terça-feira, 8 de março de 2011

O pH e o seu cabelo: e uma relação com os produtos que você

 utiliza.










O nome é complicado: potencial de hidrogênio. Mas a sigla é uma velha conhecida de quem este acostumado a cuidar dos cabelos: pH. E ele nada mais é do que uma escala que determina o grau de acidez ou alcalinidade de um meio (produto) e vai de 0 a 14, sendo: 0 a 6,9 acido, 7 neutro e de 7,1 a 14 básico ou alcalino.

E o que ele tem a ver com o cabelo? Bom, o pH é a base para manter seus fios saudáveis, brilhantes e macios. Como? É o que você vai entender agora. Quanto mais alcalino o pH, mais as cutículas do cabelo se abrem. As químicas de transformação, por exemplo, são alcalinas, pois é preciso abrir as cutículas do cabelo, facilitando a penetração do ativo.

O pH alto, porém, danifica o cabelo que se torna áspero, quebradiço e ressecado. Para se ter uma idéia o cabelo dissolve quando submetido algum tempo a um pH próximo de 13. Daí a importância de se usar cosméticos com o pH mais baixo (acido) depois do alisamento.

O pH acido ajuda a fechas as cutículas do cabelo, reter a cor (no caso de cabelos coloridos), a química e restaurar a integridade dos fios mas não de ser nunca menor (inferior) do que 2,5. O cabelo também sofre danos quando submetido a pH menores de 2,5 com muita freqüência ou por um tempo muito longo.

Grosso modo, podemos dizer que um cabelo bonito e saudável tem um pH acido. Já um fio danificado, seja pela química ou pelo uso de cosméticos (produtos) inadequados, esta com um pH alcalino (poroso). Neste caso, é possível reequilibrar os fios apartir da restauração do pH, que você faz usando os cosméticos certos(ácidos).



O pH do Cabelo


O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros, ou seja, com pH igual ao do cabelo, pele e unha, ou levemente ácidos (considera-se até um pH = 6,1). Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, o cabelo fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.



O ph ideal

O ideal é que o pH do seu xampu gire em torno de 5, ou seja, que ele seja acido – como seu cabelo – mas capaz de promover a limpeza dos fios através de sua detergência sem abrir as escamas, já a mascara e o condicionador, o ideal é ter um pH mais baixo (em torno de 4). Por este motivo é importante usar xampu e condicionadores da mesma linha. Assim você tem a certeza de que o pH do condicionador que você usa por ultimo, depois da mascara, realmente é mais baixo que os índices do xampu e da mascara, e será capaz de fechar para valer as escamas, após a pausa constante no rotulo do produto. Quando isso acontece, os fios ganham uma aparência saudável, com brilho e maciez, o que acaba neutralizando os efeitos do tempo e dos processos químicos.

Fique de olho

- Quando falamos em cabelo, ao contrario do que muita gente pensa, produto acido nem sempre é um produto perigoso. A função de um produto capilar acido é fechas as escamas do cabelo; oposto do alcalino (que abre a fibra capilar). O pH acido so se torna prejudicial para os fios quando ele é muito baixo (menos de 2,5).

- Xampus infantis foram desenvolvidos para as crianças e não para os adultos. Muita gente acredita que o pH desses produtos é neutro e, por este motivo, seria ideal para os adultos. Na verdade, o pH do xampu infantil é neutro em comparação com a lagrima dos olhos, para não arderem nas crianças, mas naturalmente mais alto do que o pH do cabelo (em torno de 5). O ph do xampu infantil é alcalino e, por isso, abre as escamas do cabelo do adulto. O resultado você já sabe, fios secos, ásperos e sem brilho.

- Se o pH não vier estampado na embalagem do produto entre em contato com o fabricante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário