segunda-feira, 2 de maio de 2011


Especialista comenta queda de cabelo pelo  excesso de quimica





Muitas celebridades andam se lamentando ultimamente sobre o fato de o cabelo estar caindo. Lady Gaga, por exemplo, comentou que seu cabelo estava com "um corte químico porque meu cabelo loiro está caindo".

George Cotsarelis, diretor da Hair and Scalp Clinic do Hospital of the University of Pennsylvania, comentou sobre o assunto que não quer calar: será que a tintura é a grande culpada?

"Tingir, fazer permanente ou alisar o cabelo não tem problema algum, contanto que o tratamento não seja doloroso", afirmou Cotsarelis. "Quando existe dor, significa que existe danos nos folículos capilares".

E o que significa o termo "corte químico", usado pela cantora? "É o que acontece quando você coloca muito descolorante no cabelo e ele cai", respondeu o expert. "Eles chamam de 'corte químico', mas o que acontece é que o seu cabelo está quebrando e caindo".



Então como devemos colorir o nosso cabelo? "Primeiro veja um profissional que já colore cabelos há muito tempo", aconselhou. "Se você vai de cabelo escuro para loiro, como a Lady Gaga, o colorista deve passar o mesmo tempo fazendo tratamentos de hidratação que o tempo que ele gasta passando a tintura. Quando pegamos a Lady Gaga indo de preto para loiro platinado, foi o que fizemos. E a coloração foi um processo, nós não fizemos tudo de uma vez".

Na segunda parte da matéria, Cotsarelis fala mais sobre o que devemos fazer para ter uma tintura ou descoloração mais segura.
O que é mais seguro fazer para evitar os danos causados pelas tinturas? "Você não deveria tingir o seu cabelo mais do que a cada duas ou três semanas", afirmou George Cotsarelis. "O problema é que quando você está loira você vê a raiz escura aparecendo após uma semana, mas se você tingir toda semana você vai ver o dano".

"Se você é morena e muda o tom de castanho, não vai ser tão ruim", continuou. "Mas se você vai de morena para loira, você está usando produtos mais pesados e pode acabar perdendo cabelo. Eu gosto de retocar a cor a cada 3 semanas neste caso. Para quem tem luzes, a cada 8 semanas. As luzes usam descolorantes e produtos químicos mais pesados e, se você tem uma cor base, você nem vai ver muito as raízes mesmo".

E algumas tinturas são mais seguras que outras? "Sim, nós temos tinturas sem amônia", respondeu. "Mas se você quer virar platinada, não vai ser possível usar estes produtos. E se você tem muito cabelo branco, este tipo de tintura não cobre 100%. Mas é definitivamente melhor para o cabelo e dá mais brilho aos fios".

Se o cabelo estiver muito danificado e caindo demais, o que fazer? "Primeiro você deve parar de tingir", disse Cotsarelis. "E você deve passar um condicionador muito forte. Use biotina, uma vitamina que faz o cabelo ficar mais forte. Se você faz muita escova, pare de fazer. Se o secador for muito quente ele pode queimar o cabelo que já está mais sensível. Se você usa chapinha, pare de usar. E talvez pare de ser tão loira quanto a moda quer que você seja".

Última questão: que tal usar peruca enquanto o cabelo se recupera? "Não, você não pode usar peruca o tempo todo - isto também pode deixar o seu cabelo mais fraco", alertou.

(fonte: Allure)

4 comentários:

  1. TUDO BEM QUE EU SOU LOIRA E USO CHAPINHA, MEUS CABELOS ESTAO FRACOS E CAINDO MUITO, EU TINHA MUITOS CABELOS E ERAM LINDOS MAS AGORA ESTOU VIVENDO UMA FASE DIFICIL. POIS SOU MUITO VAIDOSA E NAO VAO SER FACIL DEIXAR O LOIRO EA CHAPINHA. EU HIDRATO MUITO MEUS CABELOS MAIS PARECE Q NAO SERVE DE NADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Você não precisa deixar de ser loura e nem largar da piastra, o que você precisa fazer é um tratamento correto e se utiliza descolorante (mechas, luzes etc) um produto de qualidade e, principalmente, fazer com um profissional que conheça e bem como agem os clareamentos em cabelo.
      Você tem de ter um cronograma de reconstrução e hidratação, para ai seu cabelo começar a dar resultado, não adianta só hidratar e não nutrir e reconstruir, como também, não adianta só reconstruir e não hidratar e nutrir, é assim que funciona.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.
      Abraços

      Excluir
  2. Olá, Paolo.
    Descobri o seu blog pelo google, e estou desesperada. Em junho, fiz luzes no meu cabelo. Ficou lindo, e estava tudo ótimo, até eu resolver ficar mais loira no final de julho. Pintei no dia 19/07, e lá pro dia 04/08 fui na minha cabeleireira fazer minha progressiva, e ela disse que meu cabelo estava acabado (fiz luzes em outro lugar, não com ela), e que quem tinha feito era uma assassina de cabelos. Porém, eu não conseguia perceber onde estava quebrado, ela disse que tinha sido nas mechas mas eu não percebia ao mexer, não sei explicar.
    De uns dias pra cá, percebi todo o quebradiço do meu cabelo. No topo da cabeça, na linha que divide, está todo quebrado na raíz, ou melhor, na mecha, sabe? Caiu toda a parte loira da mecha. Agora estou preocupada, porque além de estar horrível, não sei como proceder. Será que antes eu não percebia porque estava mais curto e agora deu uma crescidinha, ou porque quebrou só de uns dias pra cá? Porque minha cabeleireira já tinha falado, apesar de eu não ter reparado antes.
    Esse corte químico ocorre ao longo do tempo, ou o que tinha pra quebrar já quebrou? Estou morrendo de medo de quebrar outras mechas. O que devo fazer? Por favor, me ajude!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayná!
      As químicas realmente são um grande problema, e os descolorantes(mechas) são algo que os profissionais cabeleireiros não utilizam como deveriam, e estes cortes químicos são bem comuns.
      Para parar este tipo de corte, voce deve realizar sessões de reconstrução e hidratações, quando me chegam cabelos que estão sensibilizados como é seu caso, em primeiro lugar, e é o que a sua cabeleireira deveria ter feito,e não falar mal do outro profissional que executou o trabalho, era lhe explicar o que ela diagnosticou e lhe sugerir o tratamento, para mim, ela é tão má profissional quanto o que executou o trabalho, quando a pessoa não tem ética, e complicado trabalhar.
      Mas voltemos seu cabelo, eu faria semanalmente aplicações de um produto da Sebastian chamado Penetrait, para reconstruir a massa do fio, uma vez na semana, e neste intervalo usaria uma mascara de hidratação.
      Se você precisar, escreva um e-mail que lhe ensinarei como fazer pois segura e muito o cabelo sensibilizado, que não posso explicar neste espaço.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

      Excluir