segunda-feira, 9 de junho de 2014

componentes de cosméticos

Aminoácidos, peptídeos e proteínas





Ouvimos muito falar sobre eles, e muitas vezes não entendemos muito bem o que eles são e quais suas funções, por isto preparei este post para quando nos falarem que estão nos usando um produto com aminoácidos o que estão querendo dizer.

Então vamos começar:

Aminoácidos:

Aminoácidos, são os "tijolinhos" formadores das proteínas, existem apenas 20 aminoácidos, que se combinam entre si para dar origem as diferentes proteínas.

        Lista dos aminoácidos existentes:
Alanina
Arginina
Asparagina
Cisteína
Citrulina
Fenilalanina
Glicina
Glutamina
Histidina
Isoleucina
Leucina
Lisina
Metionina
Prolina
Serina
Tirosina
Treonina
Triptofano
Valina

Os aminoácidos são formados por um átomo de Carbono central, e 4 substituintes. Um grupamento amina, um grupamento carboxila, um hidrogênio e um radical R, como vocês podem ver na figura abaixo. O que difere um aminoácido do outro é o seu grupamento R, cada aminoácido possui um grupamento R específico.










Os aminoácidos se combinam entre si para formar as diferentes proteínas existentes, eles se ligam entre si, formando longas cadeias.
Um aminoácido se liga a outro, essa ligação é chamada ligação peptídica que dá origem a um dipeptídeo, e libera uma molécula de água.



Peptídeos

São compostos resultantes de união entre dois ou mais aminoácidos. Esta união se dá entre o grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina do outro aminoácido, ocorrendo liberação de uma molécula de água.




Ou seja, nada mais são do que aminoácidos ligados, através de uma ligação peptídica, quando dois aminoácidos estão ligados um ao outro através uma ligação peptídica, eles formam um dipeptídeo, nas ligações peptídicas os aminoácidos que deram origem ao peptídeo passam a ser chamados de resíduos de aminoácidos.

Quando mais um aminoácido se liga a um dipeptídeo ele dá origem a um tripeptídeo, e assim por diante até formar polipetídeos.

E por usa vez uma cadeia polipeptídica nada mais é do que uma proteína.

Proteínas

Nos seres vivos as proteínas possuem diversas funções e são essenciais a vida. A queratina é a principal proteína formadora dos nossos fios

O cabelo é basicamente, formado por uma proteína a alfa-queratina. Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepõem, resultando em um longo e fino "cordão" proteico: o fio de cabelo.



 No cabelo, três  aminoácidos são os principais
Cisteína: responsável pelas ligações de enxofre, que dão forma ao fio.
Tirosina: responsável pela formação da melanina.
Glicina: responsável  pela  flexibilidade, extensibilidade da fibra capilar.

Um dos aminoácidos presentes na queratina é a cisteína, responsável pelas ligações cisteínicas. A cisteína pode interagir com outra cisteína da mesma cadeia polipeptídica, e formar uma ligação covalente, estas ligações são responsáveis pelas "ondas" que aparecem em nossos cabelos. A queratina é formada por 15 aminoácidos diferentes que interagem entrei si.

 Repor essa proteína é essencial para manter a saúde dos nossos fios. As químicas como relaxamentos, alisamentos, e os danos físicos causados pelo pentear, pela chapinha e pelo secador causam danos à estrutura dos fios, pequenas fissuras são formadas. A queratina preenche essas fissuras reconstruindo assim nossos fios.



É claro que esse efeito não é para sempre, afinal cabelo é tecido sem vida, sendo assim a queratina que se liga aos fios no tratamento, vai saindo conforme a lavagem por isso deve tratar dos nossos fios periodicamente, eu farei um post sobre isso, a respeito da recuperação ou não da saúde dos fios com tratamentos cosméticos, aguardem.



Um comentário:

  1. Oi Paolo adorando seu blog e seu conhecimento sobre cabelos. Ansiosaaaaaaaaa esperando tudo sobre cabelos danificados.

    ResponderExcluir