segunda-feira, 4 de abril de 2011

GLUTARALDEIDO:

O que é?




Glutaraldeído, glutaral, aldeído glutárico, pentano-1,5-dial ou 1,5 pentanedial é um dialdeído saturado, com um odor pungente, usado emdesinfetantes e esterilizantes ambulatoriais e hospitalares. Possui fórmula química C5H8O2.


Embora seja usado em ambiente médico, é tóxico, causando severas irritações nos olhos, nariz, garganta e pulmões, juntamente com cefaléias, sonolências e vertigens.

Glutaraldeído é um líquido oleoso a temperatura ambiente (densidade 1.06 g/mL), e miscível com água, álcool, e benzeno. É usado como um fixador de tecidos emmicroscopia eletrônica. É empregado como um fluido de embalsamamento[1], é um componente de soluções de curtimento de couros, e ocorre como um intermediário na produção de certos produtos químicos industriais. O glutaraldeído é frequentemente usado em aplicações bioquímicas como um reativo para aminas homobifuncional reticulador ("cross-link")[2][3][4]. O estado oligomérico de proteínas pode ser examinado através desta aplicação.

Glutaraldeído monomérico pode polimerizar por reação de condensação aldólicaproduzindo poli-glutaraldeído insaturado alfa,beta. Esta reação usualmente ocorre em valores de pH alcalinos.

Glutaraldeído


Alerta sobre risco à saúde


Glutaraldehyde structure.png

Nome IUPAC

Pentane-1,5-dial

Outros nomes Pentanodial, Glutural, Glutardialdeído, Dialdeído do ácido glutárico, Aldeído glutárico, Dialdeído glutárico, 1,5-Pentanodial

Identificadores

Número CAS

111-30-8


PubChem

3485


SMILES

[Expandir]


Propriedades

Fórmula química

C5H8O2

Massa molar

100.11 g mol-1

Aparência Líquido claro

Densidade

1.06 g/mL

Ponto de fusão

-14 °C, 259 K, 7 °F

Ponto de ebulição

187 °C, 460 K, 369 °F

Solubilidadeem água

Miscível

Compostos relacionados

Aldeídosrelacionados

Succinaldeído (butanodial)

Pentanal


Compostos relacionados Pentano-1,5-diol

Ácido glutárico (pentanodioico)


Excepto onde denotado, os dados referem-se a

materiais sob condições PTN


Nenhum comentário:

Postar um comentário