segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Descoloração com fazer,  sem erros(2)

continuação




Hora de colorir

Matizar é colocar cor no cabelo e passo essencial depois da descoloração. Nessa hora, o tonalizante é a melhor pedida porque ele tem mais pigmento do que a tintura permanente a descoloração e a matização podem ser feitas no mesmo dia, uma seguida da outra, e no lavatório, já que o tonalizante vai agir rapidamente, em cerca de três a quinze minutos. Pode ser passado sobre a touca de silicone, se você tiver feito mechas, ou na cabeça inteira de uma só vez, se a descoloração foi realizada no cabelo inteiro ou em algumas mechas para fazer reflexos – o que, de quebra, dá uma reavivada na cor de fundo. O mesmo efeito é conseguido por quem prefere levar a cliente novamente à cadeira depois de enxaguar o descolorante, secar os fios para só então aplicar o tonalizante, porém isso vai exigir muito mais tempo e trabalho. Seja qual for a sua escolha, só não vale descolorir e mandar a cliente para casa. É que o louro despigmentado é amarelado, e para chegar em um tom de louro mais puro é preciso deixá-lo bem claro, o que pode destruir o fio. Nesse caso, a melhor opção é descolorir e, em seguida, aplicar um tonalizante para conquistar uma cor com aspecto natural.



De olhos bem abertos

O segredo para se sentir confiante ao fazer uma descoloração é conversar com a cliente sobre os produtos que ela utilizou, os cuidados que tem em casa e analisar a resistência do fio. Mesmo que ele seja virgem, o teste da mecha é fundamental. E fazer é fácil: separe um tufo na região da nuca e aplique o descolorante. Aguarde o tempo de pausa recomendado pelo fabricante, enxágue e verifique se ele está resistente – se o procedimento. Mas se estiver forte, pode aplicar o produto no restante da cabeleira. E lembre-se: alisamento e descoloração podem ser feitos no mesmo cabelo, mas nunca no mesmo dia. O ideal é dar um intervalo de pelo menos 15 dias entre os procedimentos para não fragilizar a fibra capilar e, nesse meio tempo, pedir para a cliente fazer hidratações semanais com queratina. Porém, descolorante não combina com alisante que colore, caso do henê, que pode quebrar os fios.



Descoloração como fazer,  sem erros(1)



Apesar de ser uma das técnicas mais realizadas no salão, a despigmentação capilar ainda gera muita polêmica. Aqui, um guia para deixar tudo às claras


A confusão já começa pelo nome: descoloração, despigmentação e decapagem são a mesma coisa. Porém, esta última está em desuso, principalmente por quem não quer parecer out. Isso porque o termo teve seu auge nos anos 1950 e 1960, quando a coloração não tinha tecnologia suficiente para tingir os fios – primeiro, era preciso fazer uma limpeza dos pigmentos para só então aplicar a cor. Outra confusão clássica é achar que dá para usar tintura no lugar de descolorante. É impossível comparar a atuação desses dois produtos. Tudo bem que a tinta clareia e colore ao mesmo tempo, mas ela não vai além de quatro tons, enquanto o descolorante aumenta em até oito o clareamento do cabelo e permite também fazer mechas.



Como descolorir não tem receita, para acertar a mão, literalmente, é preciso compreender o mecanismo de ação do produto e ficar craque em algumas regrinhas básicas. Pronto para começar?



Por dentro do pote

O agente clareador do descolorante pode ser a amônia ou o peróxido de hidrogênio. A decisão sobre qual usar depende da situação dos fios que vão ser trabalhados. Como a amônia abre as cutículas com facilidade e rapidez, costuma ser mais usada nos virgens, médios, grossos ou escuros, o que ainda reduz o risco de eles ganharem mechas avermelhadas. Em contrapartida, o peróxido de hidrogênio age mais lentamente, o que permite ter maior controle em um cabelo claro, alisado, colorido ou com qualquer outro tipo de química. Em relação à tecnologia, uma das melhores novidades é a chamada dust free, que indica um descolorante com peso molecular maior do que a versão tradicional. Com isso, o pó não levanta ao ser manipulado, formando uma nuvem. Isso evita o desperdício e a inalação da substância, que pode causar dor de cabeça, náusea, formigamento

no rosto e vermelhidão nos olhos, entre outros efeitos colaterai como as renites. Já o selo “amônia free” é usado apenas para reforçar que, em vez de amônia, o descolorante contém peróxido de hidrogênio, o que é uma bobagem pois os dois promovem a dilatação das cutículas.



Oxidar é preciso

O oxidante, também conhecido como OX ou água oxigenada, contém oxigênio em sua formulação e é o responsável por ativar o peróxido de hidrogênio ou a amônia do pó descolorante. Verdade seja dita, a água oxigenada sozinha até consegue descolorir, mas o resultado é muito suave porque ela abre a cutícula superficialmente. Isso ajuda a entender por que quanto mais alta a volumagem do oxidante, mais acelerado é o processo de descoloração. Como fazer mechas é um processo demorado, é normal começar com uma volumagem 10 na parte de baixo e de trás da cabeça, usar 20 ou 30 na da frente e 40 no topo. Já para uma despigmentação segura e controlada no cabelo inteiro, geralmente é usada volumagem 10 ou 20. Em tempo: no lugar da volumagem, algumas marcas usam os números em porcentagem. Assim, 3% significa que o cosmético tem 10 volumes, 6% é o mesmo que 20 volumes, 9% que 30 volumes e 12%, 40 volumes. Em relação à mistura de descolorante com água oxigenada, cada fabricante tem a sua receita indicada na bula. Mas geralmente eles usam a referência 1 para 1 ou 1 para 2, ou seja, uma medida de pó para uma ou duas de água oxigenada.
Como escolher corretamente um xampu para o meu

 tipo de cabelo?




É realmente importante verificar se a versão do xampu e do condicionador que você utiliza são adequados para o seu tipo de cabelo.

Seguem algumas dicas para você reconhecer qual o seu tipo decabelo, caso tenha dúvidas:



Cabelo Seco: é um cabelo fraco, poroso, sujeito a embaraçamentos e difícil de pentear. Trata-se de um cabelo quebradiço e sem vida.

Essas características podem ser próprias ou ainda conseqüência de tratamentos químicos, tais como tinturas ou permanentes freqüentes.

Cabelos muito crespos, lavados com shampoos que contêm detergentes em demasia, ou secados freqüentemente no secador também podem se tornar ressecados.



Cabelo Oleoso: é o cabelo com aparência gordurosa em conseqüência de excessiva secreção das glândulas sebáceas.

É difícil de pentear, não tem volume ou brilho.



Cabelo Normal: é um cabelo saudável, macio, brilhante, naturalmente maleável e fácil de desembaraçar, independente de estar molhado ou seco.



Cabelo com Permanente ou Tintura: é um cabelo mais seco, que se embaraça com facilidade, quebradiço, poroso, com tendência a pontas duplas.

Cabelos que recebem tratamento químico com substâncias altamente alcalinas (descoloração, tintura ou permanente) estão mais sujeitos a possuírem essas características