quinta-feira, 26 de novembro de 2015

#EscovaProgressiva #Selagem #Botox #AcidoGlioxilico #AcidoHialuronico

Você sabe que quando esta fazendo “Progressiva” não esta tratando seu cabelo e sim destruindo?

Você acha que este cabelo quando lavou ficou assim???

Novamente volto a escrever sobre este assunto “escova progressiva”, quando usamos produz ILEGAIS.

Todos os produtos utilizados nas escovas progressivas, selagem, Botox (acho inadequado este nome para tratamento de cabelo), defrizagem  e outros são classificados como ilegais pela ANVISA, até muitos laboratórios são registrados, mas os produtos que comercializam são ilegais e não liberados pela agencia reguladora ANVISA.

Já comentei por aqui que recebo “propostas” diariamente pra falar de progressivas, mas que sempre que peço a formulação, começa a enrolação. Quando digo que vou comprar o produto pra mandar analisar a fórmula, o bicho pega, porque insistem em me enviar, mas eu sei bem como a coisa funciona, e não vão fazer comigo o que fazem com a ANVISA, sabe?
Acho MUITO falho que o produto a ser liberado seja enviado pela empresa, porque é evidente que empresa nenhuma vai enviar pra ANVISA produto com formol, mas todo mundo sabe que, em muitos casos, o que vai pra ANVISA é bem diferente do que vem pra gente. O que deveria ser feito, já que os fiscais não fiscalizam, eram “análises” surpresa, como já aconteceu em muitos casos, mas aí, mesmo quando rola interdição cautelar, a empresa sempre alega que o problema foi no “lote”, que a adulteração foi feita depois que o produto saiu da empresa, já que a amostra de retenção, que é a que vai pra ANVISA, encontra-se em acordo com a legislação.

Mas, já falei muito sobre isso aqui e sou da opinião que informação é o que não falta, se engana quem quer.

A questão hoje é sobre um suposto produto que alisa sem formol, mas também sem as substâncias alisantes permitidas pela ANVISA. Já não aguento mais falar nesse assunto, mas se tem uma coisa que me irrita profundamente é gente que pensa que todo mundo é burro ou se deixa enganar facilmente.

Isto é um trabalho de escova gente, não de alisamento

Ai vem o cabeleireiro me dizer que é a cliente que pede para utilizar produto ilegal, para mim isto não cola, que induz a cliente a utilizar produtos ilegais é o cabeleireiro, pois a cliente chega pedindo um tratamento e ele, cabeleireiro, é que oferece um produto ilegal e dizendo que esta tratando o cabelo, quando na realizada esta destruindo o da cliente.

A coisa é simples: só alisa se tiver substância alisante, e se tiver substância alisante, é grau 2 na Anvisa. Fora isso, só vai deixar o cabelo “esticado” se tiver derivados de formol. Então, não vem com historinha dizendo que é um ativo revolucionário que passou por testes no país A, B ou C não porque eu não sou burro.

Agora a moda é que “o produto” é a base da ACIDO HIALURÔNICO. O acido hialurônico é excelente hidratante, mas NÃO alisa cabelo e nem estica, tem outro ativo nesta formulação.
Na próxima postagem irei escrever sobre o ACIDO HIALURÔNICO.



Formol disfarçado, como identificar?

Pois bem, analisando  não identifica mais rótulos de composição contendo  ácido glioxílico, carbocisteína ou oxoacetamida, substâncias  bem  comuns encontradas em produtos desse tipo. Mas, agora  outra coisa que faz o mesmo efeito, porque é também o que chamamos de formol disfarçado: Methylene Glycol.
O Methylene Glycol nada mais é do que o chamado “formol líquido”, vez que se trata da reação de uma molécula de formol dissolvida em água. Essa substância pode ser convertida em várias coisas, a depender da temperatura, do pH, da concentração e da presença de outros ativos, mas o fato a Scientific Committee On Consumer Safety já constatou e declarou que o Methylene Glycol (glicol de metileno), embora seja quimicamente diferente, é equivalente ao
Formol. Quem tiver dúvidas sobre isso, sugiro a leitura do  “laudo” emitido em junho de 2012 pelo Europen Scientific Committee  On Consumer Safety, que é um comitê europeu de segurança dos consumidores.
E assim como usam esse ativo, usam outros que são, de forma simplificada, formol mascarado ou variações de formol:
Methanal (Metanal)
Óxido de Metileno
Oxymethylene (Oximetileno)
Methylaldehyde (Metil aldeído)
Oxomethane (Oximetano)
Formalina (Formalin)
Aldeído Fórmico
Outros possíveis nomes, que são, em verdade, nomes de produtos diversos contendo formol, são de acordo com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia (California Department Public Health):
BFV; Fannofor; Formalith; Fyde; Ivalon; Karsan; Lysoform.
Engraçado que, no Instituto Nacional do Câncer (lá tem textos sobre o formol porque, embora a grande maioria não dê a menor importância, essa substância é altamente cancerígena), num texto sobre formol, esses produtos aparecem como sinônimos do formol, mas até onde sei são produtos que contém formol, inclusive desinfetantes (Lysoform, por exemplo).

Mas, o post era só pra exemplificar nomes usados pra “substituir” o formol e enganar o consumidor que não quer usar a substância, mas é levado, por má fé de muitas empresas, a usar.
Claro que se vocês quiserem usar, o direito é de vocês, mas a minha função, creio eu, é orientá-las da melhor maneira possível.

Escova progressiva sem formol

O meu posicionamento é claro: se alisa tem que ter uma substância alisante, claro. Acontece que qualquer substância alisante para ser comercializada aqui no Brasil precisa ser registrada pela ANVISA, e, até a presente data, os ativos liberados como alisantes são  o hidróxido ou carbonato de guanidina, o ácido tioglicólico (tioglicolato de amônio ou tioglicolato de AMP), o hidróxido de sódio, o hidróxido de potássio, o hidróxido de cálcio e o hidróxido de lítio.
Ah, e não, o formol NÃO é liberado pela ANVISA como alisante! O que a ANVISA libera é o seu uso como conservante, e na quantidade máxima de 0,2%, portanto, nenhuma progressiva pode conter formol com a finalidade de alisar.
Então, qualquer coisa que prometa alisar e não contenha os ativos alisantes registrados pela ANVISA,  possivelmente contém formol de forma velada.


este milagre é mentira, enganação mesmo.

Se for alisante, tem que ser registrado e, sendo assim, são classificados como grau 2, de forma que em seu rótulo é possível encontrar o número do registro, que possui entre 9 e 13 dígitos. Se prometer alisar e não for grau 2, pode ter certeza que tem problema!

E não, carbocisteína não alisa cabelo, lisina não alisa cabelo, aminoácidos não alisam os cabelos, assim como ácido glioxílico, também não alisa o cabelo (encapa e detona, mas não alisa!). Acido hialurônico, também não alisa é hidratante, como já disse.

Pra quem não sabe, o ácido  glioxílico é um ácido aldeídico ( ácido formilfórmico), exatamente como o formol, e, conforme explicação dada pela  Profª Dra. Maria Valéria Robles, que inclusive faz parte da Câmara Técnica da Anvisa,  esse ácido quando aquecido se transforma em formol!

E é exatamente isso que acontece com as dezenas de escovas com  ativos “naturais” que prometem alisar os fios, porque, na verdade, elas possuem alguma substância que, quando aquecida, “se transforma” em formol, que, caso vocês não saibam, acaba com o cabelo.

Para mim, ir em feiras ou ler revista de "cabeleireiro" que tem propaganda enganosa, e utilizando produtos ilegais, é o mesmo que os traficantes de "droga" começarem a anunciar ou vender  em feiras suas drogas como o krac.

Recado dado, né? Deixa-se enganar quem quer!

Imagens: Internet