terça-feira, 2 de março de 2010

Confira a pesquisa feita pela Wella que revela alguns fatos e mitos sobre colorir o cabelo (parte 2 de 2)






Aqui vai a segunda parte da pesquisa da Wella com mais 5 fatos/mitos sobre o que a mulherada pensa sobre pintar o cabelo.



6 – As consumidoras acham que não é importante conhecer a pessoa que vai pintar o seu cabelo

Mito. A pesquisa mostrou que 73% das mulheres fazem questão de saber bem quem vai pintar o seu cabelo. Se o cabeleireiro já a conhece há tempos, ele vai saber o que vai combinar com a sua personalidade e tipo de vida – e saber se você não está fazendo isto só porque terminou o namoro. Outro dado interessante é que 38% das mulheres afirmaram que com certeza chamariam o cabeleireiro para uma festa, de tão boa que é a relação entre eles!



7 – Produtos usados especificamente para ajudar a manter a cor entre as visitas do salão funcionam

Fato. A grande maioria das mulheres (79%) afirmou que esses produtos profissionais que dizem ajudar a manter a cor forte ajudam bastante até o retorno no salão.



8 – Todo mundo precisa retocar a cor a cada 4 semanas

Mito. São poucas as mulheres que retocam a cada mês. A maioria retoca a cada 2 ou 3 meses (22%), e outras retocam a cada 4 ou 6 meses (18%). Tudo depende do cabelo da pessoa e a técnica usada.



9 – As celebridades e as revistas influenciam bastante na escolha de qual técnica ou estilo as consumidoras vão usar

Mito. As mulheres querem mesmo é a recomendação do cabeleireiro (74%) para ver se vão tentar algo novo ou não. Até mesmo porque, convenhamos, não são as celebridades que tingem os próprios cabelos, elas escutam os seus especialistas!



10 – Mudar a cor do cabelo pode fazer a pessoa se sentir melhor sobre a sua aparência

Fato. Os números da pesquisa comprovam: 69% das mulheres afirma se sentir mais atraente após tingir o cabelo e 61% se sente mais confiante. Seja uma mudança radical, seja apenas um retoque de raiz, a pessoa vê que o cabelo está com aparência saudável e brilhante e, consequentemente, também se vê muito melhor e bonita.
Confira a pesquisa feita pela Wella que revela alguns fatos e mitos sobre colorir o cabelo (parte 1 de 2)







O pessoal da Wella Professionals fez uma pesquisa para descobrir o que as mulheres realmente pensam quando o assunto é pintar o cabelo. Eles perguntaram coisas básicas que eram consideradas mitos e acabaram vendo que algumas eram verdades. Confira a seguir a primeira parte da pesquisa:



1 – O melhor conselho sobre cor de cabelo vem das amigas

Mito. A maioria das entrevistadas (69%) acredita que o melhor conselho vem do cabeleireiro/colorista mesmo – e elas estão corretíssimas, pois são eles quem entendem do assunto. Apenas 4% escolhe a cor do cabelo por causa dos conselhos das amigas e 7% escolhe lendo artigos de revistas.



2 – As luzes estão tomando conta da indústria dos salões

Fato. As mulheres realmente estão preferindo fazer luzes no cabelo a qualquer outra coisa – 46% delas. Logo em seguida estão as mulheres que tingem o cabelo inteiro (35%).



3 – A tintura faz o cabelo parecer menos saudável

Mito. Na verdade as tinturas de hoje trazem até benefícios ao cabelo, deixando-o mais brilhante (91% das mulheres concordaram com a afirmação) e mais condicionado (89% das mulheres concordaram). Outro dado da pesquisa foi que 29% das mulheres acredita que o cabelo ficou bem mais saudável depois de tingir.



4 – O principal motivo de as mulheres não tingirem os seus cabelos é que elas não querem mudar a cor natural

Fato. Mais da metade das mulheres (55%) afirmou que não tingiu o cabelo no ano passado porque gostava da cor natural. Apenas 3% disse que não mudou por não ter cabelo branco para esconder.



5 – As consumidoras não sabem a diferença entre tintura semi, demi e permanente

Fato. A maioria confessou que não sabe mesmo a diferença (47%), ainda que soubesse que o melhor é perguntar bem antes de decidir qualquer coisa. E vamos explicar então: a semi permanente dura de 1 a 3 semanas, a demi permanente dura de 4 a 6 semanas e a permanente, bem, é permanente até o cabelo crescer de novo
Cuidando dos fios Louros





Cabelos claros, naturais ou coloridos sofrem com algumas mudanças de coloração. Eles podem ficar mais amarelados, verdes, manchados e no caso de tinta, podem desbotar.



A maioria das loiras, principalmente as não naturais, percebem seus cabelos amarelados em algum momento. Isto ocorre com frequência após o verão, pois o sol degrada as cutículas dos fios e altera os pigmentos, interferindo no tom dos cabelos.



Para eliminar o visual amarelado, você pode usar alguns produtos específicos que retiram esse tom e aumentam os reflexos loiros, normalmente são produtos de coloração roxa ou azulada ou específicos para cabelos . Sugestões:



* Mousse para Cabelos Louros - dá um tom dourado aos fios, Sheer Blonde, John Frieda.

* Shampoo e Condionador Ativador de Reflexos (tons Louro Platina ao Champagne e Louro Mel ao Caramelo), linha Sheer Blonde, John Frieda

* L'oréal Professionnel Série Expert Silver Shampoo - Neutraliza o reflexo amarelo da queratina, suaviza a fibra e compensa as perdas de proteínas com aminoácidos derivados das proteínas do trigo

* Silver Reflex Shampoo Keune - Neutraliza o amarelo do cabelo que passou por processos químicos, como descoloração, reflexos, mechas ou luzes. Devolve a umidade natural, nutre e fortalece os fios.

*Color Endure violeta, xampu e condicionador da Joico.

*Linha Blonde Forever, xampu, condicionador e leave-in da Mix-Use.

*Linha Blonde Glam, da Redken, xampu e condicionador.



Se ele está verde:



A água da piscina é uma da vilãs dos cabelos esverdeados. Isso acontece porque o sulfato de cobre, um agente químico muito usado para tratar a água da piscina, faz uma ligação química com a queratina (proteína que forma o fio) do cabelo, resultando na cor verde. Produtos sem enxágüe diminuem o contato dos fios com a água e evitam esse processo.



Os raios solares também podem deixar os fios com aspecto esverdeado, pois penetram no interior dos fios e oxidam seus pigmentos. Além de cremes com proteção solar, fazer uso de chapéu ajuda a protegê-los.



Lave os cabelos com xampu anti-resíduos espaçadamente para retirar o excesso de materiais que possam alterar o pigmento das fibras capilares. Mas atenção: como esse tipo de produto costuma deixar as cutículas abertas, é necessário aplicar, sempre após a limpeza, uma máscara de hidratação profunda ou revitalizante a fim de mantê-los nutridos.



Se os seus cabelos já estão verdes, existem xampus que eliminam o verde de cabelos loiros, como o Clarifier, da Senscience, mas que só podem ser usados em salões. Esses produtos retiram os agentes químicos que causaram a mudança de cor. Como os fios que precisam desse tratamento estão sensibilizados, é importante que o procedimento seja feito sob supervisão de um bom cabeleireiro, pois os fios podem ser danificados.



Algumas colorações quando não são bem aplicadas também podem causar este efeito. Tinturas muito claras ou com pigmentos prateados passadas em cabelos já com tintura loira podem deixá-lo esverdeado. Nestes casos é provável que a pessoa tenha optado por uma coloração com base zero. O ideal para quem é loira é sempre escolher a base maior do que 1, ou seja, prestar atenção na numeração da tintura e preferir as que terminam com números acima de 1. Conserte o tom esverdeado limpando o comprimento com água oxigenada. Na raiz, coloque um tom mais escuro para dar um efeito degrade. Mas este é um procedimento que deve ser feito no salão.



Cabelo Manchado:



Algumas blondes também reclamam que após a tintura, os cabelos ficaram claros demais ou parecem manchados. Se após a coloração, você ficou com essa impressão, não se aventure em tingir em casa novamente.



Se a tinta não for aplicada corretamente, é possível que seu cabelo fique manchado, com algumas partes mais claras, outras mais escuras, ou seja, completamente desigual. Isso acontece porque ao passar a tinta em casa, sozinha, muitas vezes não conseguimos alcançar todas as áreas do cabelo ou não passamos a tintura de modo uniforme. Outro motivo é que em alguns casos a tintura é colocada em todo o cabelo, quando na verdade era pra ser aplicada apenas para retocar a raiz. Para consertar, é necessário unificar a cor, deixando todo o cabelo em um tom só. O ideal é passar uma cor mais escura no cabelo.



Este é um problema para profissionais especializados. Procure um bom cabeleireiro, de preferência com referências de amigas de confiança, para não correr o risco de piorar o estrago e ainda danificar os fios.



Desbotamento:



Assim como a pele, o cabelo também sofre com a ação dos raios solares. Além de opacas e desidratadas, as melenas ficam com sua tonalidade alterada, com aspecto de queimadas mesmo. Isso porque a radiação UVA e UVB penetra nas fibras capilares e atinge a melanina, pigmento responsável pelas nuances das madeixas.



Evite usar secador e chapinha, pois o calor que esses aparelhos emitem resseca ainda mais os fios e realça a aparência desbotada. Também não adianta correr para o cabeleireiro na primeira oportunidade que tiver para pintar novamente as madeixas: antes de apostar numa nova coloração, é preciso hidratar e recuperar o brilho e a maciez da superfície. Do contrário, o problema irá se repetir.



Existem linhas completas (xampu, condicionador, máscara e leave-in) específicas para cabelos tingidos claros e escuros. Faça um tratamento intensivo com esses cosméticos, que contêm ativos capazes de ressaltar a cor das mechas, deixando-as com um brilho mais bonito.





• A coloração começou a desbotar? Então vá de xampus com pigmentos dourados, como o Color Shampoo Golden Blonde, Paul Mitchell, e o Sheer Blonde, John Frieda.
HIDRATANDO O CABELO - DICAS


Como muitas clientes me pedem para explicar como fazer uma boa hidratação em casa, aqui vão algumas dicas:

*Primeiro, lave com um xampu anti resíduos, mas não alcalino, para remover todos os resquícios de condicionadores, silicone, ceras etc....

*capriche na massagem

*sature os fios com o produto, nada de muita economia

*deixe o tempo recomendado de pausa

*usar touca de plástico ou alumínio combinado com o secador, permite pelo calor gerado que o produto penetre melhor nos fios

*passar o condicionador por cima da máscara na hora de retirar (passe um pouquinho de água antes de aplicar o condicionador) faz com que as cutículas do fio se fechem ainda com a máscara nos fios.

*só deixe resíduos de produtos nos fios se a marca indicar isso, fora isso sempre enxágue muito bem.

* finalize com um condicionador sem enxágüe(leave-in).