quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desmistificando a tal "Cauterização" de cabelo!


Tenho recebido muitos e-mails pedindo esclarecimento sobre a nova moda nos salões de cabeleireiro e quero aproveitar para esclarecer tudo, bem direitinho. A grande conclusão: Não existe nenhum trabalho comprobatório da eficácia de tal tratamento.

Mas o que é a CAUTERIZAÇÃO de fios?

Este termo, aplicado erroneamente, está sendo usado para nomear tratamentos cosméticos de aplicação superficial de queratina bruta sobre os fios de cabelo. Como a queratina bruta não tem afinidade pelo fio, é necessário aplicar calor para poder moldá-la e retê-la na superfície capilar.

A Queratina é o constituinte principal do fio de cabelo, responsável por sua estrutura, resistência e integridade, porém a queratina bruta, não hidrolisada, não tem nenhuma ação sobre o fio, já que não é substantiva. Somente formulações onde o tamanho da molécula de queratina é transformado e sua característica iônica trabalhada, podem ter cosmetodinâmica realizável.

Este tipo de tratamento destrói os lipídeos superficiais protetores e o cimento intercelular da fibra capilar. Além disso, em muitos casos, usam Formol como conservante, pois a Queratina bruta é altamente contaminável com microorganismos, por vezes patogênicos. O Formol é altamente tóxico e está proibido em vários países do mundo, portanto veja, que absurdo é sua utilização!

É só fazer uma avaliação a médio prazo do resultado nos fios de cabelo e averiguar a destruição que foi causada. Empresas idôneas, que se dedicam exclusivamente a formular produtos eficazes e seguros para cabelos, têm em suas linhas cosméticas fórmulas fantásticas, com ativos que realmente regeneram instantaneamente a fibra capilar, só agindo positivamente para proteger o cabelo e torna-lo saudável, com brilho e maciez.

Como ele é feito?

Em linhas gerais é realizado o aquecimento da queratina para fixa-lá no fio e moldar o cabelo, depois é feita uma “hidratação”, para tentar recuperar o estrago realizado.

Os bons cremes capilares hidratantes são compostos de ingredientes quaternizados, com capacidade de fixação na fibra capilar, levando outros ativos, como vitaminas, proteínas hidrolizadas, amino-ácidos, etc, a realizar sua função restauradora da proteção e características naturais.

OS GRANDES PECADOS CAPILARES



A cada dia vejo mais gente sendo enganada com promessas absurdas em relação a produtos cosméticos sem nenhuma idoneidade. Você sabia que existem 1494 empresas cosméticas oficiais no Brasil? Pois é, mas infelizmente não são todas as que trabalham direitinho, desenvolvendo formulações seguras e eficazes, controlando a qualidade de sua produção e garantindo a fidelização de seus produtos. Hoje vou falar sobre as maiores bobagens que conheço em relação aos cuidados com os cabelos, veja:

• Agressão mecânica constante. A tração exagerada de penteados, prender os fios muito justos com elásticos e presilhas compromete a resistência do fio de cabelo

• Agressão térmica constante. O uso de secador de cabelo, chapinha, baby-liss e outras fontes de calor remove a camada de proteção natural do fio de cabelo, tornando-o suscetível a quebra

• Agressão química constante. Tintura, descoloração, alisamento, relaxamento e todas as formas de desestruturação da matriz capilar comprometem as propriedades de resistência, maciez e brilho do fio de cabelo. Os processo de alisamento dos cabelos são baseados em sistemas oxidativo-redutores metálicos extremamente agressivos.

O uso do formol

Ao pranchar o cabelo ocorre a liberação de gases que comprometem seriamente mucosas, pulmões e brônquios do cliente e do profissional.
Ao cristalizar as pontes de hidrogênio, o formol impede que a umidade do ar faça o cabelo voltar à forma original. Funciona por um breve período, depois o fio desidrata e a flora bacteriana do couro cabeludo morre.

No caso da escova progressiva, dependendo da concentração o formol pode ainda causar queda capilar. Veja os danos do formol ao organismo:

• Contato com a pele - Tóxico. Causa irritação à pele com vermelhidão, dor e queimaduras.

• Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.

• Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, irritação e sensibilização do trato respiratório. Exposição crônica - Pode causar
hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

• O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.

Muito importante!

Qualquer tratamento alisante pode danificar o cabelo em maior ou menor grau. Para garantir a saúde dos fios é indispensável que recebam com freqüência formulações hidratantes e reestruturadoras para repor as substâncias perdidas durante o processo. Saiba sempre o que esta sendo colocado na sua cabeça, afinal o couro cabeludo é pele sensível e reativa, Cuide bem de você!
Penteado de Pippa Middeton - o mais bonito do casamento real



Pippa Middleton estava linda na porta da Abadia de Westminster e quem costuma prestar atenção em cabelos viu que o look semi-preso da moça estava bem mais elaborado que o de Kate.

O visual, criado pelo time do salão Richard Ward, estava repartido de lado, com metade presa no alto e cheio de cachos e florzinhas que combinavam com o buquê da irmã. Lindo e delicado, não é mesmo?