segunda-feira, 28 de maio de 2012


Ingredientes de Produtos Cosméticos 
 Cabelo



A partir de post estarei publicando matérias sobe os ingredientes que constam dos rótulos de produtos cosméticos voltados ao cabelo, como xampus, condicionadores, mascaras capilares e outros como colorações e alisantes.
Estou fazendo isto para que os leitores consigam melhor interpretar todos os produtos que contém em produtos que usamos regularmente e em alguns casos, nos vendem como produtos que operam milagres em cabelos, sendo que muito não tem função nenhuma.
Funções dos ingredientes
Os ingredientes serão listados tendo como base a função que desempenham em um produto final para tratamentos de cabelo. Muitos ingredientes com esta finalidade têm múltiplas funções e podem estar incluídos em mais de uma categoria; portanto, aqui são relacionados de acordo com suas funções mais comuns. Alguns podem ter outras funções adicionais daquelas aqui apresentadas e podem ser utilizados por motivos que não estão descritos neste post.
Determinados ingredientes podem funcionar como os princípios ativos nos medicamentos isentos de prescrição médica. Protetores solares e xampus anticaspa sejam usualmente considerados cosméticos, ele são classificados  nos Estados Unidos pelo FDA como medicamentos isentos de prescrição.
Funções
- Agente quelantes
- Alisadores de cabelo, relaxantes a base de hidróxido.
- Anticaspa
- Antioxidantes
- Colorantes
- Condicionadores – antiestéticos
- Condicionadores - gerais
- Condicionadores – hidratantes
- Condicionadores – umectantes
- Conservantes
- Espessantes
- Fixadores de  cabelo
- Fragrâncias
- Onduladores e alisadores de cabelo – agentes redutores
- Oxidantes
- Propelentes
- Reguladores de pH
- Solventes
- Surfactantes – agentes e limpeza
- Surfactantes – agentes emulsificadores
- Surfactantes – gerais
- Surfactantes – impulsionadores de espuma

Nos próximos post estarei explicando cada uma das funções.

Um comentário: