segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ingredientes de produtos cosméticos para cabelo


Condicionadores para cabelos

Ingredientes de produtos cosméticos  – parte 5

Neste post estarei escrevendo sobre os vários tipos de ingredientes condicionadores para cabelos que temos no mercado de cosmético, e sua função.

Condicionadores – gerais

Os ingredientes de condicionadores de cabelo realizam várias e diferentes funções. Realçam a aparência e o jeito do cabelo, aumentam o volume, facilitam o penteado, melhoram o brilho e a luminosidade, e também a textura de cabelos que tenham sido danificados por tratamentos químicos ou pela ação mecânica de aquecimento, provocada pelo uso de aparelhos para modelar os cabelos. Os três principais tipos de ingredientes condicionadores são hidratantes, umectantes e antiestaticos. Muitos condicionadores de cabelos realizam mais de uma função e estão enumerados de acordo com as funções que desempenham.

Condicionadores – hidratantes

A maioria dos hidratantes é de óleo ou materiais graxos, destinados a substituir os óleos naturais que podem ter sido removidos pelos surfactantes, que são utilizados na fabricação de muitos xampus. Também agem como lubrificantes para ajudar os cabelos e a pele a se manterem macios, suaves e maleáveis. Muitos hidratantes são materiais oclusivos que formam uma película impermeável à água, que impede a saída de vapor d’água das camadas mais externas da pele. Os hidratantes permanecem na superfície para reduzir a descamação e melhorar a aparência do cabelo e pele secos.

Condicionadores – umectantes

Umectantes são materiais higroscópicos que atraem e retêm a umidade da atmosfera. São utilizados em produtos para tratamento de cabelo, com a finalidade de retardar a perda de umidade do produto durante o uso e para evitar que seque, mesmo quando destampado. A glicerina, que frequentemente é adicionada a pasta de dente, é um exemplo perfeito. A eficácia dos umectantes depende, em grande parte, da umidade do ambiente porque podem não ter um bom desempenho em climas extremamente secos é áridos.

Condicionadores – antiestaticos

A eletricidade estática é provocada pela repulsão de cargas elétricas. O ato de escovar ou pentear remove elétrons dos cabelos e os transfere para a escova ou o pente. Esta eletricidade é o resultado das cargas elétricas negativas e é mais notável em cabelos finos e em climas secos, com pouca umidade. São ingredientes que alteram as propriedades elétricas dos cabelos pela redução de sua tendência de adquirir uma carga elétrica. Os agentes antiestáticos são utilizados para auxiliar no processo de fabricação de cosméticos e representam um importante papel na formulação de produtos para tratamento de cabelo que previnem a condição comumente conhecida como “cabelos arrepiados”.
Cargas elétricas opostas se atraem. A maioria dos agentes antiestáticos é positivamente carregada (são catiônicos) e se fixa à superfície dos cabelos pelo processo de adsorção. Os agentes antiestáticos catiônicos são importantes para o cabelo e a pele, e também atuam como condicionadores. Agentes antiestáticos como os compostos de amônio quaternário (quats) são frequentemente utilizados em leave-in (condicionador sem enxague pós-banho), desembaraçantes antiestáticos e condicionadores.


No próximo post sobre ingredientes produtos, estarei escrevendo sobre os conservantes, espessantes, fragrâncias e onduladores e alisadores de cabelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário