quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Xampu e Condicionador 

 Conheça e para o que servem



Abaixo estou reproduzindo uma matéria feita pelo programa "Bem Estar" da Rede Globo, que achei muito interessante por falar de uma maneira bem simples sobre os dois cosméticos que mais utilizamos no nosso dia  a  dia, e tira o mito que um bom produto tem de ser caro, pois irá tratar o cabelo, xampu é para limpar o couro cabelo, portanto,não trata, e condicionador é para fechar as cutículas do fio do cabelo e proporcionar toque sedoso ao fio, e os dois produtos devem ser utilizados em conjunto. Indo no site do programa você poderá ver o vídeo do programa.

Xampu e condicionador devem ser associados para o cabelo ficar bonito
Xampu serve para limpar os fios e condicionador fecha as escamas.
Conheça também o óleo de argan e outros produtos capilares.
Do G1, em São Paulo




Lavar o cabelo é algo corriqueiro e muitas vezes automático. Mas é preciso saber associar o xampu e o condicionador, de preferência da mesma marca, para obter um melhor efeito e não haver problemas como a mistura de fragrâncias.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli e a química Sueli Cagliari, os dois produtos separadamente não trazem tantos benefícios. Isso porque o xampu funciona como um detergente, que retira as impurezas dos fios, enquanto o condicionador fecha as escamas e dá maciez.
Além disso, um finalizador serve para proteger as madeixas de eventuais danos, facilitar a escovação e hidratar. Pode ser aplicado nos fios secos ou ainda úmidos.


Uma sugestão importante das especialistas é não usar xampu 2 em 1, pois eles não têm a mesma eficiência dos produtos separados.
Outra dica dada nesta segunda-feira (6) é nunca lavar o cabelo com sabonete nem sabão de coco, já que isso pode facilitar a quebra e deixar a cutícula dos fios muito aberta.
Segundo Márcia Purceli, é importante lavar os cabelos diariamente ou em dias alternados, para retirar a sujeira acumulada no couro. As máscaras podem ser aplicadas uma vez por semana, no lugar do condicionador, ou mantidas nos fios por 15 minutos a cada 15 dias. Cabelos danificados ou com química precisam de mais hidratação.
A médica explicou, ainda, que o pH do xampu e do condicionador deve ficar próximo ao da fibra capilar: entre 4,5 e 5,5. E não há produtos capazes de fazer os fios crescerem, mas sim de fortalecê-los.
Em relação ao sal, existe um mito de que eles fazem mal. O que prejudica mesmo os cabelos é o sal do mar.
Saiba mais
Óleo de árvore do Marrocos ajuda a hidratar cabelos, unhas e pele
Chapéu de abas largas é o ideal para proteger os cabelos do sol
Pentear o cabelo com a escova ou pente ideal garante a saúde dos fios
Saiba melhor forma de alisar cabelo com escova, chapinha ou química
Cortar e lavar regularmente faz bem para a saúde dos cabelos
Tomar um banho por dia, durante 5 minutos e com água morna, é o ideal
Saiba como evitar o ressecamento da pele e a caspa
Compostos do xampu e do condicionador
- A água é um veículo básico em que os elementos são misturados
- Os detergentes limpam os fios e abrem as escamas
- Os amaciantes garantem a proteção do cabelo, o fechamento das escamas e a diminuição do volume dos fios
- Os espessantes deixam o produto mais viscoso
- Os perfumes dão a fragrância desejada
Xampu anti- caspa
O xampu anti- caspa age diretamente no couro cabeludo, retirando a oleosidade e limpando a caspa, inflamação que surge pelo excesso de sebo na região.
O produto também tem ação anti-inflamatória e deve ser usado apenas no couro cabeludo, massageando com os dedos. Se o tratamento com xampu for insuficiente, procure um médico.

Óleo de argan
Alguns elementos podem ser adicionados às fórmulas de xampu e condicionador para potencializar o efeito. Um deles é o óleo de argan, que funciona como fortalecedor, hidratante e antioxidante.
A árvore de argan é originária de uma região montanhosa do sul do Marrocos. Desenvolve-se em solo árido e pode viver até 200 anos. Seus frutos têm uma castanha muito dura, com uma a três sementes, das quais o líquido é extraído.

Mais de 80% da composição do óleo são ácidos graxos insaturados. Um deles é o linoleico, que carrega uma grande quantidade de ômega 6 – três vezes mais que o azeite de oliva, por exemplo. Por ser rico em vitamina E, o argan é um potente antioxidante.
Outros produtos
O gel nos cabelos dá efeito de brilho molhado e fixação por longos períodos. Não faz nenhum condicionamento ou hidratação, e pode causar caspa. Os que contêm álcool agridem muito os fios.
Quanto às pomadas, existem diferentes formulações com ceras, vaselinas, resinas ou silicone. Geralmente fixam, algumas hidratam e protegem os fios do calor. Se aplicadas em excesso, podem deixar os fios oleosos e criar caspa.

O mousse, por sua vez, dá fixação, volume, maciez e hidratação. Se usado em excesso, pode deixar os cabelos oleosos e, se aplicado no couro, também pode dar caspa.
Já os sprays são à base de resinas, alguns contêm proteção térmica e promovem fixação e controle dos fios. Não dão condicionamento ou hidratação e, se não forem removidos corretamente, podem quebrar os cabelos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário