segunda-feira, 4 de junho de 2012


INGREDIENTES DE PRODUTOS 




COSMÉTICOS






PARTE 3








ANTICASPA




Agentes anticaspa são ingredientes ativos utilizados em produtos anticaspa. Nos Estados Unidos, produtos anticaspa são definidos como “um medicamento utilizado para o controle da caspa, dermatite seborreica e psoríase”. Embora o Japão também regulamente produtos anticaspa como medicamentos, na EU (União Europeia) e em outros países, produtos anticaspa são considerados cosméticos e controlados de acordo com as respectivas regulamentações, que podem não exigir autorização ou aprovação prévia do ingrediente ativo para comercialização.
Todos os dias, células mortas soltam-se da superfície da pele (epiderme) e são substituídas por novas células que crescem a partir de sua camada mais profunda (derme). Esse processo natural de regeneração da pele ocorre em todo o corpo, incluindo o couro cabeludo. É importante distinguir entre esta perda natural de células mortas da pele e a condição médica chamada de caspa.
A maioria dos casos comuns de caspa, na verdade, nem mesmo é caspa, mas simplesmente pele seca. A combinação de um clima seco com baixa umidade e o uso frequente de agentes de limpeza agressivos, encontrados na maioria dos xampus (surfactantes) agrava a condição seca da pele e do couro cabeludo e faz os sintomas piorarem. Climas secos desérticos e os invernos frios do hemisfério norte geralmente agravam a condição seca da pele do couro cabeludo. A pele seca deveria ser tratada com xampus condicionadores que contenham agentes de limpeza hidratantes suaves. Diferentemente da pele seca, acredita-se que a caspa seja causada por micro-organismos, especialmente a levedura Pityrsporum ovale. Agentes anticaspa são ingredientes ativos utilizados em medicamentos isentos de prescrição médica para controle de caspa, dermatite seborreica e psoríase. Esses ingredientes comprovam sua segurança e eficácia para este proposito, e também podem ter uma finalidade cosmética.




Antioxidantes




São utilizados para estabilizar produtos destinados ao tratamento e cabelos, prevenindo ou retardando a oxidação que, de outra maneira, tornaria o produto rançoso e deteriorado. Os antioxidantes previnem a oxidação pela neutralização dos radicais livres, que são “superoxidantes” e não somente causam uma reação de oxidantes, mas também produzem um novo radical livre no processo. A oxidação normal desativa o oxidante e impede que a reação continue, mas aquela causada pelos radicais livres continua em uma reação em cadeia que pode prosseguir para sempre. Um radical livre e capaz de oxidar milhões de outros compostos.
Os antioxidantes são bloqueadores de radicais livres que impedem a continuidade da reação e também são ingredientes utilizados em cosméticos para evitar ou retardar a possiblidade de um produto se tornar rançoso (a deterioração de uma reação com o oxigênio). Eles ainda representam um papel vital na manutenção da qualidade, integridade e segurança de produtos cosméticos. Os típicos antioxidantes de cosméticos incluem agentes redutores e bloqueadores de radicais livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário