domingo, 26 de fevereiro de 2017

#escovaprogressiva #botoxcapilar #selagem #danosaocabelo #falandodecabelo #paolocabeleireiro

ESCOVAS PROGRESSIVAS E SEUS IMPACTOS NEGATIVOS




Olá pessoal!

Abaixo reproduzo a matéria escrita pelo tricologista Rodrigo Banqueri para a Revista Savoir Faire.
Tem tudo a ver com o que penso sobre estas tais “escovas progressivas” ou qual nome venham a dar a este procedimento que só danifica a haste capilar.

ESCOVAS PROGRESSIVAS E SEUS IMPACTOS NEGATIVOS



Todas as mulheres desejam ter os cabelos impecavelmente perfeitos. Neste sonho feminino, elas se visualizam com os cabelos soltos, com brilho, fios íntegros e com muito movimento. Elas querem os cabelos que causam muita inveja.

Hoje no Brasil temos uma realidade de impacto negativo, que na promessa dos cabelos lisos permanentemente, uma grande porcentagem de mulheres está insatisfeita com os seus cabelos. Com as palavras-chave de praticidade, cabelos sem volumes, brilhosos e fáceis de cuidar, as escovas progressivas conquistaram o território brasileiro. Profissionalmente falando foi o pior produto que o Brasil desenvolveu. Praticamente, todas as mulheres frequentadoras de salões de beleza estão com os seus cabelos danificados pelas as escovas progressivas, que levam diversos nomes, como Botox capilar, selagem, escova de chocolate etc.




O estrago que a progressiva faz com o tempo na fibra capilar, vista microscopicamente.

Quando o formol foi proibido, diversas empresas, muitas clandestinas, desenvolveram seus produtos com alguns ácidos, que agem de forma parecida do formol, sendo muito mais agressivo do que o mesmo, tendo o título de Escovas “sem” formol. Esses produtos agem de forma a blindar os cabelos, por deposição de substâncias de reparação (aminoácidos) e ácidos (blindagem) sobre o cabelo.

Inicialmente, os cabelos têm os aspectos lisos e tratados, as particularidades positivas das escovas progressivas são a praticidade que a mulher consegue arrumar os seus cabelos sozinhas, pois os mesmos se mantem conservados quimicamente por mais tempo, tanto no aspecto liso, quanto tratado. Mas com o tempo a fragilidade aparece.

Os efeitos colaterais são diversos, como o desbotamento da colocarão, enrijecimento dos cabelos, fios quebradiços, reações inesperadas de outros produtos sobre os cabelos. Os fios passam por uma acidificação, correndo um forte estresse físico quando processados com outros serviços, que utilizam produtos químicos que elevam o pH a escala alcalina. A escova progressiva não tem incompatibilidade com outros processos químicos, mas a reação não é confiável. As reações são comprometidas pela resistência da blindagem, com o tempo os cabelos processados por diferentes transformações químicas, sofre um grande desgaste físico.


 Descamação do couro cabeludo com a agressão dos produtos ácido.

A forma mais simples de explicar a interação do produto no cabelo é o enrijecimento da fibra capilar e a conservação da textura lisa. A fibra tem sobreposição de substâncias, que fixam nas cadeias químicas do cabelo, revestindo toda sua superfície e algumas camadas internas do cabelo, cristalizando-os e mantendo-os lisos. Progressivamente, os cabelos vão se tornando mais lisos a cada aplicação de produtos e ações térmicas processadas.

A substância é removida aos poucos, a cada vez que os cabelos são lavados. O produto quando desprende dos fios, perde as características aparentemente saudáveis dos cabelos e levam massa capilar que tiveram afinidades para a sua fixação, tornando a camada de proteção dos fios porosos, muito mais finos e ressecados.

A blindagem no fio dificulta a absorção de ativos de recuperação para a fibra capilar, impedindo o fortalecimento. Consequentemente, surge a aparência quebradiça no cabelo. Também como impacto negativo, os cabelos não têm a mesma fidelidade de reação com produtos específicos, como coloração, descoloração, texturização e tratamentos. Progressivamente, a fibra é danificada, pois quando o produto sai do cabelo é necessário refazer o processo, que aumenta o desgaste da fibra capilar, diferente das ações químicas dos alisantes convencionais, que apenas retocam a região que cresceu os cabelos naturais.




 As pontas duplas aparecem quando o cabelo está danificado, com a sua estrutura enfraquecida.

A recuperação depende de um conjunto de serviços individuais, direcionados depois de uma avaliação criteriosa e direta. Os cuidados diários são mais que necessários, com a contribuição da dedicação e paciência do cliente.

O que as mulheres querem para os seus cabelos são os aspectos das características sensoriais e visuais que um cabelo com boa qualidade representa. Na classificação de características sensoriais, incluir a sedosidade no desembaraçar, macieis dos fios, superfície sem porosidade da fibra e fios resistentes. No aspecto visual o cabelo tem que ter movimento, brilho, fios inteiros e qualidade estética. São esses parâmetros que todas as mulheres buscam para os seus cabelos, muitas vezes na ilusão de fazer um tratamento químico irá ser suficiente para realizar os seus sonhos. Através dessas necessidades, que muito profissionais despreparados executam esses serviços danosos aos cabelos.

Estão surgindo recursos para tratar os cabelos que foram processados por esses ácidos agressivos, que são programas de tratamentos para desintoxicar os fios dos produtos danosos e restauração especifica a cada necessidade. O proposito é recuperar algumas funções mecânicas e físicas da fibra capilar e tratar todo o cabelo, promovendo um aspecto estético de qualidade, para deixar as mulheres mais confortáveis com os seus cabelos, até o crescimento e desenvolvimento do comprimento. Os resultados são muito satisfatórios.






RODRIGO BANQUERI
Consultor Visagista

Hair Stylist: SENAC, Graduação: Visagismo e Terapia Capilar – Anhembi Morumbi, Pós-Graduação: Tricologia Cosmética – Oswaldo Cruz, Presidente da Associação Nacional dos Visagistas. Atua como Visagista na empresa RED TEAM e professor no INSTITUTO IBECO

Imagens: Internet
Fonte: Revista Savoir Faire - edição de 6/11/2016

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

#cosmeticosnaturais #higienizaçãocapilar #paolocabeleireiro

Cosméticos Naturais - Verdades e mentiras
Higienização Capilar



Olá pessoal!

Bom..... Como vocês sabem, agora a moda e dos cosméticos Naturais, que acho OOOOOtimo!!!!, Porem escuto cada absurdo, a pratica de não higienizar os cabelos cada vez mais crescendo entre os adolescentes, e estimulado por pessoas que não tem o mínimo de conhecimento básico para dizer qualquer coisa relacionado a cosméticos, fico com pena das mães,  que tem que conviver com filhos que lavam a cabeça com vinagre de maça e mel,  fora as outras baboseiras.

Minha gente tomem cuidados com informações não idôneas, você sabia que o Vinagre tem um PH Acido e que pode tirar a proteção lipídica que temos no couro cabeludo, podendo causar inúmeras irritações na pele inclusive desencadear uma dermatite, ou ate mesmo uma caspa? Pois é, se preocupar em usar coisas melhores nos cabelos que não agridam a fibra dou nota 10, agora retroceder para época dos homens das cavernas para mim isso nem tem nota, vamos entender de uma vez por todas que alimentos são feitos para serem ingeridos e não para serem usados como cosméticos.

Outra coisa que acho importante, as pessoas estão preocupadas e não agredirem os cabelos, porem não estão nem ai para o meio ambiente, de que adianta ser Natural, Orgânico e Vegano, (que muitos não sabem nem o que e isso, seguem apenas modismo) se não for sustentável, quero ver amanha que não houver mais agua, ou natureza como e que vai se fizer parar criar produtos Naturais,

Então amiguinhos antes de fazer qualquer besteira, e prejudicar a saúde dos seus cabelos ou do couro cabeludo busque informações, por que amanha já pode ser tarde de mais.

Mas, para ajudar a vocês escolherem o correto vamos entender a diferença de um cosmético natural, orgânico e vegano.



De acordo com Relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os cosméticos naturais não devem conter aditivos químicos em sua composição. Para o Instituto Biodinâmico (IBD) e para a Ecocert os cosméticos naturais devem possuir matérias-primas naturais e não podem conter as matérias-primas proibidas:

Matérias primas Permitidas: Manteigas Vegetais, Óleos Vegetais, lanolina, corantes naturais, pigmentos naturais, óleos essenciais, extratos vegetais, Minerais e polímeros naturais.

Cosméticos orgânicos
Segundo o IBD, existem os cosméticos orgânicos e os cosméticos feitos com matérias-primas orgânicas. Os cosméticos orgânicos devem possuir, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por água e por outras matérias-primas naturais. A Ecocert segue esses mesmos princípios de definição de um cosmético orgânico. Já os cosméticos feitos com matérias-primas orgânicas devem possuir, no mínimo, 70% e, no máximo, 95% matérias-primas certificadas como orgânicas.

Essas matérias-primas certificadas orgânicas são naturais e baseadas nos métodos do sistema orgânico de produção, que procuram aperfeiçoar o uso de recursos naturais e socioeconômicos utilizando outros métodos alternativos ao uso de materiais sintéticos na cadeia produtiva (saiba mais sobre a diferença entre agricultura convencional e agricultura orgânica).

Portanto, quando um cosmético é natural, ele não necessariamente é orgânico, porém quando um produto é orgânico ele sempre será natural. E um cosmético a base de produtos naturais não pode ser considerado natural. O cosmético orgânico possui maior porcentagem de matéria-prima orgânica do que o cosmético feito com matéria-prima orgânica.

O que é um vegano?
De uma forma bem direta: o vegano (ou vegan) é uma pessoa que pratica o veganismo em todas as suas ações, seja na alimentação ou não. Ele é vegetariano estrito em sua dieta e também não utiliza produtos de origem animal. Na definição da The Vegan Society, o vegano “busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais”.
Portanto Cosméticos Veganos são cosméticos que não usam nem um tipo de origem animal que tenham sido sacrificados para extração da mesma, e que não são testados em animais.
Espero poder ter solucionado  e as duvidas de vocês, e que de agora em diante sigam com o correto sabendo escolher, mas não vejam somente as mastreias primas, olhem também as embalagem como são feitas, hj no mercado variado existem empresas que usam de energias renováveis e papeis de arvores de reflorestamento contribuindo assim para um mundo melhor, preservando um meio ambiente.

Imagens: Internet


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

#mechascabelocastanho #mechasmel #dicacabeleireiro

COMO SAIR DO CASTANHO ESCURO PARA LOURO MEL



Mechas na tonalidade mel

Sair de um castanho para um tom em altura 6 ou 7, não é uma missão difícil se o cabelo estiver saudável, porque o grau de clareamento é relativamente pequeno. Dependendo da técnica utilizada podemos trabalhar até com oxidante de 6% e criamos movimento e leveza para a imagem do cliente.
A dica de hoje é para cabelo colorido de castanho escuro, por isto será necessário o uso de descolorante.
O castanho escuro  é representado pelo número 3, neste caso o grau de clareamento  necessário será de 4  á 5  tons, considerando que será preciso um fundo de clareamento ½  mais claro que a cor desejada (7 = laranja amarelado)
Procedimento: Prepare descolorante + oxidante de 9%  de acordo com a orientação do fabricante, faça descoloração global ou muitas mechas de médias a finas próximas umas das outras para obter um resultado mais uniforme. (Figura 1) ou para resultado mais destacados selecione mechas de médias a grossas. (Figura 2) As mechas podem ser feitas no papel laminado, Touca ou plaquete.

figura 1


figura 2 

       
Fundo de clareamento necessário: necessitamos do laranja amarelado




Higienize e trate.
Remova o excesso de água com uma toalha.
Aplique a cor visando o resultado final.
Se a cor desejada  for um tom neutro, use um tom cinza, base, marrom frio ou mate.
Exesmplo: 7.1 , 7.72, 7.0 ou 7.07

Sugestão
Prepare 60 gr de  7.1 + 60 ml de oxidante de 20 vol. (6%)
Distribua uniformemente.
 Tempo de pausa entre 35 e 40 minutos
Higienize e use tratamento apropriado para o dia da descoloração.
Obs.:
Faça teste de resistência e possibilidade de clareamento com o descolorante antes do procedimento.
Se optar pelas mechas com papel, use oxidante de 9% (30 vol.) ou 6% (20 vol.)
Acompanhe o grau de clareamento observando.
A neutralização ou matização pode ser feita com coloração ou tonalizante.


Dependendo do fundo de clareamento e do tom neutralizador, o resultado será próximo dos das figuras abaixo.


Imagens: Internet, Pinterest e arquivo pessoal


       



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

#volumenocabelo #cabelofino #cabeloralo #dicascabeleireiro #falandocabelo

Como dar volume aos seus cabelos



Recentemente, ouvi um especialista em beleza dos cabelos dizer: “Não importa se seu cabelo é curto ou comprido, se é liso ou cacheado; não importa a cor, nada… o que importa mesmo é se ele tem volume!” E eu concordo: sempre gostei muito de cabelos com volume! Você não concorda também?

Então, já que o volume é tão importante assim, vou mostrar algumas dicas para você que quer ter um pouco mais de volume nos fios.

Cabelo com volume é algo que sempre tive, mas, de uns tempos para cá, devido à queda, infelizmente meu cabelo está fino e sem volume. Mesmo assim, há uma série de coisas que podem ser feitas para melhorar a situação. Normalmente a cliente nós faz esta pergunta.

Se você está com seus cabelos finos e ralos, é preciso descobrir porque eles estão assim. Se você teve queda de cabelo, é preciso primeiramente investigar a causa da queda. Com isso, deve-se fazer o tratamento adequado.

Agora, se seus cabelos sempre foram em menor quantidade, aí não existe um tratamento específico, apenas algumas técnicas e produtos que ajudam melhorar o volume dos fios.

Corte de Cabelo

Um bom corte é fundamental para melhorar o volume dos fios. O comprimento muito longo não é indicado, pois deixará o cabelo com aparência ainda mais rala. Normalmente os cortes que dão mais volume são os de comprimento acima do ombro. Se cortar a base reta, não deixe de repicar as pontas. O efeito ajuda a encorpar os fios e ainda agrega movimento.


Shampoo para dar volume ajuda?

Sempre olhamos nas prateleiras vários produtos indicados para cabelos sem volume, mas será que um simples shampoo pode fazer alguma diferença?

O shampoo e condicionador podem ajudar sim. A dica é prestar atenção às fórmulas: as ricas em queratina e pantenol deixarão os fios mais encorpados. E não dispense o condicionador. Todo cabelo precisa de condicionamento para desembaraçar e fechar as cutículas.

E os finalizadores?

Spray, gel, mousse, leave-in, sérum: cada um deles dará um resultado diferente. Se você tem os cabelos com pouca densidade e quer dar um volume que pareça que você tem uma grande cabeleira — não importando se o cabelo será ondulado ou liso — uma boa pedida são as mousses e os finalizadores em forma de espuma.

O mousse é aliado dos cachos que pedem um volume na medida. Aplique em todo o comprimento uma quantidade que seja suficiente para o tamanho do seu cabelo e, com as próprias mãos, amasse de baixo para cima, apertando bem as mechas na raiz. O melhor é que ele pode ser usado nos fios secos (quando se quer deixar uma aparência molhada), ou nos fios úmidos (para garantir uma maior fixação). Se preferir, finalize com um difusor.

Pós Texturizadores

O texturizador em pó (também chamado de pomada em pó), pode ser um aliado para dar volume, modelar os fios ou ainda disfarçar a temida oleosidade. Para ganhar mais volume, aplique o texturizador em pó direto na raiz e vá dando umas batidinhas com os dedos. Nunca passe primeiro na mão para depois levar a raiz: isso faz com que você perca produto e o resultado não é o mesmo. Depois de aplicar o finalizador em pó, vá entrelaçando os dedos nos fios e levantando eles delicadamente.

Quando a oleosidade começar a aparecer, o texturizador em pó também pode te ajudar com isso. Aplique o produto diretamente na parte oleosa e dê leves batidinhas com os dedos. Uma das vantagens de usar a pomada em pó para essa finalidade é que ela não vai pesar os fios.

Usando Bobes

Dependendo do cabelo, só levantar a raiz não dá o volume desejado. Então, o próximo passo é prender algumas mechas com bobes – com o diâmetro bem largo e proporcional ao comprimento dos fios. Separe três mechas largas, uma em cada lado da cabeça e outra no topo. Enrole o acessório da ponta até a raiz e, em seguida, prenda com um grampo. Ele é muito importante para dar volume e firmeza. Deixe por um tempo e ao retirar os bobes, penteie os cachos com as pontas dos dedos.


Como secar os cabelos para dar mais volume?

Com os fios ainda úmidos, aplique um finalizador que proporcione volume ou um mousse. Separe as mechas e inicie uma escova com o movimento de tensão para o alto. Segure a escova bem firme na raiz e puxe para cima, sempre secando. A ideia é secar no sentido contrário ao nascimento dos fios, para dar movimento. O secador deve estar em velocidade baixa e em temperatura quente, para não estimular o frizz. O procedimento pode ser repetido algumas vezes para proporcionar mais brilho com as passadas da escova.


Jamais exagere na quantidade de produto, especialmente na raiz. Durante a secagem e a escovação, o efeito do volumizador será potencializado.

Imagens: Internet