segunda-feira, 18 de junho de 2012


Ingredientes de produtos Cosméticos 

 parte 4



Colorantes

Nesta classificação, os colorantes adicionais aos produtos para tratamento de cabelos, a fim de conferir cor ao produto final, são classificados como colorantes para cabelos. Cores insolúveis geralmente são conhecidas como pigmentos.
Nos Estados Unidos, nos países membros da União Europeia e em muitos outros, os colorantes estão sujeitos a uma ampla variedade de restrições regulamentares. Com poucas exceções, seus nomes na rotulagem, nos USA e na EU, podem ser diferentes. Nos USA, todos os colorantes (com exceção das tinturas capilares) devem ser pré-aprovados.
As cores permanentemente listadas, que estão isentas de certificação pelo FDA, incluem caroteno, EDTA dissódico de cobre (copper dissodium ethylenediaminetetraacetate, ou etilenodiaminotetracetato dissódico de cobre), hena, extrato de hena, mica, dióxido de titânio, óxido de zinco e caramelo.
Colorantes para cabelo
São materiais que conferem cor aos cabelos. Suas duas principais categorias são tinturas capilares não oxidantes e tinturas capilares oxidantes.
Tinturas capilares não oxidantes.
Estas incluem as tinturas capilares temporárias e as semipermanentes tradicionais. As não oxidantes são tinturas capilares que somente que somente aplicam cores, mas não são capazes de clarear a cor natural do cabelo; utilizam tinturas pré-formadas, com um alto peso molecular, que são incapazes de penetrar na haste do cabelo (córtex), elas apenas revestem a camada externa do cabelo (cutícula), sem envolver uma alteração química do cabelo ou no produto. Sua ação física produz uma alteração temporária da cor do cabelo.
Tinturas capilares oxidantes
Incluem tinturas capilares semipermanentes (semipermanentes de longa duração). Tinturas capilares oxidantes envolvem uma alteração química no cabelo e no produto, penetrando nos cabelos e depositando compostos incolores de pequeno peso molecular, que são oxidados em tinturas coloridas, dentro da fibra do cabelo (córtex). São misturadas com desenvolvedores, geralmente peroxido de hidrogênio (água oxigenada) imediatamente antes do uso. A ação química de oxidação nas tinturas capilares produz uma cor de longa duração, com uma mudança permanente na cor natural do cabelo.
As semipermanentes também são chamadas de tinturas capilares que somente depositam cores, porque são elaboradas para depositar cor nos cabelos sem alterar nem clarear sua cor natural. As cores que apenas se depositam descolorem lentamente após sucessivas lavagens do cabelo.
As permanentes são capazes de aplicar cor e clarear a cor natural do cabelo em um único processo. Embora a cor depositada vá se deslocar lentamente com repetidas lavagens, o cabelo não descolorirá até sua cor natural original, mas sim até a cor para a qual foi clareada. Neste aspecto, essas tinturas capilares são realmente permanentes.


Na próxima parte irei escrever sobre condicionadores.