quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Escova Progressiva - Redução de Volume

ESCOVA PROGRESSIVA - REDUÇÃO DE VOLUME - CAUTERIZAÇÃO CAPILAR - SEM FORMOL - ACIDO GLIOXILICO



Olá meus amigos leitores, volto a tratar novamente de escova progressiva, pois é tanta gente fazendo este crime com sua propria saúde e com a dos outros que não podemos deixar de ficar batendo neste assunto, pois é só desta maneira, esclarecendo as pessoas que iremos parar, e os salões, deixarem de comprar produtos com ativos proibidos por Lei.
Resolvi publicar a  baixo um post do Dr. Ademir Carvalho Leite Junior, em seu blog sobre tricologia, em que ele fala do porque ainda muitas mulheres pedem e seus cabeleireiros fazem progressivas com formol ou acido glioxilico..., este post foi feito em 12/11/2013

Por que você ainda pede para fazer escova progressiva com formol quando vai a um salão?

"Tenho observado muitas de minhas pacientes relatando que ainda fazem escovas progressivas com formol.

Muitas delas chegam chorando em minha clínica reclamando que seus cabelos estão feios e quebradiços.

Contam ainda que sempre usaram formol, que usam há anos e nunca tiveram problemas. Chegam até a dizer categoricamente que certamente não foi o formol que causou danos aos seus cabelos. Na verdade, tenho certeza que quando usam este argumento é porque gostariam de acreditar que não foi o formol que causou danos, e querem que eu também acredite nisto.

Logo no início da consulta sempre pergunto por que elas insistem no método mesmo sabendo que está proibido. Utilizo o argumento de que faz mal para a saúde delas mesmas, e mais ainda para a saúde dos cabeleireiros que cedem aos apelos das clientes para fazer este tipo de procedimento.

Vejo em uma boa parte das pacientes uma tendência a crer que apenas a escova progressiva batizada com formol deixa seus cabelos de um jeito que entendem que fica mais bonito. Esquecem-se dos riscos já anunciados aos quatro ventos por todas as associações que regulamentam o uso de produtos cosméticos e químicos sobre os males deste tipo de ingrediente. Nós médicos também não deixamos de orientar e de argumentar a favor da segurança e da saúde, mas parece que não somos escutados.

E não adianta pensar que isto nunca vai acontecer com você que insiste em usar formol para alisar o cabelo. Aquelas que chegam à clínica dizendo que fazem escova progressiva com formol há anos e nunca tiveram problemas, quando avaliadas clinicamente apresentam sinais de que o dano interno da fibra já ocorreu e que o dano externo é iminente. É questão de tempo para que este cabelo fique destruído pelo formol.

Do ponto de vista da saúde como um todo já vimos uma enormidade de casos divulgados pela mídia de clientes de salão que foram parar no hospital por conta do formol. Intoxicadas e com sérios problemas respiratórios, oculares e sistêmicos. E isto porque a cliente fica exposta pouquíssimo tempo ao produto. Agora imaginem os cabeleireiros que ainda utilizam o formol em seus salões.

Estes podem até estar satisfazendo a vontade de suas clientes e se beneficiando com o lucro fácil que vem de um movimento de clientes que ainda se submetem a este procedimento. Mas poderão não ter saúde no futuro para gozar deste dinheiro, uma vez que a continuação do uso do formol cobrará um preço caro por terem sido profissionais que não seguiram às recomendações da ANVISA e de todas as associações médicas que têm como objetivos evitar riscos e protegê-los.

Para finalizar, não pense que aquela máscara colocada com o intuito de evitar a inalação do vapor do formol é suficiente. Não é! Quem usa está correndo risco do mesmo jeito e muito mais os profissionais do que as clientes que se submetem ao procedimento a cada dois a três meses.

Vou fazer uma afirmação importante aqui: são irresponsáveis os clientes que insistem em pedir escova com formol e os cabeleireiros que cedem a estes pedidos ou que batizam produtos de alisamento com este composto. Não, eu não estou sendo exagerado. Só estou querendo ser escutado, uma vez que minhas afirmações podem até chocar, mas visam o bem estar e a saúde de clientes e profissionais cabeleireiros.

Sigo com a campanha: NÃO USE FORMOL PARA ALISAMENTO CAPILAR
Em tempo, a ANVISA permite 0,2% de formol como conservante. Mais que isto é crime."

Espero com esta materia do dr Ademir, ter ajudado as pessoas que leem este meu espaço.

7 comentários:

  1. Boa Tarde,
    Lendo seus artigos vejo que é contra algumas substãncias, como profissional o que vc indica para as mulheres que querem ter cabelos lisos ou reduzir o volume, sendo que meu cabelo é crespo encaracolado, seis meses atrás fiz uma selagem, hoje cuido do meu cabelo fazendo muita hidratação e reconstrução mas gostaria de reduzir um pouco mais do volume sem muita agressividade.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati, o que recomendo para uma boa redução do volume, é utilizar produtos a base de tioglicolato de amônia, por enquanto são os mais confiáveis, e um bom programa de hidratação.
      Obrigado por ler me blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  2. Oi Paolo. Adorei seus posts.Muito esclarecedores. Obrigada! Também gostaria de te pedir uma opinião. Utilizo progressiva a base de Acido Glioxilico há alguns anos, mas desejo parar. Meu cabelo é encaracolado. Qual base eu devo utilizar p/obter efeito semelhante? E quanto tempo eu preciso esperar após a ultima progressiva p/ poder aplicar um novo procedimento?

    ResponderExcluir
  3. Olá Haina.
    Olhe para efeitos lisos e sem comprometer os cabelos o melhor é o tioglicolato de amonia, só que este é um produto tecnico mesmo, e de ser aplicado por alguem que tenha um bom conhecimento de produtos quimicos, para não comprometer o cabelo.
    Quanto ao tempo é voce esperar até cortar todo o acido que está no cabelo, sei logico, que voce não irá fazer isto, então é só aplicar na parte crescida do cabelo sem tocar na parte que foi alisada com acido.
    Obrigado por ler e pedir minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    silvana, quero saber sua opinião sobre mega botox marca probelle qual o risco q corro, pois meu cabelo e cacheado e uso faz um tempo e gosto muito do resultado, ou qual outra tipo q substituto de quimica q da o mesmo resultado, a composição do prodto e polyquaternium 7,hydroxyethyl, ethylcellulose, glyoxylic acid,bambusa vulgaris extract, glycerin, albumen, parfum, argania spinosa oil,metlosulfate and cetearyl alcohool, propyle glycol,aqua

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvana!
    Sobre marcas não costumo tecer comentários, cada pessoa tem sua preferencia.
    Pela composição que você escreveu este produto contem acido glioxílico, e pela posição(acho que não esta correta,mas bem) deve ter uma boa quantidade, os efeitos são os mesmos dos formaldeídos, e logico que este produto não é liberado pela Anvisa, se você quer ter problemas no futuro ai é com você.
    Eu sou totalmente contra qualquer destes alisantes, não existem milagres.
    Obrigado por ler e pedir minha opinião.

    ResponderExcluir