quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desmistificando a tal "Cauterização" de cabelo!


Tenho recebido muitos e-mails pedindo esclarecimento sobre a nova moda nos salões de cabeleireiro e quero aproveitar para esclarecer tudo, bem direitinho. A grande conclusão: Não existe nenhum trabalho comprobatório da eficácia de tal tratamento.

Mas o que é a CAUTERIZAÇÃO de fios?

Este termo, aplicado erroneamente, está sendo usado para nomear tratamentos cosméticos de aplicação superficial de queratina bruta sobre os fios de cabelo. Como a queratina bruta não tem afinidade pelo fio, é necessário aplicar calor para poder moldá-la e retê-la na superfície capilar.

A Queratina é o constituinte principal do fio de cabelo, responsável por sua estrutura, resistência e integridade, porém a queratina bruta, não hidrolisada, não tem nenhuma ação sobre o fio, já que não é substantiva. Somente formulações onde o tamanho da molécula de queratina é transformado e sua característica iônica trabalhada, podem ter cosmetodinâmica realizável.

Este tipo de tratamento destrói os lipídeos superficiais protetores e o cimento intercelular da fibra capilar. Além disso, em muitos casos, usam Formol como conservante, pois a Queratina bruta é altamente contaminável com microorganismos, por vezes patogênicos. O Formol é altamente tóxico e está proibido em vários países do mundo, portanto veja, que absurdo é sua utilização!

É só fazer uma avaliação a médio prazo do resultado nos fios de cabelo e averiguar a destruição que foi causada. Empresas idôneas, que se dedicam exclusivamente a formular produtos eficazes e seguros para cabelos, têm em suas linhas cosméticas fórmulas fantásticas, com ativos que realmente regeneram instantaneamente a fibra capilar, só agindo positivamente para proteger o cabelo e torna-lo saudável, com brilho e maciez.

Como ele é feito?

Em linhas gerais é realizado o aquecimento da queratina para fixa-lá no fio e moldar o cabelo, depois é feita uma “hidratação”, para tentar recuperar o estrago realizado.

Os bons cremes capilares hidratantes são compostos de ingredientes quaternizados, com capacidade de fixação na fibra capilar, levando outros ativos, como vitaminas, proteínas hidrolizadas, amino-ácidos, etc, a realizar sua função restauradora da proteção e características naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário