segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


O óleo de Argan






Talvez a área que mais vive de novidades seja mesmo a cosmética.
È impressionante como as pessoas buscam “ a última moda” em ingredientes para pele e cabelo!

Já a alguns meses os salões de cabeleireiro foram tomados por garrafinhas ambaradas cheias de um liquido oleoso, visto como a maior preciosidade do mundo.
Batizado de moroccan oil, óleo de argan, ou óleo marroquino, a vedete entre os profissionais do cabelo está sendo preconizada como a salvação de cabelos em estado de calamidade.


Gente, é como eu sempre digo, vamos tirar toda a glamour e analisar com racionalidade do que se trata.

Quem é o tal argan?

Trata-se da árvore Argania spinosa, nativa da região do Marrocos.
Segundo o estudo conduzido pelo laboratório de química da Universidade Mohammed V-Agdal, no Marrocos, a composição da polpa do fruto do argan contém principalmente cânfora, que tem ação repelente de insetos.
Já a semente tem uma composição gordurosa contendo 80% de ácidos graxos insaturados, sendo a maior parte composta pelo ácido oleico (44%) e Acido alfa linolênico(30%).

O que o argan pode fazer pelo seu cabelo?

Sua atividade se deve ao poder de lubrificar o fio de cabelo, protegendo-o da perda de água.
Ao impedir essa desidratação do fio, o óleo de argan mantém a maciez, penteabilidade e propriedades inerentes ao cabelo saudável.



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


Cuide dos cabelos nesse verão e elimine o 


ressecamento



É no alto verão que os cabelos sofrem mais danos. A exposição frequente ao sol, mar e piscina muitas vezes levam ao ressecamento dos fios, deixando os cabelos armados, espigados e ásperos ao toque, além de cheio de pontas duplas.  Isso acontece porque esses elementos somados ao uso do ar-condicionado abrem as escamas que formam a cutícula, parte externa do fio, deixando seu interior desprotegido. O cabelo pode ressecar, quebrar ou perder a elasticidade devido. O ideal é não descuidar da hidratação e abusar dos leave-in com proteção solar.
Os fios precisam de proteção extra no verão, pois sofrem muito com a perda hídrica e precisam de ativos específicos e potentes para reverter essa situação.  Os mais indicados para tais fins são os produtos a base de colágeno, manteiga de karité, macadâmia, lanolina ou ceramidas. Os cabelos que tendem a ressecar devido à perda de água precisam de ativos com alto poder de hidratação para compensar essa perda, além de criarem uma película protetora que ajuda a manter esses ativos nos fios.
Além de investir em bons produtos, deve-se lembrar de que a saúde das madeixas começa de dentro para fora. O profissional precisa incentivar e conscientizar suas clientes que a ingestão de líquidos e uma dieta rica em nutrientes também refletirão nos seus cabelos, para.
Outra dica importante é “dar férias” para secadores e chapinhas nesse período. Que tal looks mais despojados com finalização apenas com mousse, gel e leave-in? Ensine sua cliente a deixar os cabelos ao natural e assim ter mais opções para usar e abusar de novos visuais.
O que não pode faltar na prateleira do box são os xampus  e condicionadores com filtro solar na fórmula. Principalmente as mulheres que tem os fios tingidos, pois esses tendem a desbotar com muita facilidade. A coloração é um processo oxidativo que sofre degradação pela ação do sol, por isso no verão os cabelos coloridos precisam de muita proteção, com leave-in e sílicas com proteção solar, e o uso de xampus  e máscaras específicos para cabelos coloridos.
Para as loiras, a sugestão são os tratamentos com pigmentos violetas que tem a função de “desmarelar” os fios e proporcionam benefícios adicionais, como hidratação e brilho intenso. Os tratamentos que combinam filtros de proteção solar, argan ou vitamina E são os mais poderosos, pois possuem agentes antioxidantes, combatendo, assim os radicais livres e proporcionando proteção duradoura contra os raios solares.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz ano novo

Um feliz 2012 para todos