quinta-feira, 21 de julho de 2016

#cabelosoleosos #tratamentocabelooleoso #dicacabeleireiro #paolocabeleireiro

Dicas para Cabelos Oleosos


Os cabelos oleosos normalmente são gordurosos, pesados, finos e sem volume. Chegam ao final do dia grudado na cabeça e com aspecto sujo. Para um bom cuidado, o primeiro passo importante é a higienização: ela deve ser feita diariamente e com muito critério para não comprometer ainda mais a função equilibrante das glândulas.


O excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária. Este problema pode ainda ser piorado devido a alterações hormonais ou estresse.

A excessiva oleosidade capilar tem sido apontada com frequência como um importante causador de queda de cabelo. A higienização adequada e a correta estimulação do metabolismo capilar são aliadas fortes no combate à queda.




Cuidados com Cabelos Oleosos

Existem alguns cuidados que ajudam a controlar a oleosidade do cabelo. Com algumas poucas mudanças de hábitos, você já poderá notar melhoras.

Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.

Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.

Higienize os cabelos diariamente: limpeza é fundamental.

Use shampoos adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.

Cabelos Oleosos

Use shampoo anti resíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana.

Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo.

Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.

O ideal é usar um produto que cuide da raiz ao fio de cabelo contribuindo na desobstrução de pequenas partículas de gordura acumuladas no folículo piloso, e que nutra adequadamente o bulbo capilar. A formulação dos shampoos deve proporcionar higienização sem agressão à estrutura dos fios dos cabelos oleosos.

Causas da Oleosidade

A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem agravar o problema. A oleosidade se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada por fatores genéticos.

Tratamento

Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar para que o terapeuta possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la.

No mundo da cosmética já existem shampoos e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios.







Pré-Shampoo

O pré-shampoo nada mais é que um shampoo de ação mais adstringente usado pra primeira lavagem. Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, mas os cabelos oleosos se beneficiam ainda mais, pois ele serve para proteger os fios. Então, para quem lava os cabelos todos os dias, usar o pré-shampoo ajuda na proteção do fio, evitando a quebra.

O pré-shampoo vai fazer a “limpeza pesada”: remover resíduos e oleosidade em excesso, o que nem sempre o shampoo de tratamento consegue fazer. É um produto com propriedades nutritivas que prepara o cabelo para receber o shampoo, desembaraçando os fios. Ele evita a quebra, deixa o cabelo mais maleável, macio e brilhante.

Existem as versões mais transparentes que ajudam na limpeza extra, e a versão em creme e óleo que tem a função de proteger os fios.

Dicas de Pré-Shampoo









Shampoo para Cabelos Oleosos

Shampoos específicos para cada tipo de cabelo não são um mito: há estudos para desenvolver cada produto, e eles realmente tendem a ser melhores para aquele tipo de cabelo específico. Os para cabelos oleosos possuem tensoativos, ou seja, substâncias encarregadas de se ligarem a gorduras e sujeiras e levá-las embora com o enxágue. O Lauril Sulfato de Sódio (ingrediente comum nos shampoos) é um tensoativo que age como um potente agente desengordurante. Para quem tem fios bem oleosos, o Lauril Sulfato de Sódio, proporciona limpeza e remoção do óleo dos cabelos.

Porém, é importante lembrar que da mesma forma que o tensoativo remove a oleosidade dos fios, também acaba ‘limpando’ a gordura natural que mantém os fios mais hidratados. Ao remover esses componentes, os cabelos podem ficar ressecados. Para opções mais suaves, uma boa ideia são os shampoos sem sulfato.

Dicas de Shampoo para Cabelos Oleosos



Equilíbrio Oleosidade Normais ou Mistos - Shampoo Acquaflora



Shampoo Guaraná Natuflora - Shampoo para Cabelos Oleosos




Imagens: Internet e divulgação