segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicas para uma coloração perfeita








- Escolha uma cor dois tons mais claros ou escuros que a cor original dos cabelos;



- Se o cabelo for tingido e a intenção for clareá-los, será necessário passar por um processo chamado decapagem antes de aplicar a coloração;



- Não prenda os cabelos durante a ação do produto para que eles não fiquem manchados;



- O tempo normal de pausa para uma coloração agir é de 35 minutos. Contudo, se os fios forem muito brancos ou não pegarem cor com facilidade, observe e deixe-a agir por mais dez minutos.

Madeixas platinadas nas baixas temperaturas

A grande aposta para a temporada outono-inverno são os tons de loiro claríssimos. Lembro que os loiros nunca saem de moda, porque fazem parte de um estilo próprio e muitas vezes são escolhidos quando a mulher deseja sinalizar uma nova fase de sua vida. Os tons mais dourados são extremamente glamorosos e transmitem poder.
O Tabu da Amônia, por Sonia Corazza*







Muito se tem falado sobre os efeitos da amônia usada nos processos químicos capilares, mas sempre é importante separar o que é de fato verdade para se escolher bem a melhor formulação para cada caso, deixando de lado pensamentos preconceituosos e infundados.

Porque usar amônia?

A amônia é uma substancia muito importante às colorações permanentes porque ajuda a abriras cutículas de uma forma otimizada, permitindo que os colorantes penetrem profundamente e se alcance um resultado de cor satisfatório e duradouro.

As colorações permanentes de oxidação resultam de reações químicas entre pequenas moléculas primarias de acoplamento que reagem entre si formando moléculas maiores, obtidas de misturas com amônia, e que ficarão alocadas no córtex dos fios de cabelos. Como a amônia permite que a coloração penetre completamente no fio do cabelo, é hoje em dia o agente mais usado em colorações permanentes que alcançam 100% de cobertura de cabelos brancos ou, em outros caso, proporcionam a mudança radical da cor através de um clareamento significativo.



Quando escolher entre a amônia ou a monoetalonamina?

Isso vai depender se você deseja um resultado temporário ou permanente. A monoetalonamina é usada nos tonalizantes porque não faz com que o produto penetre completamente no interior do corpo de fio; a cor sai em até 24-30 lavagens. A amônia dá resultados de cor intenso e duradouros pois penetra completamente no fio, assim como possibilita o clareamento dos cabelos.



Qual danifica menos o cabelo, a amônia ou monoetalonamina?

Não é a presença de um ou de outro que fará por si só o produto ser danoso ao fio. O que faz um produto danificar mais o fio que outro é a combinação de todos os ingredientes composto na formula. Por isso, o fato de conter ou não amônia ou monoetalonamina não fará o produto necessariamente ser mais cuidadoso aos cabelos.





*engenheira química, especializada em cosmetologia.

Fonte:Fashion expert