segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ácido glioxílico:

O que é? 






O ácido glioxílico ou ácido formilfórmico é um ácido orgânico de fórmula OHC-COOH, e é o mais simples dos ácidos-aldeídos. Consiste numa forma modificada do ciclo dos ácidos tricarboxílicos que ocorre na maioria das plantas e micro-organismos, mas não nos animais superiores. Esta via evita as duas etapas de descarboxilação do ciclo dos ácidos tricarboxílicos mediante a cisão do ácido isocítrico em succínico, o qual se pode utilizar na biossíntese de glucose (gluconeogénese), e ácido glioxílico, ao qual se incorpora uma molécula de acetil-CoA para formar malato. Este último oxida-se originando ácido oxalacético, que se volta a condensar com nova molécula da acetil-CoA e inicia outra volta do ciclo. Desta maneira, em cada volta incorporam-se duas moléculas de acetil-CoA e forma-se uma de ácido succínico.

Este ciclo possibilita às plantas e aos micro-organismos a utilização da acetil-CoA procedente, por exemplo, da degradação dos ácidos gordos, como única fonte de carbono para a biossíntese de glúcidos.







Como referenciar este artigo:

ácido glioxílico. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-04-02].

Disponível na www: .



Glyoxylic acid



Ficheiro:Glyoxylsäure.svg

Nome IUPAC Ácido oxoetanoico

Outros nomes Ácido formilfórmico

Identificadores

Número CAS 298-12-4

PubChem 760

ChemSpider 740

SMILES [Expandir]

O=CC(O)=O

Propriedades

Fórmula molecular C2H2O3

Massa molar 74.04 g/mol

Ponto de fusão 70–75 °C (semi-hidratado) [1]

98 °C (anidro) [1]



Riscos associados

Frases R R34

Frases S S26, S36/37/39, S45

Compostos relacionados

Ácidos carboxílicos relacionados Ácido glicólico (hidroxietanoico)

Ácido oxálico (etanodioico)

Ácido pirúvico (oxopropanoico)

Compostos relacionados Glioxal (etanodial)

Glicolaldeído (hidroxietanal)

Excepto onde denotado, os dados referem-se a

materiais sob condições PTN


Alerta sobre risco à saúde.

O ácido glioxílico ou ácido formilfórmico é um ácido orgânico.[2]



Referências↑ a b CD Römpp Chemie Lexikon – Version 1.0, Stuttgart/New York: Georg Thieme Verlag 1995.


Categorias: Ácidos carboxílicos
Aldeídos

137 comentários:

  1. olá,
    existe uma escova cosmiatrica da marca blow,será q é seguro fazer? Já q a anvisa ainda nao aprovou o uso desse acido para tratamentos de modificação capilar

    ResponderExcluir
  2. Oi Poly! É tão prejudicial quanto o formol, por isto a Anvisa não libera, e o que acho pior é que o cabeleireiro por não sentir ardencia nos olhos acha que é inofensivo. As empresas que dizem que está liberado é mentira é só pegar o numero e ver o site da Anvisa que os processos são indeferidos.
    Obrigado por me consultar.

    ResponderExcluir
  3. Muita obrigada pela resposta,salvou meu cabelo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Poly! que bom salvar um cabelos, moldura do rosto. Quando houver qualquer duvida consulte e se puder divulge o blog.
    Abraços e obrigado

    ResponderExcluir
  5. Paolo, o que você acha da escova smart play da lisse? Dizem que é a base de carbocisteína, mas eu sei que essa substância sozinha nao alisa. Você sabe se contém ácido glioxílico também? Há riscos para a minha saúde e para o meu cabelo? Você conhece a nova escova ecológica (ciclo natural's) da lissé? Eles só dizem que é a base de ácidos, mas nao dizem qual o princípio ativo. Queria sua opinião.

    ResponderExcluir
  6. Oi anonimo de 05/07 das 11.28, eu não conheço este produto, já pedi informações a empresa, mas até hoje ainda não recebi nada. Vi no MSN um video falando desta escova ecologica, mas não diz nada. Por isto não posso ter opinião.
    Obrigado e até breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá,estou desesperada pois fiz varias escovas a base de tioglicolato de amonia e depois fiz com formol, e o meu cabeloficou todo rebentado ,quebradiço, nao para de quebra e mudou toda estrutura do fio, e olha q hidrato toda semana e agora araiz cresceu estou desesperada,eu faço escova de carbocisteina ou de axido glioxilico? me responda o q devo fazer para melhorar o meu cabelo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Erica, desculpe demorar a responder, acho que primeiro que voce deve cortar um pouco, hidratação não resolver neste caso, tu tens de fazer reconstrução, leia post sobre o que é reconstrução aqui no blog, que é para fortalecer o fio, a Sebastian tem um produto ótimo para a quebra de cabelo, procure em salões que vendem a linha. E só depois faça a redução a base de carbocisteina. Certo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Ola Paolo, boa noite

    Estou fazendo minha monografia sobre, os riscos ocupacionais a profissionais cabeleireiros, quanto ao risco no uso de escovas progressivas, formol e acido gioxilico...
    gostaria de conversar mais sobre isso.

    obrigado.
    Renata Nascimento
    re-nascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. olá,fiz uma escova chamada de botox vintage girls(lola)dizem q tem acido hilaurionico.Nao precisa de shampoo anti-residuo,nao tem cheiro,nao arde os olhos,parece relaxamento gostei muito,mas quero saber se faz mal a saude? Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oi anonima de 13/11 das 18:09, desculpe mas não tenho como lhe dizer nada voce não informou a composição do produto, ai não sei o que contem.Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa escova contém ácido glioxílico sim. E esse ácido aparece no rótulo em segundo lugar.
      AQUA, GLYOXYLIC ACID, POLYQUATERNIUM-7, KERATIN, I-ASPARTIC ACID, PROPYLENE GLYCOL, FRAGRANCE, IDROXYETHYLCELULLOSE, GUAR HYDROXYPROPYL TRIMONIUM CHLORIDE, ASSAI EXTRACT, SUGARCANE, MAURITIA FLEXUOSA FRUIT OIL, SODIUM HYALURONATEMETHYLISOTHIAZOLINONE, METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE, TRISODIUM ETYLENEDIAMINE DISUCCINATE, PHENOXYETHANOL, UREA, CHLORPHENESIN, PARFUM.

      Excluir
  12. Olá! Gostaria de saber o que você acha da escova Botox Vintage Girls da Lola cosméticos. O representante dela disse que os ativos dela são: Ácido Hilauriônico, Botox e DMAE. Ele disse que o que faz alisar é o ácido. Será que é verdade? Será que faz mal a saúde? Já fiz muitas escovas com formol, não quero mais correr o risco. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonima de 29/12/2011 das 03.23. Realmente o que alisa em qualquer desses processos químicos são os ácidos, mas quando estes são aquecidos viram um "deido" provocando os mesmos riscos pro profissional que aplica o produto.
      Voce como consumidora não corre risco nenhum, os riscos são para o profissional cabeleireiro. O dano para voce é seu cabelo que fica enluvado por uma película que com o passar do tempo não irá responder a tratamento nenhum, e perderá a elasticidade.
      Att.

      Excluir
  13. Desculpe-me, esqueci de me identificar... Meu nome é Karen.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. olá gostaria de saber sobre a escova redutora de volume (DENEA) FIZ UMA VEZ E GOSTEIN ELA ÉA BASE DE ACIDO GLIOXILICO!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Paolo! Me chamo Karen Christine. Já usei algumas escovas progressivas em meu cabelo, tipo... Zene progress Defrisagem, Always Beauty e marroquina, agora opitei por fazer escova gradativa com carbocisteína ("Infinit Liss" da Fio Restore e "Liss Intensy" da Amend) ambas dizem na caixa que não tem formol, nem glutaral. Será que eu ponho em risco a minha saúde fazendo essas escovas(a da Amend e a da Fio Restore)? Eu pretendo voltar a fazer mechas loiras, terei algum problema descolorindo os cabelos e usando a carbocisteína? Corro o risco de meu cabelo ficar enluvado numa película sem responder aos tratamentos, perdendo assim a elasticidade? Me preocupo pois meus cabelos são bastante frágeis, e já passei por isso, depois de descolorações e progressivas com formol. Agradeço por sua atenção e aproveito para lhe parabenizar por este espaço no qual você tira as dúvidas de pessoas leigas no assunto.

    ResponderExcluir
  16. Oi anonima do 30/01 das 05.31.
    Olhe, a maioria destas empresas utilizam o acido glioxilico junto com a carbocisteina, para poderem obter um bom grau de alisamento, em um outro post eu explico como ocorre este alisamento nos fios.
    Ao fazer as mechas o profissional tem de saber que seu cabelo passou sim por um processo de alisamento quimico e com isto ter os mesmos cuidados que tem a utilizar os hidroxidos e os tioglicolatos. Apesar das propagandas, elas podem sim a se romper.
    Att.

    ResponderExcluir
  17. oLÁ Paolo, vejo que é bem informado sobre os tratamentos novos que estão criando. Sempre tratei o meu cabelo com hidróxido de sódio, só que ele não passa do ombro, há 3 anos resolvi trocar e passei a tratar no beleza natural (hidróxido de cálcio), mas mudei de estado e meu cabelo ficou horrível e começou a quebrar demais, ja que tinha necessidade de fazer escova. Agora achei no Estado que estou morando uma escova com Carbocisteina da Trys e até já apliquei só que não sei nada desta empresa e quando tem aplicação do produto o olho arde e não consigo respirar o produto...Eles falam que até grávida pode usar e como estou pensando em engravidar este ano quero saber mais sobre este produto. O resultado ficou bom...fiz ontem...só não sei se isso irá continuar assim...ou se com o tempo vai ficar horrível também...Obrigada pelas informações Grata. Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clara!
      Você tem cabelo crespo(étnico)para utilizar Hidróxido de Sódio? E pq trocar para cálcio, os alisantes são todos incompatíveis inclusive não se pode aplicar na parte já tratada.
      Olhe pelas informações que você me forneceu este este produto contem algum tipo de "deido" por isto você sentiu os sintomas, olhe é raro o produto de progressiva que alise, se ele provoca este efeito é porque contem algum deido.
      Se você estiver gravida não utilize em hipótese nenhuma, não acredite nisto que pode ser até utilizado por gravidas ou crianças.
      Att.

      Excluir
  18. ola Paolo gostaria de saber o que são aminoácidos ácidos glioxílicos e carbocisteína por favor me responda obrigado

    ResponderExcluir
  19. Oi anonimo,esta sua pergunta tem resposta aqui no blog é só você pesquisar que eu postei informações sobre cada um que você me perguntou.
    Att.
    ET: por favor outra vez se identifique, pois em brevenão estarei mais respondendo para comentários anonimos.

    ResponderExcluir
  20. Olá Paolo meu nome é Silvia, gostaria de saber sobre a escova PORTIER, se a formula desse produto é a base de ACIDO GLUTARALDEIDO? Porque eu uso esse produto no meu salão, e ele arde muito os olhos e o nariz e tbm tem um cheiro mt forte. Estou com mt medo. Por favor me ajude. Mt obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia! Pela marca do produto não posso lhe dizer a composição do mesmo, mas por suas informações, com certeza algum tipo de "deido" ele deve conter, tome cuidado.
      Att.

      Excluir
  21. Comprei a escova ecologic, vou colocar a composição, para voce ver se faz mau a saude dos cabelos.
    composição
    aqua,carbomer,triethanolamine,hydrogenated castor oil,polysorbate20,fragance,hydrolyzed rice protein, dissodium,edta,methylchloroisothiazolinone,methylisothiazolinone,polyquaternium 10,polyquartenium 7,sodium 5-oxo-2 pyrrolidine carboxylate,hydrolized,wheat protein,hydrolized soy ptotein,hydrolized keratin,hidrolized corn protein,glyoxilic acid (and) aqua,isopropylpalmitate,cyclopentasiloxabe,bambusa arundinacea sap extract,cinnamomum zeylanicum bark extract (and) acorus calamus root extract (and)commiphora myrrha resin extract (and) olea europaea (olive) fruit oil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anonimo de 22/03 das 09:09.
      Esta composição é a que esta no rotulo e que vai para a Anvisa, o problema é que os ativos prejudiciais são colocados somente no que é comercializado e não estão especificados nos rotulos.
      Att.

      Excluir
  22. meu nome é Tatiana e gostaria de saber se vc tem alguma posição sobre a progressiva ecologica ciclo natural da lissé gostaria de saber se ela tem algum componente que prejudique a minha saúde e se contem o acido glioxilico obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana!
      Não conheço esta progressiva, mas veja ecológica, eles tem de explica, acho difícil, e quanto a conter acido glioxilico ou não é impossível dizer, mas deve conter algum tipo de "deido", o que nenhuma marca informa.
      Att.

      Excluir
  23. gostaria que me dissesse alguma coisa sobre a cisteina,proteina organica de amaranto e aminoacidos essenciais que e o contem na escova liss intensy da amend.sera que pode causar algum dano nos cabelos.Sendo que a alguns meses fiz a escova da avlon?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loiva, estes não são os princípios ativos, um produto só danifica um fio quando mal utilizado pelo profissional que normalmente não sabe fazer a avaliação do cabelo da cliente. Quanto a você já ter utilizado um produto da marca Avlon, o profissional só terá de ter o cuidado de não repassar outro produto sobre a parte tratada quimicamente para não danificar mais o cabelo.
      Att.

      Excluir
  24. Paolo gostaria de saber se gravidas e crianças podem usar esses novos produtos a base de carbocisteina e ácido glyoxylic, sendo dois tipos de produto que está recentemente entrando no mercado, eu não sei com que tipo de ácido a carbocisteina age para o alizamento, já que sozinha ela não alisa. A kostume lançou recentemente o a Zero Uno (escova progressiva sem formol) e tanbém uma outra de carbocisteina e oléo de argan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tem um post aqui no blog que eu falo de como age os dois produtos no fio do cabelo chamado "alisamento com carbocisteina, desvendando o mistério".
      O que irá provocar o alisamento é o ácido glyoxylic, que é um deido, igual ao formoldeido.
      Olhe, as empresas estão todas colocando o Oleo de Argan em tudo, pois ele é o ativo "queridinho" da vez, mas não tem função nenhuma, e progressiva sem "deido" não tem .
      Obrigado por pedir minha opinião.
      Att.

      Excluir
  25. progressiva a base de ácido glyoxílico é prejudicial a saúde como o formol e qual é sua reação negativa e positiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe Sol, ácido glyoxylic é um acido do mesmo grupo do formoldeido, sendo eles prejudiciais sempre, e o pior é que quando as empresas nos vendem eles mandam em uma quantidade muito superior ao produto que esta registrado na Anvisa, pois na quantidade que eles informam a vigilância sanitária não da nenhum resultado.
      Obrigado por querer saber minha opinião.
      Att.

      Excluir
  26. Olá Paolo! Parabéns pelo blog!
    Meu nome é Raquel e gostaria de sber se vc conhece a escova gradativa da fio restore? Pois queria aplicar mais estou com medo de estragar o meu cabelo, tb estou em dúvida em relação a selagem da caviu pois li comentários positivos e negativos o que faço? Meu cabelo é um pouco liso mais tem umas ondas atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Obrigado por ler meu blog Não conheço o produto, você colocou o nome de fantasia. Na Cadiveu tem "deido" o que chamam de selagem nada mais é do que aplicar o "deido" para alisar as cutículas e aparentar cabelo tratado.
      Sou a favor dos tratamentos adicionais.
      Obrigado por me consultar.

      Excluir
  27. Olá! Legal seu blog.
    Meu nome é Maria, eu queria saber sua opinião sobre a escova de turmalina da perfect liss. Ela é boa ,trata o cabelo ,pois quero diminuir um pouco do volume do meu cabelo, será que tem algum tipo de "deído" falam que não tem formol mais fico com medo de usar. Estou em dúvida tb em relação ao Wellastrate suave ,qual eu devo usar ,qual prejudica mesno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Estas escova de turmalina, chocolate morango etc....todas tem algum tipo de "deido".
      Eu sem duvida utilizaria o Wellastrate, é um excelente redutor de volume, mas o que importa é se o profissional sabe realmente trabalhar com alisamento, este sim é o mais importante.
      Obrigado por me consultar e ler meu bog.

      Excluir
  28. Oi Paolo, tudo bem?
    Meu nome é Alessandra, gostaria de saber se você conhece e qual a sua opinião sobre o produto Redutor 30 da Tânagra, consta nele que é a base de ácido glioxílico? Posso utilizá-lo em meu cabelo? É bom ou ruim, é prejudicial a minha sáude e ao meu cabelo? Fico no aguardo de uma resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      O produto em si não conheço mas o principal ativo é o acido glioxílico, um "deido", e desta forma acho prejudicial ao fio pois o efeito é o mesmo de qualquer outro tipo de "deido"
      .
      Obrigado por pedir minha opinião e por ler meu blog.

      Excluir
  29. Oi! Muito bom seu blog.
    Meu nome é Larisa, gostaria que vc me auxilia-se na escolha da química que vou usar estou em dúvida entre x-tenso da loreal e o wellastrate. Meu cabelo é fino com um pouco de volume quando lavo e seca naturalmente fica (farofado).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larisa!
      Os dois produtos tem o mesmo ativo, tioglicolato de amônia, e são muito bom, o profissional que for fazer o alisamento é que deverá ter muito cuidado com tempo e quantidade de produto, e lhe indicar uma boa manutenção, o que é muito importante.
      Obrigado por pedir minha opinião e por acessar este blog.

      Excluir
  30. Oi!
    Olha eu de novo pra tirar dúvidas sou Raquel.
    Será que o produto da cadiveu glamour restruturante contém algum tipo deído?
    Vc falou que é a favor dos tratamentos adicionais o que seria esses tratamentos?
    Desde já agradeço por sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! A maioria destes produtos para poderem realizar o alisamento que as clientes desejam contém algum tipo sim de "deido", se não eles não agitem o "milagre" que os cabeleireiros vendem para as clientes.
      Eu sou sim a favor dos tratamentos tradicionais, como o tioglicolato de amônia, resultados melhores e seguros.
      Obrigado por pedir minha opinião e sempre que necessário estou aqui para tentar ajudar.

      Excluir
  31. Oi Paolo,

    É a Alessandra novamente, tenho outra dúvida. Como não é bom utilizar o ácido glioxílico, por ser um "deido". Tem um produto da Fio Restore (Infinit Liss) da empresa DAPI Cosméticos, que na composição consta como cisteína, isso quer dizer que é a base de carbocisteína? Posso utilizá-lo? Vai ser prejudicial ao meu cabelo e a minha saúde? Desde já agradeço a sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe Alessandra! Conter cisteína, que é um aminoácido, é bom, o problema é se tu queres alisar o cabelo, caso o teu seja muito crespo, isto não irá ocorrer. Quanto a sua saúde nem os deido irão prejudicar, mas sim ao profissional que faz varias aplicações diárias e fica inalando o gaz desprendido do fio.E os "deido" prejudicam o fio, causando o efeito "maça do amor".Eu, como já disse, prefiro os alisamentos tradicionais, e quando em meu trabalho utilizo redutores tomo todos os cuidados com os cabelos de minhas clientes, e recomendo muita hidratação.
      Obrigado por pedir minha opinião e pergunte sempre que precisar.
      Att.

      Excluir
  32. Oi Paolo. Gostaria de saber se já tem um posicionamento a cerca da escova progressiva da lissé ciclo natural. Já fiz ela uma vez, contudo achei o cheiro um pouco forte nos primeiros dias, tendo inclusive que levar no mesmo dia porque estava bem forte. Obrigada Déia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe Déia, eu não conheço esta marca, para eu te dizer qualquer coisa, terias de me dizer o que tem neste produto, por ter cheiro forte não quer dizer nada, pois os produtos químicos, todos não tem cheiro muito agradável, por isto se coloca uma fragrância para disfarçar este cheiro desagradável. Por esta sua informação o produto deve conter carbocisteina, e ela é sempre recomendada a ser retirada do cabelo logo apos o procedimento de tratamento.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

      Excluir
  33. Bom dia!

    Paulo zanotta eu trabalho com a linha avlon e

    estou com duvida na progressiva uberliss se ela contem formol ou alguma outra subistacia prejudicial a saude do profissional ou cliente.
    no processo nao tem cheiro nem ardencia os olhos
    tenho informaçao do vendedor que contem carbocisteina,e na embalagem consta glyoxylic acid este acido é prejudicial?
    desde ja agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leia! Como você especificou e consta da formulação ela contém acido glicoxilico, que é um deido, que esta sendo muito utilizado nos redutores de volume para poderem realizar o alisamento, quanto a ser prejudicial ou não, isto depende muito da quantidade de tratamentos que você realiza por dia, quanto ao cabelo é o mesmo efeito do formaldeído.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

      Excluir
  34. OLÁ PAULO,MEU NOME É DANIELA USO A PROGRESSIVA DA LEFT A TAHITI LISS,POR SINAL TE UM CRIEO MARAVILHOSO NÃO ARDE OS OLHOS NÃO DÁ A SENSAÇÃO DA GARGANTA ESTÁ IRRITADA.PORÉM ELA É A BASE DE ACIDOS GLIOXILICO E VC DISSE QUE É DA MESMA FAMÍLIA DO FORMALDEIDO SERÁ QUE ELA CONTÉM O MESMOS RISCOS DO FORMAL,E QUAIS SÃO OS PRINCIPIOS ATIVOS QUE VC ME RECOMENDARIA E QUE NÃO TIVESSE PROBLEMA NENHUM COM A MINHA SAÚDE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe Daniela, para você como consumidora os riscos a saude são quase mínimos de acontecerem, mas os danos ao fio do cabelo são muito grandes e irreversíveis, este é o maior problema.
      O ativo que mais gosto, dependendo de cada tipo de fio, lógico, é o tioglicolato de amonia, quando bem aplicado deixa o cabelo maravilhoso, mas tem de ser utilizado por profissional que realmente entenda de alisamentos e de fio de cabelo,e uma boa manutenção.
      Obrigado por pedir minha opinião.

      Excluir
    2. Meu nome é Debora.Concordo que o tioglicolato seria uma opção melhor.Mas eu uso tintura,algumas mechas,e se eu usar o tiogliciolato o cabelo nåo resiste.Alem disso,ele nåo é compatível com outras quimicas.O que faço?

      Excluir
  35. Olá Paolo!
    Me chamo Raquel e eu fiz um relaxamento a base de tioglicolato de amonia e gostaria de saber que linha usar pra manter e hidratar meu cabelo? Que não seja muito cara rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  36. Oi Paulo!
    Sou Raquel e eu fiz relaxamento a base de tioglicolato de amonia e gostaria de pintar meu cabelo,pois tem uns fiozinhos branco que me incomodam, são poucos mais é bem na frete. Posso tingir meus cabelos se sim quanto tempo depois do relaxamento?
    Há gosto muito do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, você pode sim colorir seu cabelo, mas de preferencia com um tonalizante na qual o peroxido de hidrogênio esta em 10 volumes, em colorações permanentes o peroxido de hidrogênio não pode ultrapassar 20 volumes. Eu em minha cabine, faço a coloração no mesmo dia para neutralizar a ação do tioglicolato no fio, com coloração semi-permanente.
      Quanto vou utilizar coloração permanente peço 7(sete) dias a cliente.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

      Excluir
  37. Oi Paolo, tudo bem? Gostaria de saber o q eu faço para q meu cabelo melhore. Tenho cabelo ondulado,estou tendo mta queda, já faz algum tempo e como tenho alguns cabelos grisalhos, esses ñ ficam ondulados e tenho mto frizz. Gostaria de fazer uma escova q ñ prejudicasse os fios e ñ tirasse o ondulado. Falaram de poliquartenium, carbocisteína. O q vc indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo!
      Uma progressiva(alisante) não é tratamento de cabelo e sim mais uma química, portanto se você não quer prejudicar o fio de seu cabelo esta descartada qualquer química. Para o frizz é falta de reconstrução, hidratações mais profundas, e frequentemente, tipo de 15 em 15 dias. A carbocisteina, sem qualquer outro principio ativo, reduzira o frizz mas não é um tratamento, mesmo que tenha Argan. Os poliquartenius não são ativo e estão em todos os produtos cosméticos.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

      Excluir
  38. Oi,Paolo estou gravida de 4 meses gostaria de saber se tem alguma escova que pelo menos reduz o volume que poderia passar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Desta escovas que se diz "progressiva" nenhuma, mas você agora entre o 4 e o 8 mês pode utilizar alisamento a base de tioglicolato de amonia, é menos agressivo, mas cuide do cheiro que é forte e pode te provocar náuseas, verifique bem para não fazer besteira.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

      Excluir
  39. Bom dia, eu faço alisamento com guanidina deu carbocisteína, meu cabelo está fraco e com elasticidade. gostaria de saber se posso da uma inteligente da FIT? desde já muitíssimo abrigado =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe você irá utilizar a mesma progressiva só que com um outro nome de fantasia.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler o blog.

      Excluir
  40. Olá!
    Sou Iasmim e gostaria de saber se posso fazer mechas em meus cabelo, pois fiz relaxamento a base de tioglicolato de amonia a um mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iasmim!
      Teoricamente você pode fazer mechas. Mas não estou vendo seu cabelo nem conheço. Meu conselho é você utilizar mechas com pó descolorante de clareamento suave, tipo os da linha da L'Oreal que tem diversas forças e usando um volumagem de peroxido baixa tipo 4%, não terá problema. Eu utilizo neste casos o pó da Clairol com uma volumagem de 3% e explico para a cliente que não pode ser mechas ultra claras.
      Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

      Excluir
  41. Olá paolo, estou começando agora na área, portanto uma iniciante e gostaria de investir $ num produto de progressiva, que me desse um retorno financeiro, que não fizesse mal a saúde...teve lançamento de 1 produto que se diz revolucionador que alisa sem danificar, uma progressiva de óleo de macaúba "linha sofistic professional" com representação em praia grande -sp, pelo que entendi é ácido glicoxilico, vc acha que faz mal a saúde? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe se você esta procurando ganhar dinheiro com estas ditas progressivas, que de progressivo não tem nada, você já pode ir separando um pouco em uma poupança para no futuro fazer o tratamento de saúde, desculpe mas é isto mesmo e verdadeiro. Não tem nenhuma destas progressivas que não contenha algum tipo de "deido". Se isto fosse bom você não acha que grandes empresas como L'Oreal, Wella, Joico, Alfaparf e outras grandes ja não teriam este tipo de produto? Pense nisto.
      Leia em um outro post o que é o acido glioxílico, ele também é um "deido" igual ao tão mal falado formol deido.
      Desculpe a sinceridade, obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

      Excluir
  42. Paolo, quero então deixar somente uma observação quanto ao investimento em "Progressivas" famosas que a gente vê por ai e que não são baratinhas não, mas tem uma pro-pa-gan-da!Neste caso,prefiro então optar por usar um alisamento com formol feito com uma receita que tenho e que trás o mesmo resultado, com um custo bem baratinho!Mal por mal, é melhor não investir em rótulos e marcas famosas e deixar a cliente satisfeita.Deu pra entender o que eu quis dizer?? Abs meu caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe eu prefiro não fazer, e concordo com voce quanto a serem caras, muita propaganda enganosa, e NENHUMA MARCA esta liberada a Anvisa reprovou todas.
      Olhe o meu post sobre Escovas progressiva - cuidado, foi noticia e é uma marca "famosa", a intoxicação por qualquer tipo de "deido" é muito perigosa.
      Obrigado por ler meu blog.

      Excluir
  43. Olá!! Estou com 6 meses de gestação, e muito ansiosa para fazer algo pra tirar o volume do meu cabelo, visto que antes eu fazia progressiva. Fiquei sabendo de um produto que possui a seguinte composição:
    AGUA, DISODIUM EDTA, METHYLPARABEN, PROPYLPARABEN, PHOSPHORIC ACID, GLYCERIN, BHT, CETYL ALCOHOL, AMODIMETHICONE/TRIDECETH-12/CITREMODIUM CHLORIDE,
    ALOE BARBADENIS LEAF, HIDROLYSED COLLAGEN, THEOBROMA CACAO SEED BUTTER, GRAPE SEED OIL PEG-8 ESTERS, ARGANIA SPINOSA KERNEL EXTRACT, KERATIN, GLIOXILIC ACID, PHENOXYETHANOL, AMINOPROPYL, PHENIL TRIMETHICONE, TEA-DODECYLBENESULFONATE, PERFUM.
    Gostaria de saber se meu bebê corre algum risco caso eu venha utilizar o produto.
    Obrigada.

    Isabela

    ResponderExcluir
  44. Oi Paolo, achei esse blog na internet por um acaso,
    mas adorei as suas colocações sobre os produtos,
    percebo que você entende das formula e principalmente
    do pricipio ativo. Tenho o cabelo fino mas busco um cabelo
    disciplinado, você me indica algum produto em especial.

    Abraços,
    Ana Daniella

    ResponderExcluir
  45. Olá Paolo, muito gratificante ver alguém levando a verdade, doa a quem doer...Parabéns, mas vamos lá... Talvez você não conheça uma dita marca com nome de Lavanceé (a queridinha das francesas...), é vendida como sendo uma escova de origem francesa(chique, rsrsr), mas... Por ter rótulo e o site em francês, fica um pouco difícil o acesso ao fabricante, os vendedores DIZEM ter silicones, depantenol, keratina e coisas do tipo bem saúdavel.Ganhei de amostra e fiquei maravilhada, o cheiro é adocicado tipó mel, só de abrir a embalagem o cheiro exala por todo ambiente, deu um bom resultado, porém, era cabelo escuro e a pessoa se mudou, perdi contato, enfim não sei se é SÓ ISSO, pra uma escova francesa a embalagem é bem xula, mas... não acho nada na net a não ser vendas sobre a mesma, ainda tenho uma quantidade e um cabelo louro pra fazer, não sei se arrisco.Ah, não é ruim de escovar, não agarra nos fios como a carbocisteína.Pode me ajudar? Grata Nívea

    ResponderExcluir
  46. Olá Paolo!Gostaria de saber a respeito da escova gradativa efeito liso (infinit liss) da marca fio restore.Se tem algum problema em usá-la. Obrigada.
    Simone

    ResponderExcluir
  47. Estava lendo as perguntas e respostas,percebi q quase todas estas progressivas são prejudiciais ,por conter algum (Deido)vc pode indicar nomes de alguns produtos confiaveis para nossos cabelos? tanto para alisar ,relaxar ,até mesmo progressivas,selagem,botox capilar.Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  48. ola Paolo meu nome é Christiane ,gostaria de saber se vc sabe sobre a composição da vapo fusion da loreal,dize que nao tem formol, gostaria de saber por que usei progressiva com formol por muito tempo, e em uma das ultimas aplicaçoes fiquei com dor de cabeça por uma semana com o couro cabeludo descamando, e gostaria de deixar o formol e todas as composiçoes similares ou até mesmo piores.

    obrigada¹

    ResponderExcluir
  49. Olá, Paolo. Olha, jamais imaginei que fosse existir um blog desse tipo, feito por um cabelereiro!Eu costumo dizer que só tive cabelo bonito no tempo em que não tive dinheiro e tinha q cuidar dele em casa. Passei da amônia, q aplicava em casa e nunca me deu problemas, para escovas de baunilha, menta, joully e o que ganhei foram fios quebrados, com pontas amareladas e aspecto esticado...Usei sempre produtos caros, em salões renomados que tinham como linha de frente marcas como loreal, alfaparf etc.Porém não me dei bem com formol. acho horrível o efeito dele em meu cabelo que não 'arreitava' mais. Meu caelo é crespo, igual ao da Ana Paula Arósio, mas gosto dele liso, porém com pontas que eu possa fazer cachos. Isso só consigo hj com baby liss. Voltei para a amônia, mas aplicando em salões, e só tive problemas: em umas o cheiro não saiu, em outras o cabelo 'derreteu' por toda a parte que dá a volta na cabeça(Têpmoras, orelha e nuca). Gostaria de um redutor de volume sem química, mas isso existe? Não quero mais cabelo lisão, chapado, algo só pra controlar o volume como um que vi da Inoar com argan. Queria ser sua cliente, estou farta de cabeleireiros que só querem aplicar o mais novo milagre do mercad em mim.

    ResponderExcluir
  50. Olá Paolo, Inicialmente meus parabéns pela iniciativa em esclarecer tantas dúvidas. Estou grávida e 8 meses um cabeleireiro me disse que poderia alisar com acido glioxilico, porém li que ele é tão forte quanto o formol a diferença é que não arde os olhos. Sabe me dizer se posso utiliza-lo agora e durante a amamentação?
    Ou então, qual outro produto não há contra indicação mesmo alisando menos?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  51. Olá Paolo!!! belíssimo o seu trabalho, parabéns!!! Atuo como instrutora de cabeleireiros e também estudante em TÉCNICO EM QUÍMICA ... Como meu TCC é exatamente sobre a variação de ativos para alisar cabelos bem como seus efeitos,seus prós e contras e principalmente como é a interação das "ligações moleculares" , poderia ajudar-me indicando livros ou locais onde pudesse fazer minhas pesquisas? desde já, agradecida!!
    yukievt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Resumindo, pelo que li todas essas escovas contém formol, pena que é raro encontrar profissionais sinceros, fiz uma selagem pela primeira vez esse mês e provavelmente seja a última, Parabéns pela sua sinceridade!!

    ResponderExcluir
  53. Olá meu nome é Leticia, tenho 24 anos e eu tenho alergia a quartenium -15, a formol e a amonia, soube da escova progressiva ecologica e da escova organica x tanes, gostaria de saber se em algumas delas eu correria algum risco a saude,meus cabelos são ondulados, mas gostaria deles lisos e gasto muito com escova toda semana,poderia me ajudar nesta questão? obrigada des de já

    ResponderExcluir
  54. Bom dia. Eu tenho o cabelo liso, só que com algumas ondas e ele frisa bastante no frio. Já fiz selante uma vez e ficou muito bom, mas me disseram q estraga o cabelo, tenho medo já que ele é muito fino. Que tipo de tratamentovocê me indicaria para controlar o volume do meu cabelo fino sem danificá-lo?

    ResponderExcluir
  55. Bom dia, meu nome é Aline. Que tipo de tratamento ou de alisamento você me indicaria para controlar meu cabelo fino e liso só que com poucas ondas e muito friz? Me falaram para fazer selante mas tenho medo de estragar os fios.

    ResponderExcluir
  56. Socorro, fizeram a escova redutora cuja base é o acido glicoxilico. Tenho os fios crespos que nao foram alisados e tampouco consegui boa duraçao da escova. GOSTARIAde ter os fios lisos novamente, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  57. Olá Aline!
    Bem os tratamentos anti-frizz não tem nada haver com alisamentos que são estes selantes(ficam inventando nomes diferentes para enganar ao consumidor) tratamento anti frizz se utiliza hidratantes e produtos sem enxague, procure um profissional cabeleireiro, que seja honesto e sincero, e faça com ele um bom cronograma de hidratação/reconstrução e com produtos eficazes que você não precisara fazer selante(alisamento) com produtos que fazem mal a saúde do cabelo e do couro cabeludo.
    Obrigado por pedir minha opinião e ler meu blog.

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de saber se esse produto pode ser aplicado em cabelos com progressiva e com luzes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o ácido glioxílico, é um dos componentes das progressivas atuais você utiliza ele sem saber.
      Sobre o cabelo mechado tem de ver como esta a sensibilidade do fio para não amarelar e o fio se romper .
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  59. Bom dia Paolo,
    Usei o kit de progressiva da Amend Liss intensy conforme o método de aplicação do fabricante, mas meus cabelos grisalhos ficaram louros. Agora estou com cabelo preto e amarelo? Como posso consertar isso sem cortar? Como evitar que isso se repita??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo!
      Infelizmente sem cortar fica dificil, na proxima aplicação, tenha cuidado com o calor da piastra por isto fica amarelo, e olhe hoje eu não passo mais secador e piastra com produto nos fios, tem tecnicas mais mordernas de fazer progressiva e com o mesmo resultado.
      Espero ter te ajudado, obrigado por ler o blog FALANDO DE CABERLO e pedir minha opinião.

      Excluir
  60. Oi Paolo.
    Me chamo Kátia e comprei recentemente uma escova de botox Lola Vintage Girls,mas me assustei qdo li o manual e o mesmo fala pra fazer um teste de mecha antes de usar o produto. No meu salão uso guanidina e minha duvida é bem simples. Os princípios ativos vão interagir ou vai dar ruim no cabelo da mulhereda. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia!
      O hidroxido de guarnidina, não vai se dar bem com estes produtos acidos amiga, portanto não aplique em quem tem guarnidina, vai ser ruim mesmo. Os cabelos alisados não podem receber outro alisamento pois ficam muito sensiveis, e só se alisa area de crescimento, que normalmente se chama de raiz.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  61. Meu nome é Alana! Diante de tantas substâncias prejudiciais qual escova redutora você indica p um cabelo loiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan!
      Bem redutor para cabelos louros, dependendo de como esta o fio do cabelo (resistencia) eu indico o tioiglicolato de AMP, é mais suave que o tioglicolato de amonio. Se estiver compromoetiod(muito sensivel) não é possivel fazer nada, e FUJA DOS ACIODOS, eles irão danificar mais ainda o cabelo.
      Esta é minha opinião. e eu, não acredito em milagres(rindo).

      Excluir
  62. Boa tarde, gostaria da sua opinião sobre a Portier Botox Ciclos e se tem algum risco. meu nome é Andrea - Campinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!
      Olhe, voce me pergunta sobre uma marca de cosmético, olhe eu não costumo tecer qualquer comentário sobre marca de produto. Olhe a toxina butolina (botox) não tem função nenhuma em um fio de cabelo, e não é utilizado em cosméticos, isto eu posso lhe dizer, portanto, este produto deve ter como ativo algum tipo de ácido.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião, e lembre-se nomes de fantasia fazem parte da publicidade, tenha cuidado.

      Excluir
  63. Ola Paolo! Meu nome é Carla! Estou gravida se 4 meses! Gostaria de saber se ha problemas em fazer uma selagem! Pelo q pesquisei as químicas q tem neste produto não entram na corrente sanguínea, sendo assim, inofensiva para o neném! Pode me ajudar! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! Olhe Carla, estas "selagens" não da mais são que escova pregressivas, com todos os sintomas e danos que elas trazem ao fio de cabelo e a saúde do consumidor, não é porque não entram em contato com o couro cabeludo ( que é uma mentira) e sim os gaz que desprende quando aquecemos os cabelo, e estes tratamentos não se faz em gravidas.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.
      ET: no blog tem uma matéria especifica sobre isto.

      Excluir
  64. Entendi! Uma pena ne! Nesta fase nos sentimos tao ... Feinhas rs! Mais tudo para o bem da nossa saúde e principalmente do neném ne!! Obrigada!! :)

    ResponderExcluir
  65. paolo vc conhece o selante ou botox angue ele é acido organico ele faz mal a saude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza!
      Não conheço esta "marca" ácidos todos prejudicam o cabelo e em consequência couro cabelo.
      Lembre-se nenhuma marca tem liberação da Anvisa, o que eles colocam é um protocolo da Agencia que se consegue pela internet.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  66. Bom dia, Paulo.
    Gostaria de saber se vc conhece o botox vintage girl da lola?
    Ouvi maravilhas sobre esse produto. Porém, como uso guanidina não sei se é indicado.
    Fazia um outro botox, porém como fiquei grávida, não utilizei mais nada. No mês passado relaxei com guanidina. Há risco de corte químico?

    ResponderExcluir
  67. Olá!
    Só pelo nome "Botox" já não gostei, pois a toxina butolinica, não faz parte do produto, então, estas "maravilhas" que você diz que ouviu é pura enganação.
    Se você já usa um alisante, porque utilizar outro???? é querer ter corte químico sim.
    Lembre-se alisamentos são incompatíveis, inclusive com eles mesmos.
    Abrigado por ler meu blog e pedir minha ópinião.

    ResponderExcluir
  68. Meu nome é Luiza gostaria de saber a diferença do Amend liss intensy e do amend Supreme liss. Pois pelas. Suas explicações que são muito uteis para leigos como eu não vi nenhuma. Pois a composicão quimica é a mesma. Obg bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!
      Não tem nenhuma, isto é estrategia para vender produto, mas são os mesmo ativos só muda embalagem.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  69. Olá meu nome é Elaine, quero saber se a marca marie louise é confiável? Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine!
      Desculpe mas não faço comentários sobre marcas ou nomes de produtos.
      Desculpe não poder te ajudar neste sentido.
      Obrigado por ler meu blog.

      Excluir
  70. Boa tarde! Meu nome é Arlene.Fiz o hair botox da marca lola,no qual a base é ácido glioxílico.Gostaria de voltar a fazer relaxamento com hidróxido de cálcio.Eles são compatíveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arlene!
      Nenhum alisante é compatível com o outro, nem com ele mesmo.
      Faça só na área de crescimento, e proteja a área que já foi alisada.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  71. Olá!! Gostaria de saber sobre esses compostos, se posso confiar em usar ou há algo prejudicial. Cetearyl Alcohol, Ceteareth-20, Methylchloroisothiazolinone/ Metthylisothiazolinone, Latic Acid, Hidrolized Wheat Protein, Hydrolyzed Soy Protein, Carbocysteine, Threonine, Serine, Butyrospemum Perkii (Shea) Butter, Paraffimum Liquidum, Isopropyl Palmitete, EDTA, BHT, Cetrimonium Chloride, PEG 90M, Cyclopentasiloxane (e) Dimethicone, Cyclopentasiloxane (and) Dimethiconol, Cinnamomum Zeyanicum Bark Extract, Acorus Calamus Root Extract, Commiphora Myrrha Resin Extract, Olea Europaea (Olive) Fruit Oil, Tamarindus Indica Fruit Extract, PARFUM ( Alpha-Isomethyk Ionone/ Benzyl Salicylate/ Butphenyl Methypropional/ Citral/ Citronello/ Caumarin/ Hexyl Cinnamal/ Hidroxyisohexyk 3-Cyclohexane Carboxaldelyde/ Limonene) and Water. Desde já agradeço e gostei muito do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucineia!
      Antes de qualquer coisa, me diga de formulação você descreveu, para que serve esta formulação, tipo é alguma progressiva, ou alguma mascará.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
    2. Olá Paolo!! Olha só, essa formulação é de progressiva, mas infelizmente eu não sei de qual kkkk porque no dia eu estava pesquisando sobre várias e consegui essa que me interessou, porém não anotei a caneta e meu pc não salvou os históricos, conclusão não sei de qual e nem de onde peguei. Meu cabelo é muito volumoso, mas não quero mais usar formol, na ultima vez que fiz há 5 meses senti muita dor de cabeça. Você me indicaria alguma confiável? Eu agradeço muito pela sua atenção e peço desculpa pelo equívoco da formulação. Um abraço.

      Excluir
    3. Olá Lucineia!
      Infelizmente não costumo indicar marcas, principalmente neste caso, pois são produtos que não tem autorização da Anvisa, nenhum deles é confiável,que eles tem é um protocolo de analise para a Anvisa.
      Desculpe não ter te ajudado.

      Excluir
  72. Olá Paulo.
    Tomara que vc consiga me salvar.
    Tenho o cabelo crespo, faço relaxamento a base de tioglicolato regularmente. Porém estou gravida e sei que não posso usa-lo. Vc conhece algum produto que ajuda a reduzir o volume e que mulheres grávidas podem usar, sem prejudicar o bebê?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O período que as gravidas não devem fazer procedimentos químicos no cabelo é até o terceiro mês e depois do 8 mês de gravides.
      Portanto se você esta entre o 4 e o 7 mês pode fazer o relaxamento com tioglicolato, é o menos prejudicial, não faça nada de progressiva, mesmo que digam que não contém formol, são muito prejudicais.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  73. Olá paolo,
    Existe alguma contra indicação de se fazer a escova com perfect liss turmalina em gestantes? Existe alguma escova indicada para gestantes a qual não trará riscos para o bebe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Quem vai dizer se você pode fazer procedimentos químicos durante a gravidez é o seu medico obstetra.
      Eu particularmente não realizado procedimentos químicos em minhas clientes gestantes.
      Destes alisantes eu não conheço nenhum especifico para gestantes.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  74. O ácido tioglicolico usado em produtos de "inteligente "é compatível com outras químicas, descolorante, tonturas e etc. Por favor aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sempre temos de cuidar de como os fios estão tratados, normalmente com descolorantes são imcompativeis, pois os fios estão bem sensibilizados, com colorações já podem resistir, desde que a coloração tenha sido feita com peroxido de até 20 volumes.
      Da próxima vez assine a pergunta.Por favor.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  75. Olá comprei o selador térmico defrizante efeito liso, mas estou meia em dúvida no modo de usar, realmente passa no cabelo e usa a chapinha? Quero efeito liso, não há mesmo necessidade de lavar o cabelo depois? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, em primeiro lugar você tem de usar um shampoo anti resíduo, para depois aplicar o defrizante. Mas o certo é você seguir as orientações do fabricante, que esta no rotulo do produto. Se fizer todo o passo a passo não terá problemas.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  76. Olá! Acompanho o seu blog sempre! E dou selagem no meu cabelo a base de carbocisteina , ela dura em média 30/40 dias... Sai com a lavagem! No início deixa bem manso o cabelo, que ao secar c secador fica bem lisinho, mas ao lavar fica ondulado, não fica 100% alisado.... Queria saber se é prejudicial isso, pois quero manter meu cabelo o mais saudável e natural possível! Fico no aguardo,parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Bem, nas selagem é utilizado o mesmo ativo utilizado nos alisamentos ácidos(progressivo), por tanto é tão prejudicial quanto as progressivas.
      Existem outros tratamentos que fazem o mesmo que uma selagem e que não provocam damos acidificando em excesso o cabelo.
      Obrigado por ler meu blog.

      Excluir
  77. Parabéns e obrigado pelos esclarecimentos, ouvi se falar de tratamento Keratin Hair tratament (Julvexin), a história é da lã do carneiro algo assim. Sei que reduz o volume e aparentemente melhora muito aparência do cabelo. Se poder ajudar agradeço, me sinto iludida!!! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!
      Bem, a lã do carneiro, nos fornece o popular pantenol, que é um hidratante, e muito utilizado pela industria cosmética. O melhor de todos é o D-Pantenol, que você encontra em qualquer farmácia e é excelente.
      Utilize o D-pantenol(spray para cabelo) e você irá notar rapidamente a melhora da aparência.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.
      Quando precisar escreva.

      Excluir
  78. Boa noite. Ultilizei botox reconstrutor da amávia. Possue todos os aminoácidos e diz que que é carbocisteina. ..passei nós cabelos e percebi que foi abrindo a cor, enxaguei logo. Fui ler a composição e tem Glicolic Acid. Fiquei apavorada. Danifica os cabelos?

    ResponderExcluir
  79. Boa noite. Ultilizei botox reconstrutor da amávia. Possue todos os aminoácidos e diz que que é carbocisteina. ..passei nós cabelos e percebi que foi abrindo a cor, enxaguei logo. Fui ler a composição e tem Glicolic Acid. Fiquei apavorada. Danifica os cabelos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      O ácido glioxílico danifica o fio igual ao dano provocado pelo formol.
      Não existe reconstrução com um produto com pH super acido. O que diz nos rótulos é propaganda para venda de produto.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  80. Ola. Meu nome é Sandra. Bom dia. Eu fazia turmalina da widi care. Agora perguntei e a profissional me disse q tem formol.
    Quero me livrar do formol. E to pensando em usar a turmalina da perfect liss q tem tioglicolato.
    O q vc me indica? Tenho cabelos tingidos loiro bem claro e ha tres meses fiz luzes e nao tive nenhum problema. Faco o cronograma capilar em casa.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sandra!
      Bem como você esta querendo se livrar das escovas acidas, isto é excelente.
      Bem você não especificou qual dos tioglicolatos você espera usar, mas como você especificou que é da mesma marca da progressiva, deve ser amônio comercial.
      Eu em virtude de você ter descoloração(luzes) no cabelo te indico procurar por tioglicolato de AMP.Marca: Grandha, pois ele é o mais compatível com o processo de luzes e não deixa amarelado. Outra coisa peça para o profissional fazer o teste de mecha e peça para ver o produto.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  81. Ola, Meu nome é Larissa!. Comprei o selante redutor 3R da fio restore , utilizei no cabelo do meu namorado e não arde os olhos e tem um cheiro ate q bem gostoso, logo na frente tem escrito q não contem formol, e no rotulo informa q contem , acido glioxílico , Oxoacetamida carbocisteína e carbocisteína, diz que vem com a tecnologia 'aminorepair' q isso? esse produto ira danificar meu cabelo?
    to querendo pintar o cabelo de ruivo acobreado também, e gostaria de saber oq é melhor fazer primeiro, a tintura ou a utilização do selante ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!
      Este produto nada mais é do que uma escova progressiva ácida, o mesmo que escova com formol.Como todo o produto com pH muito baixo, que é o caso deste produto será sim prejudicial ao seu cabelo.
      Utilize produtos que sejam liberados pela ANVISA para utilizar e não prejudicar seu cabelo e sua saúde.
      Para melhor entender olhe minha última postagem aqui no blog onde dou outras alternativas para alisar cabelo sem prejudicar, e ai você poderá colorir seu cabelo tranquilamente.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  82. Usei guanidina a 3 meses
    E quero passa a progressiva sem formol zero uno
    Da kostume rio de janeiro posso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Porque você deseja passar um produto, que só vai danificar a haste capilar, e ainda por cima é proibido pela ANVISA.
      Realmente não consegui entender.
      Este é minha opinião.

      Excluir
  83. Paolo! Qual produto ou tratamento que você indica para cabelos muito volumosos e com frizz? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Para eu poder dar uma resposta mais precisa eu preciso saber o que levou o cabelo a ter volume, tipo química, ou se é por quantidade de cabelos mesmo.
      Outro detalhe é me informar que tipo de haste ele tem se é caucasiano, etnico etc.
      Obrigado por pedir minha opinião e fico no aguardo de seu retorno.

      Excluir
  84. Paolo esse ácido é contiver com guanidina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada é compatível em se tratando de alisamento, ainda mais um ácido corrosivo.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  85. Paolo a progressiva kostume usa o proliss esse princípio contém formol vi que é acido, sempre acho que ácidos com o tempo quebra a fibra? Sabe me dizer se é compatível com colorações?

    ResponderExcluir