segunda-feira, 22 de março de 2010

XAMPU SEM SAL É PLACEBO?


Há uns dias, uma pessoa ligada à indústria de beleza leu um comentário da Janis aqui no blog, que dizia: “Agora estou usando um leave in sem sal, mas não sei se realmente faz diferença…”. Essa profissional me disse então que o apelo de “sem sal” criado recentemente pela indústria era uma espécie de placebo: do ponto de vista de quem é insider do segmento de produtos pra cabelos, isso é meio que uma enganação ao consumidor.

Mas pra não ficar só naquela de ouvir e espalhar (e também porque secretamente eu tinha esperanças de que algum especialista me negasse tudo), procurei a Bety Anne Córdula, farmacêutica e gerente de Desenvolvimento da Rishon, pra que ela explicasse essa história com detalhes.



(Em alguns momentos, as explicações acabam meio técnicas, mas isso é necessário pra desnudar o mito, néam?)



:: Existe de fato shampoo sem sal?

Quando falamos em “shampoo sem sal” nos referimos ao Cloreto de Sódio (NaCl), que quando solubilizado em água, se dissocia em Na+ e Cl-. Estes se ligam à água e às micelas formadas pelo detergente, proporcionando maior viscosidade.

Quando abolimos o cloreto de sódio da fórmula, temos que lançar mão de agentes espessantes, como os polímeros derivados da celulose, que intumescem quando em contato com a água, dando ao shampoo a viscosidade semelhante ao que temos com o cloreto de sódio. A diferença entre eles é o preço!

Não podemos esquecer que a própria água que usamos contém sais dissociados. Se a água utilizada para manipulação de cosméticos não for desmineralizada, ou seja, isenta de minerais, teremos sais na formulação. Mas esses sais também não agridem os cabelos, caso contrário teríamos que usar água desmineralizada para lavarmos os cabelos durante o banho.


:: O shampoo com sal prejudica o cabelo?

Não. O cloreto de sódio é adicionado ao shampoo para que o mesmo aumente a viscosidade e se torne mais atrativo para o consumidor. Ele não é responsável por causar danos à fibra capilar, mesmo porque a concentração utilizada é muito baixa – bem diferente da água do mar que possui salinidade bem maior e ainda agrega os danos causados pelo sol e vento.

:: Se o sal não faz mal, por que então shampoo sem sal é melhor? (lembrando que quando nos referimos à sem sal, estamos falando do sal de cozinha, o NaCl)

O shampoo sem sal se torna melhor porque, quando substituímos o sal por um polímero para espessar a formulação, geralmente são associados outros ativos, que agregam um resultado melhor para os cabelos. Como esses polímeros são bem mais caros do que o sal, a fórmula ficará mais cara e, conseqüentemente, o shampoo será mais caro. Então, se aproveita isso para adicionar alguns outros ativos que tornem essa fórmula ainda melhor, até pra justificar o preço mais elevado.




:: O que vários cabeleireiros falam do sem sal é: o xampu com sal abre a cutícula, portanto as substâncias que foram colocadas durante o processo da escova (que fazem o cabelo ‘pesar’ e diminuir o volume) saem mais rápido. Portanto, o efeito liso acaba mais rápido… Isso tem algum fundo de verdade ou não? E porque se diz que quem faz escova progressiva ou inteligente deve usar xampu sem sal pra que ela dure mais?

Realmente não faz o menor sentido, pois qualquer shampoo com pH maior que 3.8 (média), que é o ponto isoelétrico da queratina (pH no qual há equilíbrio entre as cargas negativas e positivas dos grupamentos iônicos de um aminoácido ou de uma proteína), faz abrir as cutículas. Dependendo do agente espessante utilizado, o shampoo sem sal pode ter um pH maior que 7.0, pois polímeros derivados do ácido carboxivinílicos precisam ser neutralizados com agentes alcalinos para conseguir alta viscosidade.

Então, qualquer matéria-prima que tenha afinidade com cabelo pode ser retirada com seqüências de lavagens, e isso independe se o shampoo é com ou sem sal. Nas escovas progressivas, normalmente são usados agentes que modificam internamente a estrutura do cabelo. Dependendo do alisante utilizado, há uma quebra irreversível das ligações de enxofre, e shampoo nenhum vai interferir nessas ligações.

Uma sugestão é usar um shampoo de manutenção com ativos que deixem o cabelo “pesado”, que diminua o volume e que mantenha os cabelos sempre bonitos.

Ou seja, gals: aquele lance de que “ajuda a manter a sua escova progressiva por mais tempo” é mito.