domingo, 25 de abril de 2010

8 Pecados dos cabelos bonito





Difícil encontrar uma mulher feliz com o próprio cabelo. Pontas duplas, raiz muito oleosa, fios quebradiços, corte com muito volume, caimento sem graça... a lista de reclamações é enorme e, não raro, nunca zera.



Em geral, as clientes sabem como cuidar do cabelo. Mas, no dia-a-dia, atropelam todas as recomendações e depois sofrem com os efeitos do desleixo.



Vamos ver quais são os hábitos que mais destroem os fios e como você faz para se livrar deles até, finalmente, travar um acordo de paz com a escova.



1. Deixar condicionador no cabelo: principalmente quem pena com os fios secos, é tentada a cada banho. O cabelo fica macio e escorre pelo pente debaixo do chuveiro, e você sonha em manter aquela sensação pelo dia todo. Mas não pense que deixar o creme no cabelo é melhor maneira de conseguir isso. Os condicionadores abrem as escamas dos fios. Assim conseguem penetrar e tratá-los. Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa.



2. Usar máscara hidratante na praia: não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágüe com proteção solar. E nada mais. Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo. Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.



3. Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente. Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.



4. Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. O único jeito de consertar é cortando. Antes de usar a prancha seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.



5. Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.



6. Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, recomendo um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.



7. Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e devolver água aos cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento e etc.), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.



8. Fazer mais de duas químicas: você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progresiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo.
CPR Senscience





CPR (Cuticle Porosity Reconstrutive Treatment) tratamento reconstrutivo para porosidade da cutícula capilar é um 'milagrinho'.Apesar de conter silicones...



Muito parecido com o Five Steps da Lanza (atual 3 Steps), esse tratamento reconstrutivo é maravilhoso. Como ele contém silicone fui vendo o resultado ao longo das lavagem após aplicações em algumas clientes.

Resolvi aplicar o CPR para adiar esse corte e deu certo. Percebi também o cabelo muito mais hidratado e a formação dos cachos ficou bem mais parecida com a do cabelo virgem, cachos bem grandes.

De imediato nota-se grande maciez no cabelo, mas o efeito é prolongado, principalmente para quem faz No e Low Poo. Como quase não usamos sulfato o efeito do CPR fica por meses nos fios.

Testado e aprovado! Entrou pra lista dos melhores recuperadores de cabelo, vulgo: Levanta Defunto!



Informações sobre o milagrinho dentro da bisnaga:



É um intensivo tratamento revigorante/restaurativo em 2 passos, feito no salão, que repara as deficiências de porosidade da cutícula, repondo os nutrientes vitais que foram esgotados do cabelo severamente danificado. Ele fortifica, umidifica e protege o cabelo.



Recomendado para:

• Cabelo severamente danificado

• Cabelo extremamente seco

• Cabelo tratado quimicamente



Tratamento no salão

Passo 1: Equalizador de Porosidade

O primeiro passo é um exclusivo tratamento umectante que é absorvido para aumentar a elasticidade, força e flexibilidade de dentro pra fora. Fortalece o cabelo danificado. pH 6.0 - 7.5



Passo 2: Reparo da Cutícula

O segundo passo é especialmente designado para tornar-se um substituto das cutículas que foram danificadas ou removidas.

Ele cola (sela) no umectante do passo 1, forma uma camada protetora na superfície do cabelo e protege o cabelo. Penetra nas camadas danificadas da cutícula para reparar, amaciar e selar para uma proteção duradoura. Preserva umidade e brilho. pH 2.5-3.5



Benefícios do C.P.R.

• Cabelo protegido e mais saudável

• Repara e reconstrói o cabelo

• Previne quebra e pontas partidas

• Cabelo mais forte e mais maleável

• Cabelos bonitos, macios e brilhantes.

• Sela pontas partidas



Instruções de uso:

Aplique Refine Purifying Treatment no cabelo seco ou levemente úmido para remover impurezas e acúmulos

Deixe no cabelo por 5 minutos. Lave com o shampoo Senscience apropriado. Enxágüe e seque com uma toalha.

Aplique C.P.R passo 1 em todo o cabelo. Penteie o cabelo de uma extremidade a outra (completamente para melhor distribuir o produto).

Aqueça por 5 minutos

Não enxágüe



Distribua C.P.R. passo 2 por todo o cabelo

Aqueça por 10 minutos. Lave completamente. Termine com os produtos Senscience Styling&Finishing. A máscara Inner Restore é recomendada para manutenção em casa para se conseguir um cabelo saudável e exuberante, ao máximo.



Para ótimos resultados:

É recomendado esperar pelo menos um mês antes de usar o C.P.R., depois de um processo químico. Isto irá permitir que o permanente, relaxamento ou processo de tingimento do cabelo fixe no cabelo antes de provê-lo com um tratamento intensivo especializado.

Use Refine Purifying Treatment antes de lavar para remover qualquer acúmulo e resíduos de estilizados.

C.P.R. DEVE SER LAVADO MUITO BEM, ou ele pode deixar o cabelo com o aspecto pesado e oleoso.





Passo 1: Equalizador de Porosidade - Ingredientes-Características

Umectantes – Ajudam a balancear o nível de umectação dentro do cabelo e protegem contra alta umidade.

Lecitina-fornece um efeito condicionante para o cabelo. Contém propriedades antioxidantes.

Seda Hidrolisada e proteínas Vegetais – Ajudam a manter o equilíbrio da umectação.

Queratina e Aminoácidos de Seda – Penetram profundamente no córtex do cabelo para fortalecer o cabelo danificado.

Aumentam a maleabilidade e aparência. A queratina é derivada do material do próprio cabelo.

Bio-Structurer – Começa a preparar o cabelo para o passo 2, amaciando a cutícula, reestruturando a fibra do cabelo e reconstituindo a camada protetora do cabelo.



Passo 2: Reparo da Cutícula - Ingredientes – características

Silicones – Fornecem condicionamento superior, amaciam a superfície do cabelo.

Agentes condicionadores – Para fácil penteamento e sensação de maciez, quando molhado.

Glicerina – Um umectante que ajuda a reter a umidade natural conduzindo a umidade profundamente no couro cabeludo.

Emoliente – Umecta a fibra do cabelo assegurando-lhe um ótimo condicionamento a ser transportado para o couro cabeludo, permitindo ao cabelo absorver a quantidade certa da umidade sem acúmulos (resíduos).
Entendendo melhor sobre pH


Qual é o grande vilão das formulações cosméticas?

O sal ou o pH dos produtos?

O pH dos produtos é o agente chave para que uma formula tenha devida eficácia e não prejudique a pele e os cabelos

O sal (NaCI) é apenas um espessante (agente que deixa a formulação mais densa) que ao entrar em contato com a água se dissolve facilmente.

O pH representa o potencial hidrogênio de uma solução liquid. Indica se uma formulação é ácida, alcalina ou neutra.

Na chamada Escala de Sorensen o pH de uma solução varia entre 0 -14. Em pH 7 a solução é neutra; em valores de pH (1 – 6) a solução é ácida e em valores de pH (8 – 14) a solução é básica (alcalino).

Abaixo encontramos algumas soluções usualmente conhecidas e seu respectivos pH.

Vermelhos são os ácidos com menores pH.

Verdes são os mais próximos do neutro.

Azuis são os mais alcalinos.




ENTENDENDO MELHOR SOBRE pH DAS FORMULAS.

pH dos xampus: deve ser o mais próximo possível do pH do couro cabeludo, ou seja, numa faixa de 4,5 e 5,5. Geralmente os bons xampus apresentam pH por volta de 5 até 6. Desta forma eles conseguem promover uma limpeza suave sem agredir os fios removendo a cobertura lipídica e a queratina essencial para saúde dos fios. Xampus muito básicos, por volta de 7 ou mais são mais agressivos(xampus anti-residuos ou xampus para cabelos muito oleosos).

Lembre-se produtos alcalinos como hidróxido de sódio e amônio são muito utilizados para modificar a estrutura dos fios em relaxamentos e alisamentos. Eles promovem a abertura das cutículas para os ativos alisantes penetrarem nos fios. Por isso fuja de produtos que apresentarem pH maior que 7.

pH dos condicionadores: dever ser compatível com a queratina dos fios, por volta de 4,5 e5,5 ou seja, ligeiramente ácido. Os condicionadores existem para repor a gordura natural e necessária que foi retirada com o xampu, evitando que o cabelo embarace. O pH levemente ácido (por volta de 4,5) fecha as cutículas dos fios e retêm a hidratação no interior dos mesmos.

Lembre-se que tanto o xampu e o condicionador devem ser retirados em sua totalidade dos fios. Resíduos deixam os fios pesados e opacos.

pH de formulações para pele: o pH da pele é neutro. A pele sob condições normais apresenta pH 6. Sabões na sua grande maioria apresentam pH alcalino(básico) responsável por remover o excesso de oleosidade e sebo se utilizados em demasia podem deixar a pele áspera. Existem alguns produtos com aditivos ácidos como o ácido salicílico muito utilizado como esfoliante para pele.

Lembre-se, sempre após processos químicos(tinturas, alisamentos etc.) devemos passar uma formulação que tenha um pH entre 2 e 3 para obter um bom selamento das cutículas e só então após passarmos o condicionador.

O quê quer dizer pH fisiológico?

O pH é dito fisiológico quando é igual ao pH da pele ou do cabelo