sábado, 3 de dezembro de 2016

#cabelosesverdeados #oxidaçãocabelos #falandodecabelo #paolocabeleireiro

Cabelos com Oxidação: o que é e como tratar


Olá pessoal!

O cabelo é uma das partes mais importante do visual feminino. Por isso, as mulheres recorrem aos profissionais que tratam dos cabelos para deixá-los saudáveis e bonitos. Um dos principais problemas que pode ocorrer nos cabelos é a mudança da cor de forma indesejada, ou seja, o tom dos cabelos muda mesmo sem receber tintura artificial ou descoloração. Isso se chama oxidação.

A oxidação ocorre na parte interna da estrutura dos fios e tem a capacidade de alterar a cor do cabelo, deixando-o desbotado, podendo apresentar um tom esverdeado, amarelado, alaranjado, entre outros que o deixam com um aspecto feio. Felizmente, este problema tem tratamento, mas é necessário que o cabeleireiro saiba aplicar o processo corretamente para evitar mais manchas nos cabelos. Acompanhe abaixo mais informações sobre o que é a oxidação nos cabelos e como tratar.

O Que é a Oxidação do Cabelo?

A oxidação do cabelo é um processo que acontece de dentro para fora e envolve a parte química dos fios. Sendo assim, comece compreendendo que a oxidação ocorre quando um átomo instável perde um elétron, o que permite que o átomo possa se unir com outro elemento para gerar um novo composto, assim quando acontece à produção de melanina que dá cor aos fios, o tom pode variar, fugindo da tonalidade natural.

O problema da oxidação do cabelo acontece principalmente quando ele é pintado artificialmente. Isso porque, na composição da tintura é utilizado um oxidante de nome peróxido de hidrogênio, que é combinado com uma substância chamada para-tinta que serve para criar a cor da coloração. Quando a coloração é aplicada no cabelo, esta substância entra na estrutura interna do fio, mais especificamente no córtex.

A partir do momento em que entram em contato com o córtex do cabelo, a para-tinta é oxidada pelos átomos instáveis, que juntamente com o oxigênio existente nos fios permite a criação de novas tonalidades, misturando a cor natural dos cabelos com a cor que foi aplicada artificialmente. Na oxidação são gerados flocos grandes de pigmentos que ficam dentro do córtex e apresentam tonalidades de amarelo, azul e vermelho.

Quais São os Cabelos Que Mais Oxidam?

cabelos claros, os que mais sofrem com a oxidação



Saber quais são os cabelos que oxidam é de fundamental importância para que o cabeleireiro possa aplicar o tratamento correto nas madeixas das suas clientes. Sendo assim, saiba que os cabelos claros como, por exemplo, ruivos e loiros (todos os tons de loiro), estão mais sujeitos à oxidação, pois as tonalidades que surgem a partir da mistura dos novos átomos, aparecem com mais facilidade nos fios de tons claros.

A oxidação também acontece nos cabelos mais escuros como, por exemplo, castanho, castanho médio, castanho claro e preto. No entanto, estes cabelos tem um nível maior e mais forte de pigmentação. Dessa maneira, os novos tons que aparecem devido à oxidação têm menos força, tendo dificuldades para aparecer. Além disso, os cabelos que são tingidos com frequência também estão mais sujeitos à oxidação, pois elas têm mais para-tinta na composição e, consequentemente, essa substância irá reagir ao entrar em contato com os átomos da cor natural dos fios.

Quais São os Fatores Que Oxidam o Cabelo?

A maioria das pessoas pensa que a oxidação do cabelo ocorre por causa da aplicação de colorações, mas não é apenas isso, pois há diversos fatores internos e externos que podem acarretar a oxidação dos fios. Vejam a seguir quais são os fatores que contribuem para a oxidação dos cabelos.

Ingerir Alimentos Com Substâncias Tóxicas Para o Cabelo: Uma das principais vilãs dos cabelos e que mais causa oxidação é a alimentação com substâncias tóxicas para os fios. A ingestão de alimentos e bebida com hormônios, agrotóxicos e aditivos químicos também afetam a oxigenação dos cabelos e altera a composição dos átomos. Desse modo, ocorre a mudança do tom natural do cabelo ou a reação da tinta aplicada. Para evitar a oxidação do cabelo por meio da alimentação, o mais indicado é optar por refeições mais saudáveis, cujos alimentos tenham uma procedência de qualidade. Assim é possível prevenir-se conta a indesejada mudança de cor nos fios.
A Liberação de Gases de Veículos: O simples ato de caminhar na rua, especialmente nos grandes centros urbanos, é um fator que contribui para que haja a oxidação no cabelo. As substâncias presentes nos gases de veículos podem entrar em contato com o cabelo e reagirem juntamente com a tinta ou a pigmentação dos fios, fazendo com que a oxidação aconteça de uma maneira ainda mais intensa.
Radiação Ultravioleta do Sol: A radiação ultravioleta do sol é um dos fatores mais comuns que causam a oxidação nos cabelos. Ao entrar em contato com os fios dos cabelos, os raios ultravioletas provocam uma alteração no nível de melanina, deixando-o bastante instável, dando origem à oxidação e consequentemente ao aparecimento de manchas nos cabelos, que geralmente são esverdeadas e amareladas.
As Substâncias Presentes na Água: A água é uma substância indispensável para promover a limpeza dos cabelos, mas ela também tem o seu lado maléfico, uma vez que as substâncias presentes em sua composição podem oxidar os fios e alterar, tanto a cor natural quanto o tom artificial. As substâncias que mais interferem na cor do cabelo são o cloro da água tratada e da piscina, além do sal do mar. Por isso, a oxidação do cabelo também é mais comum no verão, quando as mulheres frequentam mais vezes os clubes e praias.
Fumo e Fumaça de Cigarro: O cigarro não faz mal apenas para saúde dos pulmões dos seres humanos, mas também para os cabelos. As substâncias que estão presentes no cigarro fazem muito mal para eles, principalmente a fumaça que é capaz de se impregnar nos fios, diminuindo a oxigenação e acelerando o processo de oxidação, fazendo com que a cor seja alterada em uma proporção maior em menor tempo.
Como Tratar a Oxidação nos Cabelos?

estrutura interna do fio de cabelo



Para tratar a oxidação no cabelo e torná-lo mais saudável, o cabeleireiro tem à sua disposição uma série de tratamentos e produtos modernos que devolvem a saúde e a cor intensa para as madeixas das clientes. Um dos métodos mais práticos para tratar a oxidação no cabelo é através do uso de cremes antioxidantes, que podem ser aplicados nos fios.

Outro procedimento muito utilizado para tratar a oxidação do cabelo é a matização, que é feita principalmente nos cabelos claros, tendo como objetivo eliminar os tons esverdeados e amarelados. A matização pode ser executada com produtos matizantes, que são capazes de interromper a oxidação dos fios, realçando a cor e trazendo o brilho de volta.

Fotos:internet e Pinterest