produzir uma espuma densa, porque os consumidores relacionam uma espuma espessa e rica com um xampu de qualidade. A espuma se tornou um aspecto importante dos xampus, pois eles devem produzir rapidamente uma espuma rica, densa e “viçosa” nos primeiros estágios do processo de lavagem. A espuma deverá permanecer durante o processo, mesmo na presença de condicionadores gordurosos ou oleosos, mas também deve ser facilmente enxaguada nos estágios finais de lavagem.
Mesmo sem estes aumentadores, alguma espuma sempre é gerada pelo surfactante em excesso, e isto é uma indicação de xampu  que esta presente é suficiente para deixar em suspensão toda a sujeira e oleosidade. A espuma também tem uma qualidade lubrificante que permite que as mãos se movam rapidamente pelo cabelo úmido, o que ajuda n remoção mecânica da sujeira e do óleo que foram emulsificados.
Um xampu suave deverá limpar delicadamente o cabelo e o couro cabeludo, sem provocar irritação, ressecar nem danificar. Infelizmente, os surfactantes que proporcionam a melhor espuma também causam o maior grau de irritação na pele. Embora a maioria dos surfactantes suaves,  como o Lauril éter sulfato de amônio, não irrite a pele, eles são agentes de limpeza fracos, que produzem pouca espuma. A maior parte dos formuladores tenta equilibrar a capacidade de limpeza com a de fazer espuma e a suavidade, mas geralmente a suavidade é obtida à custa de uma limpeza eficaz e capacidade espumante. A maioria dos xampus combina surfactantes suaves com aqueles que fazem uma boa limpeza e produzem espuma em  abundância.


Fontes de pesquisa:
- Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
- The Society of Cosmetic Chemists (SCC)
-Global Cosmetic Magazine
-Micelle Press, Inc.
P.O. Box 653 Cranford, NJ 07016
Hunting, A. L.L. Encyclopedia of Shampoo Ingredients. Cranford, NJ: Micelle Press
Hunting, A. L., L., Encyclopedia of Conditioning Rinse Ingredients. Cranford, NJ: Micelle Press.
-Milady’s Hair-Care product & Ingredient’s Dictionary – John Halal
Naturally Curly - CurlChemist: Surfactants, Sulfates, and You
O uso da tecnologia cosmética no trabalho do profissional cabeleireiro – Álvaro Luiz Gomes.

Em um próximo post estarei listando os principais ingredientes cosméticos nas formulações.





terça-feira, 17 de julho de 2012

Sabrina Sato

SABRINA SATO 



LOURISSIMA



A apresentadora Sabrina Sato deu uma repaginada no visual de suas madeixas, e assumiu o loiro clarissimo. A mudança ocorreu devido a uma campanha da Wella e por isso pintou os cabelos com um tom de loiro bem claro .Sabrina Sato é a garota propaganda da marca nesta edição. Ela diz que teve ajuda do cabeleireiro e maquiador Daniel Hernandez. Se você gostou da nova tonalidade do cabelo da moça então agora vai saber que a cor usada é o tom louro cinza ultra claro da Wella.




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cabelo das atrizes da Rede Globo


Cabelo das atrizes da rede globo

- mais pedidos de junho 2012 -

A atriz Camila Morgado tem feito bastante sucesso com o look usado por sua personagem Noêmia, em Avenida Brasil. E atualmente a moça está em primeiro lugar entre os cabelos mais pedidos pelo público na Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da TV Globo, neste mês de junho.


O cabelo da atriz está cortado em camadas aumentadas, ou seja, elas começam dois dedos abaixo da orelha e vão ficando mais largas em direção às pontas. Outro detalhe: os fios são puxados para cima e aparados na horizontal, o que garante maior definição e textura.

Se você também deseja copiar a cor, a base é o acobreado número 7. Em seguida deve-se fazer por toda a cabeça mechas finíssimas, quase transparentes, com acobreado no tom 8 para evitar que o ruivo fique chapado. Vale ressaltar que o tom ruivo está em alta.

Na lista divulgada pelo departamento de comunicação da emissora, as atrizes Nathália Dill, Taís Araújo, Mayana Neiva também aparecem, além das jornalistas Renata Ceribelli, Patrícia Poeta e Fátima Bernardes.

Veja  os 10 cabelos de famosas mais pedidos na emissora!












terça-feira, 10 de julho de 2012

Ingredientes de produtos cosméticos para cabelo


Ingredientes de produtos cosméticos
 Parte 7

Oxidantes

Oxidantes são produtos químicos que fornecem oxigênio para outras substancias, fazendo com  que estas se tornem oxidadas. São empregados como desenvolvedores  na coloração de cabelo, para formar a tintura sintética que adiciona cor aos cabelos; e utilizados, em concentrações mais elevadas , em produtos clareadores, para destruir o pigmento natural (melanina) e clarear a cor natural do cabelo. Os oxidantes também são utilizados como neutralizadores de ondulações e alisadores de cabelos (agentes redutores).

Propelentes

Propelentes são produtos químicos utilizados em sprays de cabelo na forma de aerossóis, que consistem de um fixador dissolvido em um solvente que seca rapidamente e que é impulsionado do recipiente pelo gás propelente pressurizado ali contido. Esses sprays são mais fáceis de ser utilizados do que aqueles em bombas, e produzem um jato mais seco, com pequenas gotículas.
Embora tenham se passado muitos anos desde que o governo federal dos Estados Unidos proibiu o uso de propelentes, responsabilizados pela destruição da camada de ozônio, os sprays em aerossol continuam a aumentar o medo  de uma calamidade ambiental na mente da maioria dos consumidores. Eles podem ser um pouco mais caros, mas não são mais prejudiciais para o meio ambiente do que aqueles na forma de bomba.
No Brasil, o CFC (clorofluorcarbonados) foi proibido e consta no regulamento técnico que trata da lista de substancias que não podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal.

Reguladores de pH

São produtos químicos (ácidos, álcalis e agentes tampão) utilizados para controlar o pH de produtos cosméticos finalizados. Em relação aos produtos finalizados, ácidos são adicionados para neutralizar álcalis e diminuir o  pH; os álcalis (bases)são acrescentados para neutralizar o pH e os tampões resistem a mudanças no pH e são utilizados para estabilizar o pH.

Solventes

São líquidos utilizados para dissolver outros ingredientes encontrados em produtos cosméticos acabados. Embora a água seja o solvente mais comum em produtos para tratamento de cabelo, outros são utilizados em sprays para cabelo e esmaltes para as unhas. Solventes específicos também são utilizados para extrair óleos essenciais e dissolver as tinturas colorantes.

No próximo post sobre os ingredientes para produtos cosméticos estarei tratando dos surfactantes.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lar Santo Antonio dos Excepcionais/ Desfile dia 29/06


No último dia 29 de junho foi realizado no Restaurante Becco, em Porto Alegre, foi realizado o Nhoque do Bem em beneficio do Lar Santo Antonio dos Excepcionais, neste jantar foi realizado um desfile de modas da Maison Vol Fioravante, e eu e a equipe da Laksmi Estética realizamos os penteados  da clientes da Maison que estavam desfilando.
Quero agradecer a colaboração dos colegas Cleo, Claudio, Angelo e Camila pela grande ajuda na preparação dos cabelos e as recepcionistas Sheila e Franciele.
Seguem algumas fotos dos bastidores da preparação das modelos.




 













Ingredientes de Produtos Cosméticos para cabelo


Ingredientes de produtos cosméticos
Parte 6



Conservantes

Conservantes são ingredientes que previnem ou retardam o crescimento de micro-organismos e protegem os produtos cosméticos contra a deterioração. Na maioria dos produtos cosméticos pode ocorrer o crescimento de micro-organismos, e estes produtos se deteriorariam sem a adição de conservantes, que evitam danos aos produtos; causados por tais micro-organismos, também protegem contra a inadvertida contaminação do consumidor durante o uso. A maioria dos produtos finalizadores contém mais de um conservante, que controla uma maior variedade de micro-organismos e também causa um efeito sinergético que aumenta sua eficácia.


Espessantes

Espessantes são ingredientes utilizados para aumentar a viscosidade (espessura) dos produtos para tratamento de cabelo, tais como xampus, condicionadores, géis modeladores, e varias outras emulsões. Em geral, géis são semissólidos, variando de claros a translúcidos. A viscosidade varia de um gel liquido espesso e fluido, até um gel firme e solido porem macio. E possível tornar os géis mais espessos por meio de polímeros sintéticos, tais como acrílico, vinil  e alquileno/oxido alquileno; ou de polímeros naturais, como polissacarídeos obtidos de plantas ou de origem de micro-organismos que tenham sido quimicamente modificados. O uso inadequado de espessantes pode criar um produto com uma consistência de flocos, que não espalha bem ou que deixa uma sensação pegajosa.


Fragrâncias

A lista de produtos rotulados como “fragrâncias” ou “perfumes” indica qualquer substância natural ou sintética utilizada para conferir um odor especifico a um produto cosmético. De  acordo com a International Fragarance Association (Associação Internacional de Fragrâncias), as fragrâncias são ingredientes que atribuem, aumentam ou combinam o odor de um produto cosmético. Elas podem ser obtidas a partir de fontes sintéticas ou naturais, por meio de processos químicos ou físicos, e incluem aromas químicos, óleos essenciais, extratos naturais, destilados, isolados e resinas oleosas.


Onduladores e alisadores de cabelo – agentes redutores

Agentes onduladores e alisadores de cabelo (agentes redutores) criam uma modificação permanente no padrão de ondulação dos cabelos. Esses ingredientes são compostos denominados tióis (contem o grupo-SH (designado por grupo tiol, grupo mercaptano ou grupo sulfridrilo) que rompem ligações de dissulfeto por meio de um processo chamado redução). Um neutralizador oxidante, geralmente o peroxido de hidrogênio, é utilizado para restabelecer as ligações de dissulfeto que foram rompidas depois que o cabelo teve seu novo formato definido. Este processo é considerado permanente porque o cabelo tratado com agentes redutores conserva seu novo formato mesmo após a lavagem.
Os agentes redutores, na verdade, não tornam os cabelos cacheados os cabelos cacheados, simplesmente os deixam mais macios e permitem que se adaptem a um novo formato. Cabelos que são enrolados em bobes se adaptam ao seu formato. Os mesmos agentes redutores também podem ser utilizados para alisar cabelos cacheados, esticando-os em linha reta, em vez de enrolá-los em bobes. Os neutralizadores utilizados com agentes redutores são oxidantes que reformam permanentemente as fibras (ligações de dissulfeto), adaptando-os ao seu novo formato, seja cacheado ou liso.

No próximo post sobre ingredientes de produtos cosméticos, estarei escrevendo sobre Oxidantes, Propelentes, Reguladores de pH e Solventes.