quinta-feira, 4 de março de 2010

Quer fugir do cabelo "lambido" e murcho? Confira algumas dicas!






A vida é assim mesmo: enquanto algumas mulheres lutam para combater o volume excessivo, outras sofrem com o cabelo murcho e sem volume – o famoso “lambido”. Se o seu caso é o segundo, veja só alguns truques básicos que costumam fazer uma grande diferença:



- Passe o condicionador antes de passar o shampoo. Pode parecer estranho, mas acredite: o cabelo vai continuar limpo, macio e hidratado, só que o condicionador passado antes vai impedir que resíduos do shampoo fiquem na raiz – e deixar resíduo no cabelo é pedir para que tudo seja puxado para baixo.



- Leve o cabelo mais para cima. Um shampoo com bastante proteína deixa cada fio mais saudável e mais grossinho, fazendo com que eles se levantem mais na região do couro cabeludo.



- Use um pouquinho de produto – um pouquinho bem “inho” mesmo. Todas nós gostamos de cremes que deixam o cabelo brilhante e sem nós, mas o excesso é terrível para quem quer ganhar volume. Os únicos produtos que não devem ser usados de pouquinho são os sprays ou loções especiais para dar volume.



- Invista no secador que tenha ar frio. O ar frio que sai do secador deverá ser colocado bem na área da raiz. Ele mexe nas cutículas capilares e deixa os fios mais armadinhos.
Xampu sem sal


Mitos e verdades sobre os produtos livres de cloreto de sódio



Os xampus sem sal viraram moda. Os cabeleireiros recomendam, principalmente para os fios danificados por processos químicos ou colorações, com a justificativa de que são menos agressivos. Esse tipo de produto deixou de ser vendido apenas em salões de beleza e ganhou as prateleiras das lojas de cosméticos e até dos supermercados. Realmente funciona?

De um lado, cabeleireiros acreditam que sim, ajuda a manter a saúde dos fios. De outro, farmacêuticos afirmam que o que importa mesmo é a acidez (pH) e não a salinidade. Descubra o que é fato e o que é boato nessa história.



Afinal, para que serve o sal no xampu?



Antes de descobrirmos quais os benefícios do xampu sem sal, precisamos conhecer o outro lado. Conforme explica Evelin Egedy, engenheira química responsável pelo controle de qualidade Schraiber, a função do sal (cloreto de sódio) é fazer espuma e encorpar o produto. Também é usado para tirar os resíduos que os outros componentes não conseguem.



O produto com sal é prejudicial?



De acordo com Evelin, o sal pode causar ressecamento do couro cabeludo e dos cabelos. Por esse motivo, xampus com a substância são indicados para cabelos oleosos. Em cabelos coloridos, pode acarretar em desbotamento. A engenheira química revela que nas concentrações usadas o cloreto de sódio não causa danos aos fios.

Como anda o seu cabelo? Faça o teste!

Para Flávia Glasser, gerente de Produto Hair Care da L'Oréal, a má fama do sal não se comprova cientificamente. Ela explica: "Os sais provocam a formação de uma espuma mais viscosa, enquanto o agente de limpeza é o lauril sulfato de sódio. Nenhum malefício está comprovado, já que os sais utilizados são usados em quantidades pequenas e se diluem em água, o que significa que são facilmente eliminados durante o processo de enxágue, não interferindo nos fios".



Segundo a executiva, um estudo independente desenvolvido pela Universidade de São Paulo, o Instituto Schulman de Investigação Científica, a Universidade Anhembi Morumbi e a International Specialty Products conclui que não existem diferenças relevantes ao comparar a performance de xampus com cloreto de sódio e aqueles que não possuem esse ingrediente em sua fórmula.



Água do mar é diferente de xampu



Verão chegando, a reclamação é comum: ao tomarem banho de mar, as pessoas associam a sensação de "ressecamento" dos cabelos à ação da água salgada. Mas não deve haver comparação com o efeito dos xampus, já que as concentrações de cloreto de sódio no mar são muito maiores. Além disso, a água da praia contém outras substâncias que vão provocar embaraço e ressecamento, sem falar nas agressões provocadas pela exposição ao sol, ao vento e à areia.



Existe xampu livre de sal?



Depende do sal. Se for o cloreto de sódio, a resposta é sim. Mas a farmacêutica responsável pela Biotropic Cosmética, Liliany Jann Zampiroli, esclarece que xampu com zero sal não existe: "O conceito trata necessariamente da ausência do cloreto de sódio na composição. Podemos sim fabricar produtos sem esse sal, mas para isso é preciso trabalhar com outro tipo de agente espessante".



Rafaela Gomes, gerente de Marketing de Produtos, e Adelaide Botelho, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, ambas da rede Beleza Natural reforçam que o cloreto de sódio vem sendo substituído por espessantes que agregam outros benefícios aos produtos e não apenas o incremento da viscosidade. A cabeleireira e diretora técnica da Mac Paul Cosméticos, Rosana Leite, ratifica que o "sem sal" que encontramos nas embalagens refere-se apenas ao cloreto de sódio, o sal de cozinha que todos conhecemos.

Confira AQUI produtos bacanas "zero sal"

Especialistas da Natura são enfáticos: todo xampu tem sal. A empresa, claro, não foge à regra: seus produtos contêm o cloreto de sódio, porém em concentrações muito baixas, somente para conferir a consistência ideal. Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, complementa: "O principal ingrediente de um xampu são os tensoativos, sendo os mais comuns o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. Na produção desses elementos acontece uma reação química cujo produto secundário é o cloreto de sódio".



Coraza complementa: "Mesmo que o fabricante, a princípio, não utilize o cloreto, quando se lança mão de qualquer tensoativo cujo nome termina em ‘de sódio', acaba-se gerando o sal no produto. Além disto, a própria betaína, utilizada como agente de espessamento, contém sal em sua composição."